LUNETA ELETRÔNICA. Marchezan Jr e o TCE, Daer na Agergs, Ana Amélia em SM, Tubias de volta, Sala do Empreendedor…
* Todas as 17 matérias votadas nesta terça-feira, na Assembleia Legislativa, foram aprovadas. Apenas uma não foi por unanimidade.
* A agência de notícias do parlamento não identifica o outro, mas um dos dois únicos parlamentares que se posicionaram contra o reajuste salarial dos servidores do Tribunal de Contas foi o tucano Nelson Marchezan Jr.
* O deputado foi à tribuna para explicar o motivo: “não acho coerente votar aumento para os outros, enquanto não forem reconstituiídos os salários dos servidores do Executivo”.
* Marchezan Jr se referia ao fato de, anualmente, a Assembléia votr a recomposição salarial do Judiciário, do próprio parlamento, do Ministério Público e do Tribunal de Contas – mas não o do Executivo.
* Perguntou o parlamentar tucano: “quando terão aumento os professores? E a Brigada Militar?”
* Fechando, o deputado entende que a recomposição do Executivo “daria uma contribuição mais significativa para a distribuição da riqueza na sociedade”.
* Com o voto contrário apenas do petista Fabiano Pereira, a Comissão de Serviços Públicos da Assembléia aprovou o nome do diretor geral do DAER, Vicente Paulo Mattos de Britto Pereira, para compor o conselho superior da AGERGS.
* A tendência, portanto, é de aprovação também no plenário – o que deverá acontecer ainda antes do final do mandato da governadora Yeda Crusius, que o indicou.
* A senadora eleita Ana Amélia Lemos teve um punhado de encontros na agenda cumprida nesta terça-feira, em Santa Maria.
* As atividades começaram no Fórum de Entidades, em cuja reunião-almoço a pepista papeou com os líderes empresariais locais, acompanhada do presidente do PP/SM, Marcelo Dalla Corte, e da vereadora Sandra Rebelato.
* Ana Amélia também visitou a Câmara de Vereadores, durante a sessão plenária, e também teve um conversê com o prefeito Cezar Schirmer.
* Para fechar o dia, fez palestra em Faxinal do Soturno, participando das comemorações da Semana do Município.
* Ah, quando esteve no parlamento da boca do monte, Ana Amélia aproveitou para abonar a ficha de dois novos filiados do PP: o professor Eduardo Gil Vasconcellos e a professora aposentada Verônica Monte.
* Aliás, talvez até mais importante que a visita da senadora eleita, o fato do dia na Câmara foi o retorno, depois de quatro meses, do peemedebista Tubias Calil – candidato derrotado à Assembléia.
* Calil retoma seu posto, ocupado pelo suplente João Kaus. Se bem que, como você lerá mais tarde, tudo pode ficar exatamente igual à semana passada.
* Empresários, pequenos empreendedores, contadores e administradores de Santa Maria, informa a Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura, contam, a partir desta terça, com a Sala do Empreendedor.
* O local, inaugurado pelo prefeito Cezar Schirmer, permitirá mais agilidade pra abrir uma empresa ou atualizar suas funções cadastrais.
* A iniciativa da Sala COI coordenada pela secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos e visa também facilitar e tornar mais rápido o processo da formalização de micro e pequenos empresários.
* Para fechar, uma boa notícia para a cultura da boca do monte: com a exibição, nesta quarta-feira, em Esteio, o documentário “Câncer – Sem medo da palavra” fecha 33 cidades gaúchos que já o viram..
* Dirigido pelo santa-mariense Luiz Alberto Cassol, “Câncer..” participa de um verdadeiro circuito de cineclubes, que são os exibidores da obra.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.