CinemaCultura

CULTURA. Santa-mariense Luiz Alberto Cassol eleito presidente do Conselho Nacional de Cineclubes

Na reunião do CNC desta manhã, mais de 100 votos garantiram a eleição de Cassol

POR Ricardo Ritzel, de Recife

O santa-mariense Luiz Alberto Cassol foi eleito presidente do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC) Brasileiros na manhã desta quinta-feira em Recife-PE. A nova diretoria foi construída em consenso entre representantes dos 26 estados brasileiros, recebeu 103 votos, 12 abstenções e nenhum voto contrário. O novo presidente enfatiza que seu objetivo agora é “consolidar a democratização do público ao audiovisual e fortalecer cada vez mais os direitos do público”.

Outros dois gaúchos também atuarão no órgão máximo do cineclubismo nacional:  Gilvan Dockorn, de Silveira Martins, foi empossado como  secretário-geral e Telcio Brezolin, de Santa Maria, é o tesoureiro da nova diretoria.

Cassol substitui o capixaba Antonio Claudino de Jesus, que exerceu a presidência da CNC por vinte dois anos e agora se transfere para Federação Internacional de Clubes de Cinema (FICC) onde exercerá o cargo de presidente no biênio 2010-2012. “Nós somos capazes de construir um novo futuro para o movimento cineclubista e não apenas termos um caráter cultural, mas também social. Ir a lugares que ninguém quer ir, nas regiões mais pobres das populações de cinco continentes e proporcionar cultura aquela parcela mais pobre da população, que sofre com falta de comida e abrigo. Acredito que com um não europeu na presidência da FICC, isto se intensificará”, enfatizou o italiano Paolo, atual presidente da FICC.

Enquanto isto, segue a programação da 3º Conferencia Mundial de Cineclubes que acontece no mesmo local do encontro nacional: o Hotel Fazenda Viver, localizado a 32 km da capital pernambucana. Mais de 50 delegados de países dos cinco continentes já estão em plena atividade: debater, discutir e, principalmente, pensar sobre o cinema e a difusão de cultural no mundo inteiro. E, é claro, assistir muito cinema.

OBSERVAÇÃO: Ricardo Ritzel está em Recife a convite do CNC.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. O presidente anterior ficou 22 anos no cargo e ninguém nunca percebeu e sequer ouviu falar de CNC?
    Hummm…
    Continuo achando este um “sub-assunto”, mas desejo boa sorte ao Beto… pois são os sonhadores e visionários que tornam o mundo mais interessante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo