CidadaniaPrefeitura

CASO DO ALBERGUE. Agora, quem se manifesta é Marta Zanella, a secretária de Assistência Social

Este sítio, em nenhum dos momentos dessa história, perpetrou qualquer juízo de valor. Quem o faz, se for o caso, é o leitor. O editor até tem sua opinião. Mas ela, creia, nem interessa, nesse momento. Então, vamos aos fatos.

Primeiro, na tarde de ontem, houve a correspondência-desabafo do supervisor demitido do Albergue Municipal, Mário Vieira (AQUI). Depois, na noite de sexta, sobre o mesmo tema, houve a nota oficial emitida pelo PSDB santa-mariense (AQUI).

Pois, agora, quem se manifesta, invocando direito de resposta, é a secretária municipal de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos. Reproduzo, na íntegra, a nota assinada por Marta Zanella e enviada há cerca de uma hora, pela Coordenadoria de Comunicação Social da prefeitura. Confira:

“Sr. Claudemir Pereira,

O direito de resposta, reconhecido constitucionalmente como direito fundamental no art. 5 inc.V da Constituição Federal e regulamentado na Lei da Imprensa nº5.250 de 1967, arts. 29 a 36, , com seu exercício pronto e eficaz, frente às ofensas causadas aos direitos de personalidade, é o que me leva a prestar esclarecimentos a respeito da notícia publicada às 16:12h do dia 18 de fevereiro de 2011, no vosso site.

Importante consignar antes de mais nada, que não entendo coligação partidária como uma união apenas com fins eleitorais, mas sim como uma forma de se efetivar a democracia, que só se faz com partidos fortes, com responsabilidade política. Para mim, aliança partidária tem o objetivo de sustentar um amplo acordo com vistas a promover uma sociedade mais justa e igualitária, respeitando a vontade da maioria, protegendo, assim, os direitos fundamentais das pessoas e das minorias.

Dessa forma, não posso aceitar que um Senhor que mal conheço queira colocar em jogo o bom relacionamento e entendimento que temos, neste caso com o PSDB, partido no qual nessa eleição ganhei grandes e preciosos amigos, pelos quais tenho profunda admiração.

Em resposta aqueles pelos quais tenho grande respeito, venho cientificar que:

1º. A ONG a qual o Sr. Mário se refere, é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil Sem Fins Lucrativos) denominada Comitê Gaúcho de Ação da Cidadania, dirigida pela Srª Iara Bergman, que possui um Convênio firmado com o Município para administrar e promover a manutenção do Albergue Municipal, portanto eu, enquanto Secretária de Município da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos, não tenho nenhum contato ou qualquer vínculo que seja com este Senhor, funcionário que é, ou que foi da OSCIP. Deixo claro, que nosso papel neste caso é o de fiscalizador do bom funcionamento do Albergue e do cuidado com a coisa pública, tendo contato direto com a Srª Iara, ou com sua representante constituída, não sendo este o caso deste Senhor, ao qual em nenhum momento fiz qualquer solicitação, pois juridicamente é funcionário da OSCIP, e também nem ético seria se isso ocorresse.

2º. Se ele recebeu aviso prévio, isto não me diz respeito. O que me vale é a manutenção da equipe de profissionais e das metas previstas no Projeto Básico e Plano de Trabalho que aludem o Convênio firmado entre o Município e o Comitê Gaúcho, para promover a dignidade e o bem estar daqueles que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social.

3º. Relata o Sr. Mário, que indiquei um nome para ocupar o cargo de supervisor do Albergue, o que não condiz com a verdade. Primeiro, não consta no Plano de Trabalho que é parte integrante do Convênio assinado, o cargo de supervisor – assim, o mesmo não pode existir. Segundo, promove-se assim dizer, que não tenho e não posso ter nenhuma ingerência sobre a contratação de funcionários pelo Comitê.

4º. Diz o Senhor Mário, que novos valores serão acertados pela troca do tucano. Olha, respeito muito as pessoas, mas fico muito admirada com o valor deste senhor, ainda mais se comparado com o respeito a dignidade daqueles que lá estão vivendo. Certamente que o Senhor Prefeito Municipal fará todo o possível para contornar os problemas que estão ocorrendo referente a valores, em benefício da população menos favorecida.

É oportuno esclarecer, que o valor pago pelo Município é aquele solicitado pela OSCIP, quando da formalização do Convênio.

5º. Também relata o ilustre Senhor, que enfrentou os mesmos problemas quando monitor da Casa Abrigo de Meninos e Meninas. Estranho este fato, pois nesta época o Secretário era do mesmo partido dele.

6º. Diz  também que enfrentou inúmeras irregularidades no concurso para o Conselho Tutelar. Ora pois, o Município neste caso, apenas dá suporte para tal ocorrer, sendo o mesmo regulado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, pelo Juizado da Infância e da Juventude, pela Promotoria Pública e por representantes da Sociedade Civil. Assim, ele deve dirigir-se a estes para apontar as irregularidades.

Claudemir

Sabe-se que o povo julga pelas aparências, deixando-se enganar por elas e, na república que se caracteriza por um regime político em que a guarda da liberdade deve ser confiada á maioria (povo), a quem compete, inclusive, a distribuição de cargos e dignidades, isto pode representar um problema político de maior gravidade. Assim, o governo Cezar Shirmer, formado por vários partidos,  vem desenvolvendo um trabalho baseado em ações concretas e imediatas, visando assegurar os interesses de todos os santamarienses, Infelizmente, os Mários estão por aí, e não querem enxergar.

Marta Kemel Zanella

Secretaria de Município de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

20 Comentários

  1. @GIOVANA ROSSI
    Não seja AFOITA sra Geovana,verifique a veRacidade dos FATOS ANTES DE OPINAR, a sra deveria tbm LER antes de falar o Q não sabe, o sr Mario não RECLAMA da demissão cmo a sra coloca,RECLAMA SIM de desconfiança de IRREGULARIDADES NA SUA DEMISSÃO…. Concordo cm o amigo masi abaixo (M) o cra pelo q tdo indica ADMINISTROU SOZINHO O ALBERGUE, e agora qerem dizer o contrario…. O que a Sra tem contra este Sr?…..CORAGEM , GRANDE MARIO…

  2. Senhora Giovana, mas que agressividade com o Sr Mario, não tente desviar o assunto, o cara ao que tudo indica administrou sozinho o albergue, acho que a srª antes de manifestar-se deveria como eu fiz conversar com os albergados e veja o que eles tem a falar deste senhor, passei a admirar e a respeitar o mesmo já chamado (BOI DE PIRANHA) principalmente pela resposta educada ao o qual o mesmo lhe deu após o seu ataque feroz contra o mesmo.
    (O MARIO NÃO É O FOCO DA QUESTÃO E SIM A SUSPEITA DE IRREGULARIDADES COMO JÁ FOI COLOCADO AQUI)

  3. @Baxinho da Borracharia
    Amigo Baixinho,
    De forma alguma estou irritada…Me parece que algumas pessoas tem dificuldade de interpretar o que leem.
    Pois bem, se há suspeitas de irregularidades é direito do cidadão questionar e reclamar ao Ministério Público( no caso da ONG)Pronto!
    Por outro lado, minha manifestação é contrária ao posicionamento do Sr. Mário que parece procurar culpados pelas suas demissões e por não ter conseguido uma vaga no conselho tutelar.
    Eu pessoalmente, tento ingressar no Conselho Tutelar desde 2005,e somente em 2010 consegui…e a culpa foi de quem??? Convenhamos!!! E para concluir: não saí em defesa de ninguém, apenas é “minha humilde opiniao

  4. @GIOVANA ROSSI
    não venha com esta , defender o teu governo culpando o outro ,eu não quero saber se tinha convenios com ongs no governo passado eu votei em voces porque tudo ia ser diferente tudo ia ser transparente , mas parece que não. ta bem pior.

  5. @GIOVANA ROSSI
    AGRADEÇO a lembrança da TUCANA e conselheira tutelar GIOVANA ROSSI, fique certa de que sua OPINIÃO tem uma importãncia…….A sra já tinha esta mesma opinião quando juntos faziamos campanha ao conselho?, quando a recebia em minha casa para tratarmos assuntos da campanha?(OLHE CM QEM ANDAS QUE DIREI QEM ÉS)Agradeço lhe mais uma vez, no dia a dia MOSTRAMOS QUEM SOMOS, e se focemos dar ouvidos a tudo que o povo fala,muitas pessoas não poderiam ocupar os cargos que hoje ocupam, mas o povo é o povo e pode falar.Não preocupe se por estar eu desempregado,AGRADEÇO SUA GENTIL MANIFESTAÇÃO. Grande e Saudoso abraço…

  6. Sugiro ao Ivo Cassol, que faça uma averiguação pessoal acerca das ONGs, visto que, se não me falha a memória, Ele era integrante do Governo passado e portanto, tem conhecimento sobre o assunto, se houver irregularidades…denuncie ao Ministério Público.
    Quanto ao Sr. Mario Vieira, que reclama sua demissão…sugiro aos que estão sensibilizados com tamanha ” injustiça” que o contratem para trabalhar, é a melhor maneira de verificar porque tamanha “competência e dedicação” foi desprezada…
    Um abraço amigo Claudemir!

  7. Devo lembrar ao amigo Ivo Cassol que o seu Partido é o maior acomodador de Companheiros,já visto agora com as Propostas de aumento de CCs por parte do Governador Tarso. Estar fora e Criticar é muito Facil…

  8. Tem fogo nessa fumaça. Se investigar isso aí podem achar um grande angu. Adede, aguardamos tua posição.

  9. Concordo plenamente que seja investigada esta OSCIP, pois foi a administração com as contas rejeitadas pelos orgãos de fiscalização que contratou a mesma.

  10. @jose Delcatti
    como diria um ex vereador , estes são os ccs transgenicos ,e este governo quem administra são as ong . eu acho que o ministerio publico tinha que investigar “todos” os convenios , que não são poucos.sera que acabou alei 8666,.

  11. Tem coisa irregular nesse negócio!
    Atenção Ministério Público,atenção vereadores de oposição!
    A secretária Martha Zanella deveria se preocupar em fazer as coisas de forma a não gerar esse tipo de coisa, se esse camarada já havia dado problema em outro local porque ficou tanto tempo no Albergue?
    O que houve no abrigo de meninas?lá quando dá problema normalmente envolve coisa muito séria.
    Interessante a Secretária Zanella, só se mexe porque envolveu o PSDB, realmente esse é o governo que só pensa na reeleição e pelo jeito treme de medo do Pozzobom.

  12. Hum…não vulgarize os marios…favor colocar ou citar o nome inteiro senão … “os marios estão por ai” …parece preconceito…e para uma secretária de um municipio como santa maria não fica bem…ainda mais quem invoca a constituição…seja mais objetiva…bota governo de ações concretas nisto…oscip de educação alimentar cuidadando de abrigo…mas que barrbarrridade …como diria o guri de uruguaiana.

  13. Hummmm…
    Ainda não tinha visto tamanha mobilização po parte da prefeitura para tentar abafar algum assunto….
    O que eu gostaria de ver e saber:
    1 – A relação dos funcionários do Albergue e do restaurante popular e saber se algum quem tem filiação partidária;
    2 – Como foi feito o processo de seleção destes funcionários? não me venham com não me venham… dizer que é responsabilidade da ONG/OSCIP a seleção dos funcionários, é brincar com a inteligência das pessoas.
    3 – porque um Ong/OSCIP, sabidamente voltada para trabalhos com segurança alimentar, começou a trabalhar com albergues?

    tá ficando bom o debate..cada vez tem mais questões nebulosas…

  14. Invocar a constituição me pareceu um tanto exagerado. De resto explicação concreta para o tal “angú” ainda não percebi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo