EXTRA. Vacina ministrada na data errada, denunciada por leitor deste sítio, vira sindicância na Prefeitura
Prefiro não emitir juízo de valor. A situação já é grave em si mesma para que avancemos a respeito. O fato, porém, é que uma criança de seis meses teve aplicada uma vacina devido a um “erro programático”. E o pai dela (a fonte continua sendo preservada, até que ela própria autorize) se utilizou deste sítio para tratar do assunto (releia AQUI). E, agora… Bem, confira você mesmo a Nota Oficial divulgada agora há pouco, pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura:
“Nota Oficial
A Prefeitura Municipal de Santa Maria, através da Secretaria de Município da Saúde, informa que será aberta uma sindicância para apurar o suposto caso de erro programático na aplicação da vacina pneumocócica 10 valente em uma criança de seis meses, fato que teria ocorrido na última terça-feira (25), no Centro de Especialidades e Diagnóstico Dr. José Erasmo Crosseti, na Rua Floriano Peixoto.
Da mesma forma, a superintendente de Vigilância em Saúde, Selena Michel esclarece que erros programáticos não devem ocorrer, mas podem acontecer e que a data prevista da 3ª dose estava agendada para 06/03/2011, mas foi aplicada em 25/01/11.
Segundo orientações da Secretaria Estadual da Saúde não há risco para a criança, visto que o organismo descarta o excesso do imunobiológico recebido.
Esta dose antecipada deve ser desconsiderada e a criança deverá receber a dose novamente na data correta. Selena Michels ressalta que a Secretaria de Município da Saúde irá monitorar a criança por 30 dias.
Tão logo a mãe da vacinada contatou a unidade de saúde relatando o fato ocorrido, recebeu todas as orientações acima descritas.
Texto: Fabrício Minussi
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.