CORRUPÇÃO. Quase 3 mil servidores foram expulsos do governo em oito anos
Postado por Maiquel Rosauro
Yara Aquino e Ivan Richard
Agência Brasil
Nos últimos oito anos, 2.969 servidores do Poder Executivo foram expulsos da administração pública por prática de corrupção. A informação faz parte de um levantamento feito pela Controladoria-Geral da União (CGU) e divulgado ontem (10 de janeiro).
De acordo com a CGU, entre 2003 e 2010, foram demitidas 2.544 pessoas, 247 perderam cargos comissionados e 178 tiveram a aposentadoria cassada. O principal motivo das expulsões, segundo o relatório, foi o uso do cargo para obtenção de vantagens (1.579 casos ou 33,48% do total de expulsões). A improbidade administrativa foi verificada em 933 casos, 285 servidores foram expulsos por receber propina e, por lesão aos cofres públicos, 172 perderam os cargos.
Em 2010, conforme balanço da CGU, 521 servidores foram punidos por práticas ilícitas no exercício da função, 18,94% a mais em relação a 2009, quando 438 agentes públicos foram expulsos do serviço público. O principal tipo de punição aplicada no ano passado foi a demissão, com 433 casos. Foram aplicadas ainda 35 penas de cassação de aposentadoria e 53 de destituição de cargo em comissão.
Olá boa noite.
No Serviço Público soh vai pra rua quem rouba pouco, tipo ladrão de galinha para a Justiça brasileira. Servidor Colarinho branco passa ileso, Politicos nem se fala. Sabem por que, já ouviram falar da dança do roscatti? Quando descobertos, fazem parte de roda viva, dai se protegem mutuamente, pois muitos estão com os rabos preso. Ainda que a Constituição afirme que todos somos iguais perante a lei, na verdade não é bem assim. Existem muitos mais iguais nesse País. Te liga Brasil!!! Outro dia li alguma coisa que o Sr Agaciel, Diretor do Senado, que segundo dizem estava envolvido em falcatruas, e foi afastado, volto lépido e faqueiro para o Senado Federal.
Infelizmente, os políticos tem imunidade parlamentar e não ficam presos no Brasil. Estão ainda lá, no Senado, no Congresso e as vezes ao lado do Presidente, do Governador…
Enquanto isto, o processo do Mensalão (entre outros) se arrasta nas barras dos tribunais…