Meio AmbientePrefeitura

CORSAN. Schirmer dá 15 dias para empresa apresentar “soluções satisfatórias”. E depois? Privatização?

Graúdos da prefeitura, da Corsan, do Governo do Estado. Todos discutindo a atuação da empresa em Santa Maria. Ah, e o ultimato do prefeito Cezar Schirmer

O que seriam “soluções satisfatórias” para um problema que, reconhece o prefeito, ultrapassou vários governos (inclusive o do peemedebista Germano Rigotto)? Bueno, é o que exige o prefeito de Santa Maria para o prazo máximo de 15 dias. Do contrário, a Prefeitura “tomará providências imediatas”.

Me parece, e digo isso respeitosamente, que o tom está claro: essas “soluções” não virão até o dia 30 de março. Portanto, já estou mais interessado em saber quais são as “providências imediatas”. Aliás, depois que este sítio noticiou, ainda no ano passado, que um levantamento já está sendo feito para a privatização (apelidada de “parceria público-privada”), não há dúvida: vem aí o rompimento do contrato com a Companhia (com a inevitável disputa jurídica).

Estou sendo açodado na interpretação? Talvez. O que não quer dizer que esteja errado. Ao menos é o que deduzi depois de conferir o material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura, a propósito da reunião do final da manhã, início da tarde desta quarta-feira, no Centro Administrativo – com a presença de um punhado de graúdos, como você pode verificar, inclusive, na reportagem assinada por Luiz Otávio Prates e na foto de Maria Luiza Guerra. A seguir:

Prefeito dá ultimato à Corsan para apresentar soluções aos graves problemas de saneamento da cidade

No início da tarde desta segunda-feira (14), o prefeito Cezar Schirmer deu o prazo de 15 dias para que a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) apresente propostas concretas e imediatas para solucionar os graves problemas que afetam os serviços de água e saneamento em Santa Maria. A decisão foi anunciada logo após a reunião, que durou mais de uma hora, entre o chefe do Executivo, o presidente da companhia, Arnaldo Dutra, o secretário de Estado de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marcel Martins Frison, os deputados Paulo Pimenta e Valdeci Oliveira e demais representantes da companhia e secretários do município.

A medida vai ao encontro da preocupação da prefeitura para com os problemas históricos relacionados aos serviços prestados pela Corsan na cidade e que se agravavam por 16 anos, em sucessivos governos. Schirmer ressalta que caso a companhia não apresente soluções satisfatórias, a Prefeitura tomará providências imediatas. “A nossa capacidade de tolerância chegou a exaustão. Não dá mais para aguentar. Vou esperar um pouco mais até que tenhamos o início desse plano prometido pela companhia e vou tomar providências, porque quem está sendo prejudicada é a cidade”, dispara.

Durante o encontro, que aconteceu no Gabinete do Prefeito, Dutra apresentou um relatório de ações a curto prazo para o município. Entre as atividades elencadas no documento, o presidente enfatizou a manutenção da rede de esgoto, melhoria na estrutura funcional, necessidade de contratação de recursos humanos e pavimentações de vias. “Identificamos os problemas de Santa Maria para podermos enfrentá-los. Temos dificuldade nas áreas comercial, operacional e administrativa”, reconhece. Porém, o relatório não agradou ao chefe do Executivo. “Esperei que a Corsan fosse trazer uma proposta substancial, nova, algo diferente. Não trouxe. Veio novamente com as mesmas coisas”, avaliou o prefeito.

Na oportunidade, o prefeito também apresentou uma série de imagens a respeito do trabalho realizado pela Corsan, com intuito de demonstrar o cenário negativo de saneamento na cidade. “Temos um problema estrutural em Santa Maria. Por mais que eu me esforce, não acredito que a Corsan vai resolver os problemas da nossa cidade”, lamenta. Schirmer ainda confidenciou que cerca de 80% das clausulas do contrato celebrado com a Corsan há 16 anos não foram cumpridas pela companhia. “Isso passou por vários governos. Passou pelo Olívio, pelo Rigotto, pela Yeda, que são de diferentes partidos, de diferentes ideologias. Isso não tem…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

21 Comentários

  1. Ora, nós sabemos, todos sabem, que a água é um bem público. Sabemos também que a CORSAN tem sido e muito irresponsável com essa água que é pública, distribuída a todos. Não é de agora que nossa cidade sofre com os desmandos dessa instituição. Além de ganharem muuuuito dinheiro aqui, existe poucos investimentos (a distribuição é por declive, não precisa de bomba de água). Querem negociar pq não podem perder esse dinheiro fácil. A municipalização seria a saída mais racional e lógica, pois trata-se de passar para quem é de responsabilidade de fato da dstribuição da água que é o município.

  2. Paulo Carvalho :
    @quido e ambientalóide…
    Tem o terceiro personagem?… O debilóide….
    Depois dessa… Tem que aposentar os pseudônimos….!

    Tem, claro que tem… só nunca fui o Seixas, que posso ser tudo mas não sou masoquista. A brincadeira começou por usar diferentes terminais, em cada um um personagem, mudava de terminal esquecia o nome anterior e criava outro… com tempo misturou… Meu preferido é o Quido. Os outros tendem a desaparecer, se surgem é por usar uma conexao velha…

  3. @quido e ambientalóide…
    Tem o terceiro personagem?… O debilóide….
    Depois dessa… Tem que aposentar os pseudônimos….!

  4. @Quido
    Rsrsrsrsrs essa é boa! Já o Delcatti é o mesmo codinome para muitos, advinha agora! Rsrsrsrs
    Mas para participar como dizia o Bira “tem que ter nível!”

  5. Quido :Para quem não sabia> Quido e Ambientaloide sao as mesmas pessoas… Dr. JEkil e Mr Hide… o editor sabe bem pois controla IPs e nunca foi negado.Acht!(NOTA DO SÍTIO – o editor tem os IPs. Mas não os fiscaliza, porque não é fiscal, polícia, muito menos judiciário. Nem controla nomes ou apelidos ou pseudônimos. Sua única função é zelar pelas regras de civilidade do sítio. Nada além.)

    Pois é acreditando na lisura nunca me preocupai no fecha e abre… até porque as pautas dos “personagens” são as mesmas, quiça o enfoque as vezes seja mais atravessado…
    Aproveito para divulgar o blog do Quido, que tem o alter ego ambientaloide:
    plogdomeioampiente.blogspot.com

    Quido e Ambientalóide… Herr Quido e Dr. Lóide, Ambienta Lóide o mèdico e o monstro, ainda não se definiu quem é um e outro.

  6. Hoje passei pela Riachuelo, bem no meio da manhã, seriam 10 horas. Exatamente no meio do truno.
    O buraco, aberto no sábado, com trãnsito desde então fechado tava VAZIO… podia ver canos e na volta uns seis funcionários ou curiosos (ninguem com uniforme ou crachá).
    Pelo visto estão tapando o buraco… a Lida durou mais que o final de semana. Na esqueina da Riachuelo e Tuiuti nunca vi um fiscal de transito ajudando, pois existe motoristas que NÃO respeitam sinaleiras que seguima funcionando… Bastava respeitar o semaforo para não dar buzinaços…
    Voltando ao buraco. Passei por ele agora a tarde, segue “abandonado”, meio que sem pressa de ser fechado, afinal a rua onde ele reside não é importante para o fluxo de veiculos, especialmente ônibus.
    Sou testemunha OCULAr do descaso com este conserto, parece obra em estrada fantasma… Quem fiscaliza a obra? Quem deveria se preocupar com a agilidade? De colocar dois, tres , dez caminhões para fechar o tal buraco de uma vez, pelo menos uma via para os ônibus…
    Enquanto isto o buraco olha o céu, desde sábado… e pensar que eu li que agilazariam o conserto no final de semana… que piada.

  7. Para quem não sabia> Quido e Ambientaloide sao as mesmas pessoas… Dr. JEkil e Mr Hide… o editor sabe bem pois controla IPs e nunca foi negado.
    Acht!
    (NOTA DO SÍTIO – o editor tem os IPs. Mas não os fiscaliza, porque não é fiscal, polícia, muito menos judiciário. Nem controla nomes ou apelidos ou pseudônimos. Sua única função é zelar pelas regras de civilidade do sítio. Nada além.)

  8. Ildo Callegari :@Ambientalóide Interessante esse argumento,mas o que garantiria que os lucros seriam reaplicados em melhorias do serviço de abastecimento de água, poderia haver desvios para outras secretarias, o que não pode é municipalizar para aumentar a arrecadação somente,por exemplo quanto baratearia o custo do serviço para o contribuinte do município?Int

    Só usei UM argumento, na verdade se espera diminuir custos, lucros e preço final…
    Manter atual preço só usei como um argumento de que se ficaria com MUITO dinheiro e não haveria desculpas para problemas… OS desvios seria questão de evitar ou controlar, via uma lei municipal bem certinha e com tribunais de “faz de” contas controlando, MP, …

    Hoje pagamos caro e a grande parte do arrecadado AQUI em Sta MAria subsidia outrras cidade… podem até ver como um ato nobre, eu vejo que cada real daqui tirado e com uma rede podre… é roubar nossos recursos
    .

  9. Água é bem público, deve ser de responsabilidade pública.
    Só para salientar, a CORSAN sofreu um duro sucateamento nos últimos oito anos, é impossível que as melhoras ocorram nos primeiros dias do atual governo. O golpe que a CORSAN levou nos últimos anos teve o claro objetivo de colocar a opinião pública contra a empresa e, assim, facilitar a sua privatização.
    Para exemplificar, retomo o desmonte da Petrobrás na era FHC, quantos derramamentos/vazamentos de petróleo, plataformas com problemas víamos por ano? Eram vários os casos. Isso era proporcionado por uma má gestão do setor público com o objetivo de entregar a empresa ao setor privado com o apoio da sociedade civil. Bastou uma troca de governo para a Petrobrás voltar a ser referência.

    Então, o mesmo ocorreu, e ocorre, com a Corsan. Má administração proposital.Agora, momento de esperar algum tempo e ver qual será o modelo de gestão que será adotado pelo atual governo.

  10. Sabem como é a estratégia do quero-quero? A nossa sentinela dos pampas…
    A prefeitura está fazendo a mesma coisa…

  11. @Ambientalóide
    Interessante esse argumento,mas o que garantiria que os lucros seriam reaplicados em melhorias do serviço de abastecimento de água, poderia haver desvios para outras secretarias, o que não pode é municipalizar para aumentar a arrecadação somente,por exemplo quanto baratearia o custo do serviço para o contribuinte do município?
    Int

  12. @Ildo Callegari

    Concordo integralmente contigo, Ildo. Que os canais de discussão não sejam bloqueados e que a cobrança sobre a CORSAN seja na medida exata das enormes necessidades de Santa Maria. A sinalização da nova direção da CORSAN foi positiva. Agora, aguardamos pelas ações efetivas.

  13. A água já é privatizada, o que querem é mudar de dono.
    A CORSAN é um cia que visa lucro, que cobra bem pelos serviços prestados. Municipalizar, mantendo os mesmos preços, é deixar toda a grana aqui, para investir.
    GEraria emprego 100% aqui, portanto sou favoravel a MUNICIPALIZAR.

  14. Na minha opinião é hora de realizar um debate sério sem paixões partidárias, a Corsan não pode continuar como está, em primeira mão deve vir os interesses da comunidade, não é possível convivermos com falta d’água no verão em certas regiões nem com o constante esburacamento das ruas, a escolha de Júlio Espirito Santo foi um acerto, é um homem de diálogo, sério, voltados para os interesses comunitários, espero que a proximidade das eleições de 2012 não atrapalhe nas negociações.

  15. Sou a favor…
    Com a privatização o prefeito vai poder comprar um carro alegórigo só pra ele e assim não vai mais gastar dinheiro público para realizar as suas vaidades!

  16. O prefeito está louco: privatizar a água é um crime contra a humanidade. Mandem ele ir ao cinema ver a animação “Rango”. Até o bonequinho sabe que “quem controla a água controla tudo”. Por que não dar a possibilidade da Corsan corrigir os erros cometidos em nome do “déficit zero”? Ou tem algo mais nisso tudo?

  17. Será que o prefeito quer mesmo que a Corsan resolva os problemas ou sonha com a privatização?
    Que interesses há por tráz disso?
    O tempo dirá, eu espero que a Corsan se recupere de gestões desastrosas como a última.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo