NO PIRATINI. Em encontro cheio de mesuras, Tarso pede a Yeda envio de projeto que reforma governo
Foi na tarde de ontem o primeiro (e provavelmente o penúltimo – o derradeiro será na transmissão de cargo) encontro entre a governadora Yeda Crusius e o governador eleito Tarso Genro, após o episódio eleitoral de outubro.
O petista foi ao Palácio Piratini com dois objetivos. Um bem prático: solicitar que a atual ocupante do cargo envie à Assembléia Legislativa projeto que remodela a administração, conforme a ótica do futuro governante. Outro, presumível: aparar arestas eventuais e permitir que a transição se dê da melhor forma.
Ambos, aparentemente, foram alcançados. Yeda deu conta de que pretende enviar a proposta ao parlamento e, ao mesmo tempo, deixou clara a intenção de tocar tudo de forma muito tranqüila. O relato do encontro chega através de material publicado no jornal eletrônico Sul21. A reportagem é de Rachel Duarte, com foto de Silvio Alves, da assessoria de imprensa do Palácio Piratini. Confira:
“Tarso entrega projeto a Yeda para ser enviado à Assembleia
Um encontro rápido e cordial, com direito a conselhos sobre o melhor local para instalar o governo, e sem aprofundamento de temas que ficarão pendentes para o próximo governo. Assim foi o primeiro encontro entre o governador eleito do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), e a atual governadora, Yeda Crusius (PSDB). Tarso foi ao Palácio acompanhado pelo futuro vice-governador, Beto Grill (PSB).
Tarso entregou a Yeda o projeto de lei que contempla a estrutura da futura administração estadual e solicitou que ela o envie à Assembleia Legislativa. Do projeto constam a criação da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, a reformulação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e a reforma administrativa, que prevê reestruturação, extinção e criação de secretarias.
O futuro governador também solicitou a Yeda que seja repassado à equipe de transição o cronograma das obras e projetos em andamento. A governadora deu sinal verde para os pedidos de Traso, prometendo dar celeridade ao encaminhamento.
Os que imaginavam que o clima do encontro entre a governadora e o futuro governador, eleito pela oposição, seria de mal-estar ou hostilidade, como aconteceu em outros momentos da história política do Rio Grande do Sul, se surpreenderam com o comportamento de Tarso e Yeda ao falar com a imprensa na ala residencial e, após, dar um passeio pelos jardins do Palácio Piratini. Inevitável foi a pergunta de jornalistas sobre o significado do clima cordial. Tarso disse que, no que depender dele, a transição será “republicana e de alto nível”. Yeda, por sua vez, disse – sorrindo, como fez durante todo o encontro – que será um prazer ajudar o governador eleito..,.”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.