Prefeitura

SECRETARIADO. Schirmer anunciará mudanças pela internet. Confira o que é fato. E o que é boato – mas pode virar realidade

A direção do PSDB jantaria ontem com o prefeito Cezar Schirmer. Não há confirmação da presença de Jorge Pozzobom, embora devesse estar. O convite foi dos tucanos. Que tinham um objetivo bastante claro: ampliar sua presença no governo da comuna. Mais, não se consideram representados com a pasta de Meio Ambiente pois, embora o titular seja do partido, está lá, na versão que ouvi, na cota pessoal do prefeito em parceria com o presidente do PSDB, do qual o secretário é contraparente.

É improvável que os tucanos consigam o que pretendem. A menos que, a revelia deles, já tenham sido contemplados. Sim, a reforma, que tamanho tenha, saiu de muito poucas cabeças. E, especialmente, de uma única, a do próprio prefeito. Inclusive por isso, é provável que tenha sido a que menos vazou para a imprensa. Exceto rumores, boatos e plantação de informações, nada saiu de objetivo do Centro Administrativo. Propositalmente ou não, é evidente que tudo o que se publicou, especialmente nos jornais, nos últimos dois meses serviu como baliza (gente foi queimada, nesse processo) para eventuais decisões.

Assim que, num processo inédito, até onde vai minha memória (e, com ela, meu arquivo), as mudanças a serem processadas no secretariado municipal serão anunciadas, conforme nota divulgada ontem à noite, pelo setor de comunicação da Prefeitura, pela internet. Isto mesmo. Têm, os munícipes, que ficar de olho grudado no site da prefeitura (que deve render picos de audiência). Ali é que tudo será informado ao distinto público.

Da parte deste editor, que conversou com um punhado de pessoas nos últimos dias, fica a convicção de que não adianta se estressar. Tudo está na cabeça do prefeito, e apenas nela.  Abaixo, alinho, com base no que assuntei, o que é fato. E o que é rumor – que, afinal de contas, pode ser realidade. A saber:

Fato: o vereador Tubias Calil volta ao governo, agora na secretaria de Infraestrutura, vitaminada com recursos para a compra de equipamentos destinados a ajudar na solução do problema da buraqueira das ruas da cidade e na intrafegabilidade das estradas interioranas. Com isso, João Kaus retoma a titularidade perdida na terça-feira. Rumor: o atual secretário, Haroldo Pouey, ex-presidente do PMDB, não tem paradeiro definido. A tendência é voltar a Joinvile, Santa Catarina, de cuja prefeitura é funcionário e foi cedido para a de Santa Maria.

Fato: Sérgio Medeiros deixa a secretaria de Controle e Mobilidade Urbana. Supostamente por lentidão nas decisões e falta de resolutividade da pasta. Aliás, uma queixa recorrente do prefeito em relação à quase totalidade dos secretários. Rumor: assume o posto o radialista Marcelo Bisogno, com o que o prefeito agradaria parte (todo é impossível) do PDT, e pensando em neutralizar a participação do partido do falecido Dr Leonel no governo de Tarso Genro. Estaria pensando, o prefeito, também em 2012.

Fato (aliás, consumado): Nabor Ribeiro deixou a secretaria do PAC. Algo que o prefeito queria há muito tempo mas, por circunstâncias desconhecidas, ainda não havia efetivado. Causa próxima: o fiasco da perda de R$ 65 milhões do PAC 2, conjugada com as explicações que ninguém conseguiu engolir. Causa remota: o incrível atraso nas obras do PAC 1, recursos obtidos ainda por Valdeci Oliveira e que, salvo exceções, simplesmente não andam. E o troco está todo lá, disponível, na Caixa Federal. Rumores com boas chances de se transformarem em fato: a secretaria, por extraordinária, seria sumariamente extinta. A atual adjunta, Magali Marques da Rocha, seria a responsável pelo setor, coadjuvada pelo engenheiro (do quadro geral) Francisco Marques Severo. E todos subordinados diretamente ao gabinete do Prefeito.

Rumores com cara de fatos: deixa o governo o secretário de Gestão, Carlos Brasil Pippi Brisola. Ainda que reticente, mas encarando a situação como uma missão, Antonio Carlos Lemos, das Finanças, assumiria a pasta. No seu lugar, assumiria Ana Beatriz Barros, hoje Chefe de Gabinete – destinado ao assessor de longa data de Schirmer, Renato Nicoloso.

Rumor com cara de rumor: a saída de João Luiz Roth da secretaria de Educação, para onde iria… ninguém sabe quem.

PRA FECHAR. O que, de tudo isso, é fato ou rumor? Bueno, só esperando as informações pelo sítio da Prefeitura. É assim que decidiu o prefeito. As reações? Veremos depois.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

13 Comentários

  1. Engº Severo, este é o CARA, para enviar os projetos e arrumar dinheiro em Brasilia. Tecnico com ótima capacidade de trabalho, conhecedor dos caminhos, ja executou esta tarefa(buscar recursos) outras vezes. Forneçam condições e apoio e com certeza desatara este nó.

  2. Este tema é de grande interesse do povão. Acho que o Schirmer tinha que explicar tim por tim a população em conversa com os jornais e radios. Só pelo site da Prefeitura? Acho que não é o ideal não para este caso.

  3. É senhor prefeito que encrenca o senhor está metido e o pior sabe que é A “TERCEIRA” reforma e que também não ira adiantar nada.
    Coitado do Prefeito!
    que coisa né se correr o bicho pega se ficar o bicho come!
    E quem sai perdendo mais uma vez é o povo de Santa Maria,
    É MAL FEITO…MAL FEITO E VAI CONTINUAR MAL FEITO…

  4. @Garibaldi
    Olha Gariba! Ainda ontem eu me lembrava da vez que eu fui mandado na Venda(Bolicho de campanha) para comprar erva e estraviei o dinhiro na estrada, na volta tomei uma rica de atunda de cinta, minha mãe acendeu uma vela prá Santo Antonio e acharam os trocos na beira de um barranco e a erva foi comprada e eu finalmente perdoado…pois eu acho que estão judiando demais esse Nabor o Schirmer se diz muito católico e tal…

  5. Reformas em secretariado que saem da cabeça de poucos não é novidade. O ex-prefeito Valdeci adorava fazer reformas que saiam de pequenos grupos de assessores. Entretanto, a informação de que as mudanças serão anunciadas pela secretaria de Comunicação, via site da prefeitura, é algo não apenas inédito, mas desrespeitoso. Contudo, ninguém nas rádios vai reclamar dessa desprezo do prefeito, afinal, são bem pagos para elogiar. Já quanto aos nomes, nada mais me surpreende. O carreirismo e oportunismo do Marcelo Bisogno é mais ou menos comparável ao de Michel Temer, que depois de passar anos apoiando FHC, agora é vice da Dilma.
    Entretanto, cabe uma interrogação: se o secretário Sérgio Medeiros, especialista na área, não resolveu o problema do trânsito da cidade, será Marcelo Bisogno que resolverá? Não seria melhor criar uma secretaria extraordinária de Escolas de Samba, Pagodes e afins para ele????

  6. Foi trinta anos se preparando para assumir, e conseguiro colocar Santa Maria, dentro dos buracos, bem feito. (Não chorem).

  7. Mais um erro nas administrações públicas é não colocar pessoas com experiência em secretárias. São colocados por causa de combinações políticas, troca de favores e para promovê-los de alguma forma. Tubias Calil se beneficiará do dinheiro disponivel para realizar o que é obrigação sua. O dinheiro é para tal fim, que seja usado de forma responsável. Um dia os eleitores vão começar a perceber que as melhorias realizadas com o dinheiro público não são por que eles resolveram fazer e sim por que tal dinheiro está disponivel pela ação, então o dito secretário não estará fazendo mais que sua função. Não foi por que ele é “bom” ou etc. Afinal o dinheiro é do contribuinte.
    Qual a experiência do Marcelo Bisogno em questões de trânsito, seria por que no rádio alguma vez foi responsável pelo Boletim de Trânsito (hahaha).

  8. No caso dessa do Tubias ir para as obras trará o Kaus para Camara!
    Como disse o Delcatti o Tubias será um balão surpresa esperamos que com bons brindes para as ruas esburacadas.
    Quero ver oPozzobom arrumar alguma coisas nas obras à partir de agora! Hehehehehehehehehehe

  9. O Nicoloso é bem melhor do que o Manica por exemplo, já o Lemos eu espero que vá melhor do que foi nas finanças porque lá deixou à desejar, no caso da Magali é aventuuuura!
    O Tubias tem condições de surpreender, afinal surpresa é com ele.

  10. O Schirmer é louco!!!!
    Macelo Bisogno no transito? Só se for para andar na rua comprimentando todo mundo e dizendo:
    -Tudo bom querida? Tudo bom querido?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo