Câmara de VereadoresCidadaniaConsumidorPrefeitura

AUDIÊNCIA PÚBLICA. A Corsan e sua relação com os santa-marienses. Conheça a opinião do Procon/SM

Foi na manhã de ontem, no plenário da Câmara de Vereadores. Diferente de eventos semelhantes acontecidos recentemente, esta audiência pública, ao menos, contou com a presença do tal de público. Estima-se em cerca de 60 pessoas atentas ao debate sobre a relação da Corsan com os consumidores santa-marienses e com a participação, também, de vereadores.

A iniciativa da audiência foi do Procon de Santa Maria, que tem a coordenação do advogado e professor Vitor Hugo do Amaral Ferreira. E foi convocada pela Comissão de Políticas Públicas, Direitos Humanos, Cidadania e Assuntos Regionais da Câmara. E é de Amaral Ferreira, em contato com o editor deste sítio, as avaliações a seguir – sempre sujeitas, claro, ao contraditório, se alguém quiser também se manifestar.

A palavra é do coordenador do Procon-SM, que realça o fato de serem apontamentos e conclusões pessoais acerca da audiência:

PONTOS POSITIVOS – “conseguimos um público considerável, próximo a 60 pessoas com manifestação e intervenções pertinentes. Gostei de ver consumidores que souberam da audiência e se fizeram presentes para contribuir; além disso foi possível levantar um debate sobre a qualidade dos serviços da Corsan em SM, pois, independente de municipalizar ou não, o que nos interessa e motivou a audiência foi a construção de um projeto de qualificação dos serviços, organização de projetos e maior clareza dos encaminhamentos e informações por parte da Corsan.”

PONTOS NEGATIVOS – “Alguns vereadores se utilizaram do espaço para fazer política, momento extremamente partidário em que questionaram a municipalização, privatização, apontando culpados e salvadores (lamentável), saindo do foco da proposta da audiência, que era qualidade do serviço.”

OUTRAS CONSIDERAÇÕES – “Registro novamente: independente da municipalização precisamos QUALIFICAR, esta é a pauta. O importante é que tivemos oportunidade de registrar o assunto, que merece maior atenção.”

EM TEMPO: acaba de ser publicado no sítio do Legislativo, a cobertura do evento por parte da assessoria de imprensa da Câmara. É o texto (assinado pelo jornalista Beto São Pedro) que passo a reproduzir, para consideração do leitor:

Audiência pública debate qualidade do serviço da Corsan

Dezenas de pessoas, a maioria funcionários da Companhia Riograndense de Saneamento, lotaram as galerias do plenário da Câmara de Vereadores na manhã desta terça-feira (28) para a audiência pública convocada pela Comissão de Políticas Públicas, Direitos Humanos, Cidadania e Assuntos Regionais. A atividade teve como objetivo discutir a relação da estatal gaúcha com o município de Santa Maria.

Dirigida pelo presidente da Comissão, vereador Admar Pozzobom (PSDB), a audiência teve também a participação dos demais integrantes da comissão, vereadores Jorge Trindade (PT), Helen Cabral (PT), Maria de Lourdes Castro (PMDB) e Isaias Romero (PMDB), além de representantes de entidades de defesa do consumidor, do sindicato dos servidores da Corsan, lideranças comunitárias e do Poder Executivo. Mesmo não integrando a Comissão, participaram os vereadores Werner Rempel (independente), João Kaus (PMDB) e Manoel Badke (DEM).

Considerando o conteúdo de cada intervenção, é possível dividi-los em dois blocos: o primeiro, integrado pelos representantes das entidades de defesa do consumidor, Victor Hugo Ferreira e Mirta Beatriz Cardinal, o representante do Executivo, secretário adjunto da Secretaria de Infraestrutura e Serviços, Alexandre Brasil, vereadores e líderes comunitários. Em termos gerais reafirmaram as reclamações já conhecidas em relação à qualidade do serviço prestado pela empresa, sem, no entanto, deixar de considerar a sua importância enquanto instituição pública. Demora no atendimento de pedidos, demora na recuperação de pavimentos rompidos em função de consertos na rede de água e, principalmente, o fechamento da coordenadoria local da empresa, cuja administração está centralizada em Porto Alegre, cidade onde o serviço é municipalizado.
Outro grupo, entre eles vereadores de oposição aos governos estadual e municipal e funcionários da estatal, atribuem os problemas verificados às opções políticas das últimas gestões. A começar pelo não cumprimento do atual contrato com o município, firmado em 1996, pelo prazo de 20 anos. Seria também por conta…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

13 Comentários

  1. @Rogério Ferraz” Ou tu faz parte de algum gabinete que teria já seus interesses definidos e muito bem pagos?”QUE FEIO!! Não deverias baixar o nivel do debate,deve-se argumentar, com dados e situações. A saber moro em Sta Maria ´sómente 3 dias por semana trabalho em um prefeitura do interior. Não recebo JETONS para participar de reuniões de Sindicato. E o mais frustante,é que os dados que questionei,voce nem ao menos citou e partiu para o ataque agressivo. Lamentavel.

  2. oaranhanegra :
    @ROGERIO FERRAZ “Não há verba para publicidade pois o enviado do Marco Alba (PMDB) gastou a verba publicitária prevista para todo 2010 apenas nos quatro primeiros meses do ano em eventos como o festival de balonismo, que todo mundo sabe o objetivo.”CONVENHAMOS Publicidade não resolve as constantes interrupçoes dos serviços,tubulação rompida falta de reparos o que falta é boa gestão para com a coisa publica.

    Tchê, não discutiria com um pseudônimo, mas tu tem razão. Lógico que não solucionaria os problemas de gestão. Mas, tu há de convir que num momento de debate, só o que está aparecendo é o lado negativo e como foi demonstrado no evento da Câmara, tem muita coisa positiva acontecendo e o povo não sabe.
    Tu está correto quando diz que falta boa gestão. Pois é, e isto não queriam discutir durante a audiência pública. A empresa Corsan é um CNPJ, ela sozinha não faz faltar água ou deixa um buraco aberto. Pessoas fazem isto. Pois é! Quem são estas pessoas? A qual partido pertencem?
    Estas pessoas decidiram deixar todas as cidades do interior abandonadas e centralizar tudo em Porto Alegre. Tu concorda com isto?
    Mas, seria mais interessante se tu passasse a usar o teu nome. Ou tu faz parte de algum gabinete que teria já seus interesses definidos e muito bem pagos?

  3. @ROGERIO FERRAZ “Não há verba para publicidade pois o enviado do Marco Alba (PMDB) gastou a verba publicitária prevista para todo 2010 apenas nos quatro primeiros meses do ano em eventos como o festival de balonismo, que todo mundo sabe o objetivo.”CONVENHAMOS Publicidade não resolve as constantes interrupçoes dos serviços,tubulação rompida falta de reparos o que falta é boa gestão para com a coisa publica.

  4. Outro dado. 99% da corsan pertence ao gov estado que tem(ou tinha) como sócios-Quaraí-Rosario do sul-Lajeado Estrela-Muçum-São Marcos-Carazinho -Cerro Largo. Partindo-se da premissa que nosso municipio é o maior faturamento da companhia(eu diria tambem Maior LUCRO) esta mais de que na hora de renegociar este convênio, e talvez propor sociedade com a Corsan,ou seja, entrar para diretoria rsrsrsrsrs(brincadeira)! 10% da Companhia seria um bom numero para iniciar tratativas

  5. “Precisamos qualificar,esta é a pauta” Correto. Deve-se divulgar par a população os serviços que a Corsan executa e tambem o FATURAMENTO que a empresa tem em Santa Maria, mais clareza, democratizar os dados, mais transparencia.Culpar A(deputado) ou B (governador) é de uma igenuidade a toda prova, ele estão ha 4 anos e a Corsan vai completar 50 anos logo ali. Nada funcona melhor que a luz do sol para certas situações.TRANSPARENCIA( nº de consumidores,volume distribuido, media de valores cobrados , faturamento,enfim DADOS que insistem em não divulgar.

  6. COPETTI :
    Para colaborar com o Rogerio,o representante da prefeitura era o Alexandre flores brasil,que foi o coordenador da campanha do Tu Ias,o mesmo que sempre é o DONO DA VERDADE.

    Obrigado Copetti.
    Então se ele era coordenador da campanha do Tubias, ele sabe muito bem o motivo de a Corsan estar nesta situação.

  7. Para colaborar com o Rogerio,o representante da prefeitura era o Alexandre flores brasil,que foi o coordenador da campanha do Tu Ias,o mesmo que sempre é o DONO DA VERDADE.

  8. Claudemir
    Participei na mesa do evento, representando o SINDIÁGUA.
    Preciso fazer algumas colocações.

    Primeiro-
    Ótima iniciativa. Fora de tempo, como disse o Werner, mas uma boa oportunidade para o debate. Claro que nos últimos dias de um governo não é a melhor data. Mas, ficou acertado nova discussão para março.
    Detalhe importante: Por que a ala governista na Câmara não autorizava tal audiência pública? E agora, no final do governo, eles autorizaram?

    Segundo
    Mais uma falha da gestão da Corsan é a falta de comunicação com o seu usuário. Não se pode admitir que até hoje existam pessoas que pensem que a água em Santa Maria cai do céu, sem custo algum. Há duas barragens, uma por gravidade (Val de Serra) e a outra (DNOS) onde existem três potentes motores de 400 CV cada um. Se esta dos motores parar, falta agua antes do meio dia na cidade.
    O engenheiro Maximiliano elencou várias obras em andamento na cidade, ao custo de vários milhões de reais. O usuário não sabe disto.
    Não há verba para publicidade pois o enviado do Marco Alba (PMDB) gastou a verba publicitária prevista para todo 2010 apenas nos quatro primeiros meses do ano em eventos como o festival de balonismo, que todo mundo sabe o objetivo.

    Terceiro
    Por que algumas pessoas insistem em não querer debater responsabilidades? Ora, os vereadores não estavam levando a questão para o lado partidário, apenas demonstraram que as políticas adotadas pelo governo do estado (gestor da Corsan) não deram resultado. O que a vereadora Maria de Lurdes queria era que fosse discutido apenas a consequência (falhas no atendimento) sem discutir quem causou tudo isto. Aí não tem condições.
    Temos que dar nomes aos responsáveis para o povo saber que esta ou aquela pessoa, este ou aquele partido não têm política adequada para o saneamento.

    Grande parte das reclamações são referentes a retirada da superintendência regional e a centralização na capital. Então o usuário precisa saber que os responsáveis por isto foram Marco Alba do PMDB e Yeda Crusius do PSDB.
    Se não for discutido desta forma, daqui a quatro anos eles voltam prometendo soluções mágicas para o saneamento e o povo vai acreditar novamente. Óbvio que simultâneo a isto, deve-se buscar as soluções.

    Quarto
    Muitas das reivindicações apresentadas pelo Vitor Hugo estão contempladas na proposta feita pela Corsan para renovação de Contrato. Por que a prefeitura não dá ciência à população do teor da proposta da estatal?

    Quinto
    Ora, se é para discutir falhas no atendimento, a não cobertura de esgoto, então por que não queriam discutir o fato de Santa Maria ter perdido 100 milhões de reais a fundo perdido do PAC. Novamente discutindo apenas as consequências e não as causas. Com este dinheiro, todo o bairro de Camobi teria coleta e tratamento de esgoto.

    Sexto
    A fala do enviado da prefeitura, senhor Alexandre (que merece todo meu respeito), de que o prefeito não pode assinar um novo contrato por que a Corsan não teria cumprido o antigo foi totalmente infeliz. Para quem conhece minimamente a lei 11445/07 esta desculpa chegou a doer no ouvido.
    Se não cumpriu foi exatamente por que não havia legislação que punisse o não cumprimento. Agora está tudo regrado de maneira clara.

    Sétimo
    Afinal, é importante o cidadão saber que, por não ter contrato renovado com a Corsan, Santa Maria está deixando de receber R$ 1,3 milhão POR MÊS através do Fundo de Gestão Compartilhada? Isto também não faria parte do debate. Ainda bem que alguns vereadores levantaram o tema.

    Esta é a minha visão.

  9. @COPETTI
    meu caro, parece-me que o teu intuito é a agressão (utiliza-se do período de natal, e seja mais ameno, quem sabe te faça bem). Meu email pessoal é [email protected], espaço em que podemos conversar, quem sabe conversando possa realmente saber das minhas intenções. Digo mais, se foi atento ao dito e apresentado na Câmara, mostrei imagens de reportagens de jornais locais, e mais de uma, por certo sem nenhum cunho de “chamado” à municipalização. A pauta do Procon/SM frente à Corsan é QUALIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS seja quem for o gestor. Grande abraço!

  10. Olá bom dia.
    Quando leio alguns camaradas passam por aqui, tenho a impressão que a Corsam seja um exemplo a seguir de como administrar a coisa Pública. Golpe, por favor me poupem disso, estou aqui na Boca do Monte a 35 anos, e sempre foi uma calamidade a prestação de serviço de Cia. Ora era falta d’agua, ora adutoras rompidas, com chuvas e sem chuvas, e não vou descrever os outros problemas. Hoje se tem uma bela da barragem, mas a água não chega na cidade. Canos estourando, remendo acontecendo, e sempre sempre a mesma lenga lenga. Pior que tem gente que acha isso tudo muito normal. Também sou contra a privatização, mas dizer que discutir tudo isso é golpe privativista é negar essa realidade tão cruel que vivemos. Não se pode misturar interesses partidários e ideológicos com o interesse maior de uma população que é mal atendida pela Corsan. Yeda fez muito pouco para resolver o problema, quero ver oque o Tarso irá fazer para resolução dos mesmos. Quero também ler a “cumpanhêrada” sobre as atitudes do novo Governo, por favor não desapareçam!

  11. Ora marcio,interessa ao vitor hugo,que começou sua explanação colocando uma foto com chamamento a privatização,este é o interesse do Xirmer,dar um GOLPE na Corsan,para beneficiar os grandes empresarios,este foi o interesse do PMDB que Governou a Corsan por oito anos,entregar as grandes cidades para a iniciativa privada,este tambem é o interesse do vitor hugo,é o LOBO vestido de VOVOZINHA e com outras intenções ,mas deu para ver de longe que falta MUIIIIIIITO. Voltamos ainda a falar da Corsan.

  12. Fico pensando qual a verdadeira finalidade e a quem serve uma audiência pública para tratar dos “problemas” da CORSAN restando três dias para o término do Governo Ieda Crusius.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo