CongressoEsporteOlimpíada

PÓS-MÍNIMO. Na Câmara, 11 MPs trancam a pauta. Duas delas são “esportivas”

Vivendo o período de, digamos, ressaca, após a aprovação do novo Salário Mínimo (cujo projeto agora está no Senado), os deputados federais começam a próxima semana se debruçando sobre Medidas Provisórias. Quase uma dúzia delas trancam a pauta. Isto é, nada pode ser votado antes delas.

Duas dessas MPs têm destaque especial, na opinião claudemiriana. Uma, aliás a primeira a ser apreciada, é a que cria a “Bolsa-Atleta”. Tem a ver com os desejos brasileiros de fazer bonito na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016.

A outra também está ligada ao projeto olímpico. É a que cria a Autoridade Olímpica, cujo titular, apesar da vontade do PC do B, terá no comando o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Uma espécie de barreira à falcatrua, parece ser o objetivo do Palácio do Planalto, ao nomear o escanteado do BC.

Sobre a rotina semanal dos deputados federais e o que vêm por aí, nos próximos dias, acompanhe material produzido pela Agência Câmara de Notícias. A reportagem é de Rodrigo Bittar. A seguir:

Bolsa-atleta é o primeiro item da pauta do Plenário

Passada a votação do novo salário mínimo, a Câmara inicia a semana com uma série de medidas provisórias que trancam a pauta do Plenário. O primeiro item listado para a sessão ordinária de terça-feira (22) é a emenda do Senado à MP 502/10, que, entre outras medidas, cria dois tipos de bolsa-atleta: para as categorias de base e para os esportistas que estejam entre os 20 melhores das suas modalidades nos rankings mundiais.

A MP havia sido aprovada pela Câmara no último dia 8, mas o Senado acrescentou ao texto emenda que concede à Confederação Brasileira de Clubes, para formação de atletas olímpicos e paraolímpicos, 1/6 dos recursos destinados ao Ministério dos Esportes e provenientes, por exemplo, de prêmios e concursos da Loteria Federal (deduzida a fração repassada às secretarias de esportes dos estados e do Distrito Federal).

Jogos Olímpicos

Caso consiga avançar nessa discussão, o Plenário poderá votar outras dez medidas provisórias que também estarão…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo