DestaqueEconomia

CIDADE. Painel do Sindicato dos Bancários discute “Crise Climática e a Justiça Social” em Santa Maria

É uma das atividades que lembram 90 anos da entidade e é aberta ao público

Por Nathália Arantes (com foto de Bruno Peres/ABr) / Da Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Bancários

Na próxima quinta-feira (29), ocorre o painel “Crises Climáticas e Justiça Social – o Papel do Sindicalismo”, uma atividade que integra a programação dos 90 anos do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região. O evento será realizado no auditório da Cesma (Rua Professor Braga,55 – Centro), a partir das 18h, com entrada gratuita.

A atividade convida a refletir sobre os impactos sociais da crise climática e o papel dos movimentos sociais – em especial do sindicalismo – na construção de alternativas sustentáveis e justas. A proposta é reunir trabalhadores, entidades sindicais, pesquisadores e a comunidade em geral para um momento de escuta e mobilização coletiva.

O painel contará com as participações de Liane Weber, vice-presidenta da SEDUFSM e professora da UFSM, e Marcos Todt, ativista socioambiental e bancário da Caixa.

Para a professora Liane, este é um momento importante para repensarmos nossa responsabilidade frente às crises climáticas, tanto como indivíduos quanto como coletivo. 

“Há tempos a economia mundial vem agindo de forma mercantilista, com apelo imediato em prol do que se ousa chamar de ‘progresso’. Isso vem se mostrando um grande equívoco, um processo de negação da vida que, inevitavelmente, tem custado nossa saúde mental e a sustentabilidade do planeta. Somente a organização das lutas de classe é capaz de mudar essa realidade! Isso está em nossas mãos, sabemos disso, mas, ao mesmo tempo, continuamos esperando. Até quando?”, questiona a vice-presidenta da SEDUFSM.

De acordo com o diretor do Sindicato e bancário do Bradesco, Diego Silva Barcelos, é responsabilidade do movimento sindical integrar a pauta ambiental à pauta trabalhista, reconhecendo que ambas estão diretamente interligadas ao compromisso sindical com a dignidade, a proteção da vida e a construção de um futuro justo para todas e todos.

“A luta por justiça climática é também uma luta por justiça social. São os trabalhadores, especialmente os mais vulneráveis, que sofrem primeiro e mais intensamente com os impactos da crise climática. Defendemos empregos, mas defendemos também um futuro. E não há futuro sem planeta. O mundo está mudando, e nosso papel como sindicalistas também precisa evoluir”, avalia o bancário.

Ao integrar as atividades dos 90 anos do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região, o debate reafirma a trajetória da entidade que, ao longo de sua história, esteve presente não apenas na defesa das demandas da categoria bancária, mas também como parte de um movimento sindical atento às transformações do seu tempo. 

Serviço
O quê: Painel “Crises Climáticas e Justiça Social – o Papel do Sindicalismo”
Quando: Quinta-feira, 29 de maio, às 18h
Onde: Auditório da Cesma (Rua Professor Braga, 55 – Centro – Santa Maria)
Entrada: Gratuita

Informações:

Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região
E-mail: [email protected]

Telefone: (55) 3222-8088 | www.bancariossm.org.br  @bancariossm

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo