Partidos

GOVERNO DILMA. Disputa sangrenta opõe PT e PMDB, por cargos vitais no 2° escalão

A impressão é clara: o PMDB subestimou o poder de fogo (ou de atração, quem sabe) do PT da Presidente Dilma Rousseff. Quase é possível dizer que, na primeira batalha, negligenciou, aceitando de maneira relativamente fácil a perda de postos no Ministério. Imaginava que seria compensado na rodada seguinte, com cargos vitais de segundo escalão, inclusive a direção de importantes empresas.

Aparentemente, está-se danando. As conseqüências ainda são imprevisíveis. Há quem fale em repercussão negativa ao governo no Congresso. É algo a conferir. No entanto, a disputa sangrenta deve se intensificar agora, nos primeiros dias de janeiro. Quem conta bem essa história é O Estado de São Paulo, através da reportagem de Christiane Samarco e Denise Madueño. Confira:

PT avança sobre feudos do PMDB e acirra disputa pelo segundo escalão

…A três dias da posse da presidente eleita Dilma Rousseff, o PMDB é minado pelo PT e pode perder o comando de fundações e estatais que há vários governos compõem sua cota de poder. Na iminência de ter de entregar ao novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o posto mais estratégico da pasta – a Secretaria de Atenção à Saúde -, o partido acusa o PT de querer “aparelhar” o ministério subtraído dos peemedebistas na montagem do primeiro escalão.

A expectativa da cúpula do PMDB era precisamente o oposto. Quando desistiu de negociar o ministério para estancar o desgaste político e de imagem, o comando do PMDB contava compensar o quinhão perdido na partilha dos postos do segundo escalão. Mas a disputa pela Esplanada infiltrou-se nas instâncias menores. Na Saúde, os peemedebistas também esperavam manter a presidência da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), também cobiçada por petistas.

O PMDB chegou a desdenhar do posto de ministro da Saúde, julgando que manteria Alberto Beltrame na Secretaria de Atenção à Saúde – o setor que define regras e valores das tabelas dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Estados e municípios.

Beltrame, indicado pelo PMDB gaúcho, caiu nas graças de toda a cúpula partidária porque “atende bem ao partido”, mas o ministro Padilha quer substituí-lo por Helvécio Magalhães, do PT de Minas, apadrinhado do novo ministro de Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Bom dia a todos.
    Tem um ditado popular que diz: – Quem deita com cachorro amanhece com pulgas! Estou assistindo de camarote a divisão dos Feudos. Nada me surpreende, não vai ser fácil para a Dilma governar, por enquanto o PT está levando vantagem, mas custará muito caro para nós brasileiros essa junção. Gostaria de ler a cumpanhêrada a respeito do tema. Ah ia esquecendo, que feio Sr LULLA, só “30 merrecas” para o Salário Minímo, enquanto para o senhor passou de 11.000,00 mil para 26.000,00. Extranho, vi o senhor falseando com a verdade dizendo que não seria contemplado, mas em momento algum reclamou do indice presenteado. Por isso dizem que cada povo tem o Governo que merece, mas penso que os assalariados não merecem, ou merecem esse tipo de gente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo