FEISMA 2010 (62). Coordenador da Feira de Hannover e o sucesso na relação universidade/empresas
POR Maiquel Rosauro (texto e foto)
O professor doutor Gerd Wassenberg, coordenador da Feira de Hannover, na Alemanha, palestrou na tarde de ontem na Feisma. Ele falou dos meios de aproximação entre universidades e empresas. O evento fez parte do 1º Seminário Brasileiro de Inovação, Educação Empreendedora e Desenvolvimento Regional Sustentável.
Segundo Wassenberg, é preciso desenvolver o espírito de confiança entre universidade e empresários. Para isso, é necessário realizar eventos semelhantes ao Seminário de Inovação e promover a interação entre os participantes.
“No MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos Estados Unidos, quando se queria mostrar um produto aos empresários, realizava-se um evento chamado Café da Manhã Tecnológico. A reunião era marcada sempre às 7h30 e às 9h todos os envolvidos já estavam em seus escritórios trabalhando novamente”, relatou o professor.
Wassenberg conta que na Alemanha as reuniões entre universidade e empresários eram marcadas ao meio-dia ou no fim da tarde. Como os gerentes trabalhavam o dia todo, não tinham interesse de ir ao evento. Ele conseguiu interessantes resultados após colocar o exemplo americano em prática.
“Este contato é bom porque a negociação cara a cara força a aprender a negociar. O bom resultado da reunião gera um boca a boca que logo vai espalhar os produtos desenvolvidos pela universidade”, afirma.
Wassenberg também chamou atenção para a importância de tornar público os trabalhos desenvolvidos no meio acadêmico. Ele afirmou que divulgar é um processo mútuo porque traz fama e torna a instituição mais atraente para professores, alunos e técnicos. Além disso, desenvolve a região e a torna mais atraente para turistas.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.