EconomiaMundo

ECONOMIA EM ALTA (2). Até o FMI aposta em crescimento importante do PIB em 2010

Ontem, publiquei aqui a opinião dos doutos, ouvidos semanalmente pelo Banco Central, para compor o boletim “Focus”. Apesar do azedume habitual, os meninos (ou nem tanto) do mercado financeiro, mais interessados na especulação que na produção, previram um crescimento do Produto Interno Bruto na ordem de 4,5%.

Hoje, devem estar felizes. Afinal, essa é a aposta também do Fundo Monetário Internacional (aquele do qual, agora, por obra de Lula, o Brasil é credor, e não mais devedor). Confira os detalhes, no material produzido pela Agência Brasil. A reportagem é de Renata Giraldi. A seguir:

FMI eleva projeção do PIB do Brasil para 4,5% em 2011, mas mantém pessimismo para 2012

O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou hoje (terça, 25) a análise sobre as perspectivas para a economia em 2011 e 2012, depois da crise financeira internacional. O FMI elevou a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 4,1% para 4,5%. Porém, para 2012, o pessimismo é mantido, e a projeção do PIB é estimada em 4,1%. As informações são do FMI.

De uma forma geral, o relatório Atualização das Perspectivas Econômicas Mundiais conclui que a recuperação da economia segue velocidades distintas – uma para países em desenvolvimento e outra para desenvolvidos. Nas economias avançadas, a atividade é apontada como moderada e o desemprego aparece de forma elevada.

Nas economias em desenvolvimento, o crescimento médio deve oscilar em torno de 6,5%, indicando uma desaceleração modesta do crescimento, em comparação a 7% registrados em 2010. O FMI recomenda que, para estimular o crescimento e a redução da pobreza, os líderes devem priorizar a política de adequação da composição dos gastos do governo e fontes de receita.

Segundo o Fundo, a inflação está sob controle na maioria dos países e a política monetária também é elogiada como “apropriada”. No entanto, há um alerta que vale para os países desenvolvidos e os em desenvolvimento que é sobre a potencial pressão de alta das commodities…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo