Economia

FEISMA 2010 (62). Coordenador da Feira de Hannover e o sucesso na relação universidade/empresas

POR Maiquel Rosauro (texto e foto)

O professor doutor Gerd Wassenberg, coordenador da Feira de Hannover, na Alemanha, palestrou na tarde de ontem na Feisma. Ele falou dos meios de aproximação entre universidades e empresas. O evento fez parte do 1º Seminário Brasileiro de Inovação, Educação Empreendedora e Desenvolvimento Regional Sustentável.

Wassenberg palestrou no auditório do Pavilhão Inovação da Feisma

Segundo Wassenberg, é preciso desenvolver o espírito de confiança entre universidade e empresários. Para isso, é necessário realizar eventos semelhantes ao Seminário de Inovação e promover a interação entre os participantes.

“No MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos Estados Unidos, quando se queria mostrar um produto aos empresários, realizava-se um evento chamado Café da Manhã Tecnológico. A reunião era marcada sempre às 7h30 e às 9h todos os envolvidos já estavam em seus escritórios trabalhando novamente”, relatou o professor.

Wassenberg conta que na Alemanha as reuniões entre universidade e empresários eram marcadas ao meio-dia ou no fim da tarde. Como os gerentes trabalhavam o dia todo, não tinham interesse de ir ao evento. Ele conseguiu interessantes resultados após colocar o exemplo americano em prática.

“Este contato é bom porque a negociação cara a cara força a aprender a negociar. O bom resultado da reunião gera um boca a boca que logo vai espalhar os produtos desenvolvidos pela universidade”, afirma.

Wassenberg também chamou atenção para a importância de tornar público os trabalhos desenvolvidos no meio acadêmico. Ele afirmou que divulgar é um processo mútuo porque traz fama e torna a instituição mais atraente para professores, alunos e técnicos. Além disso, desenvolve a região e a torna mais atraente para turistas.

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