NOVA ELEIÇÃO? Virada em segundo turno acontece. Mas é fenômeno bastante raro
Já disse e escrevi aqui (respeitando todas as opiniões em contrário) que a eleição é uma só. Segundo turno é isso mesmo, rodada final, e não um novo pleito. Aliás, uma das evidências disso é exatamente o que acontece, historicamente, com os segundos turnos.
Na grande maioria das vezes, o vencedor é aquele que fez mais votos na rodada inicial. Não me dei ao trabalho de pesquisar, reconheço. Afirmei “de ouvido”, pela experiência pessoal. Mas o (bom) repórter Fernando Rodrigues, da Folha de São Paulo e do portal Universo Online, especialista em política, fez o trabalho. E olha só o que ele constatou:
Só 3 em 10 segundos turnos registram virada…
…Chavão da vez: “2° turno é uma nova eleição”. Não é o que mostram os resultados das últimas eleições: quem perdeu a 1ª etapa raramente ganha a 2ª.
Estabelecido em 1988, o 2° turno já ocorreu em 3 eleições presidenciais: 1989, 2002 e 2006. Sempre ganhou quem teve vantagem no 1° turno (Collor, e, depois, Lula, 2 vezes). Em eleições para governadores, a regra passou a valer em 1990. Até 2006, foram 70 segundos turnos. Desses, apenas 20 terminaram em virada (28,6% do total), com a derrota de quem venceu a 1ª votação…”
PARA LER A ÍNTEGRA, INCLUSIVE COM UMA SÉRIE DE TABELAS EXPLICATIVAS, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.