CongressoEleições 2012PartidosPolítica

BOA MEDIDA. Caminha-se, enfim, para o fim das coligações proporcionais. Será?

Como todos já sabem, o editor não acredita em reforma política, por razões que todos estão carecas de tanto ler. Mas isso não significa, afinal, que algumas coisas podem acontecer. Aparentemente, uma delas é o fim das coligações proporcionais – e, com isso, o fim também das alianças de ocasião, sedimentadas apenas por individualidades.

E isso, se depender do Senado, ao menos está bem encaminhado. Depois, na Câmara, talvez seja outra história. Enquanto isso, nos fixemos no que papearam, ontem, os integrantes da Comissão da Reforma Política entre os senadores. O material é da Agência Senado, em reportagem de Augusto Castro. A seguir:

Aprovado fim das coligações nas eleições proporcionais 

O fim das chamadas coligações partidárias nas eleições proporcionais foi aprovado por ampla maioria na reunião desta terça-feira (22) da Comissão Especial da Reforma Política, encarregada de elaborar um anteprojeto de lei. Nas proporcionais, são eleitos deputados federais, estaduais e distritais e vereadores.

Dos 18 senadores que se manifestaram, apenas o senador Vicentinho Alves (PR-TO) sugeriu a manutenção das coligações nas proporcionais.

O senador Humberto Costa (PT-PE) chegou a classificar essa forma de escolha como uma “excrescência”, ou seja, uma anormalidade ou excesso do sistema eleitoral. O senador Roberto Requião (PMDB-PR) disse que, nas eleições proporcionais, partidos políticos criam coligações apenas para aumentarem seus tempos de propaganda eleitoral gratuita, instituindo “um mercado paralelo de tempo de televisão…”

PARA LER A ÍNTEGRA, AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Bom dia.
    Acho a medida ótima, chega de partidinhos de aluguel, mas não passa na Câmara dos Deputados. Estou apostando com quem acredita o contrário. Se o povo não se mobilizar indo às ruas, oque virá será muito pior doque se tem hoje. Você já viu um “dog” entregar o osso? risos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo