Arquivo

Casa de Saúde. Renovação de convênio garante uma sobrevida de três meses ao hospital

Alegria entre os funcionários e direção do hospital Casa de Saúde. O Diário Oficial do Estado deve estar publicando hoje o contrato de renovação do convênio entre Estado, Município, Coopfer e Hospital Universitário ampliando em três meses a gestão conjunta da instituição.

É o tempo necessário à análise da situação, para que então seja assinado um contrato com prazo maior. Essa é, pelo menos, a esperança dos envolvidos. Que, no entanto, convivem permanentemente com outros dramas. Um deles é a realização de pelo menos dois leilões das instalações, ameaçadas por dívidas da Cooperativa dos Ferroviários.

Sobre o alívio e as preocupações, leia reportagem de Elisa Pereira (com a colaboração de Carmem Staggemeier Xavier), que o jornal A Razão publica em sua edição de hoje:

”Renovado convênio da Casa de Saúde
Documento está sendo publicado hoje no Diário Oficial do Estado e tem validade até o dia 26 de maio de 2007

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou na tarde de ontem a renovação do convênio da Casa de Saúde até o dia 26 de maio de 2007. Essa prorrogação, porém, não garante o repasse de recursos financeiros no próximo ano. O convênio firmado entre a Prefeitura, Governo do Estado, Cooperativa dos Ferroviários (proprietária do imóvel) e Universidade Federal de Santa Maria e que permitiu a reabertura do hospital encerraria ontem.

“Essa renovação tem a finalidade de possibilitar a discussão do futuro do hospital, mas não garante recursos orçamentários. A medida buscou somente atender prazos e oferecer condições para a equipe de transição dos governos, que iniciará seus trabalhos na próxima semana”, afirma a secretária estadual da Saúde substituta, Aglaé Regina da Silva. O documento que oficializa o ato deve ser publicado hoje no Diário Oficial do Estado. Já a confirmação da sua assinatura foi feita ao prefeito, Valdeci Oliveira ainda ontem pela manhã.

A prorrogação ocorreu por meio de um termo aditivo, o que significa que durante esses meses as bases da parceria serão as mesmas atualmente em vigor. Pelo convênio, cabe a Prefeitura repassar R$ 60 mil e ao governo estadual outros R$ 200 mil por mês para manutenção do hospital. Um dos problemas enfrentados pela Casa de Saúde no último período foram os constantes atrasos de repasse por parte do Estado, o que em algumas oportunidades ocasionou até mesmo a suspensão de alguns serviços, como cirurgias e internações.

A notícia foi comemorada ontem pela diretora clínica e administrativa do hospital, a médica Rosa Wolf. “A sugestão encaminhada para Secretaria Estadual da Saúde foi de que fosse assinado um termo aditivo de três meses, mas se foi dado um prazo maior, para a gente é melhor. O objetivo é dar um tempo para que o novo Governo do Estado possa se inteirar sobre a Casa de Saúde, seu funcionamento e importância, para só depois discutirmos a renovação da parceria por mais cinco anos”, ressaltou…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br, ou na versão impressa, nas bancas nas primeiras horas desta sexta-feira.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo