CinemaCulturaEstado

CULTURA. Estado ganha novos cineclubes. E ambos têm, na estréia, filme dirigido por santa-mariense

Cena de “Em teu nome“, que marca a abertura de dois novos cineclubes

“Em teu nome”, do diretor santa-mariense Paulo Nascimento, é o filme de estréia na abertura de dois novos cineclubes no Rio Grande do Sul: na Câmara de Vereadores de Porto Alegre e no Museu Júlio de Castilhos, na capital.

E isso se dá justamente na semana em que é festejado o Dia do Cinema Gaúcho (27 de março). No caso de boca do monte, há uma circunstância especial adicional: tanto o Conselho Nacional de Cineclubes quanto o Instituto Estadual de Cinema têm o presidente e o diretor, respectivamente, da cidade. No caso, Luiz Alberto Cassol.

Acompanhe mais detalhes de tudo o que acontece nos próximos dias, em material distribuído pela assessoria do Iecine. A seguir:

Iecine promove abertura de cineclubes na Câmara de Vereadores de POA
e no Museu Júlio de Castilhos

Na semana em que se comemora o Dia do Cinema Gaúcho (27 de março), duas instituições porto-alegrenses entram para o circuito de cineclubes. A Câmara Municipal de Porto Alegre inaugura o seu cineclube no dia 22 de março, enquanto o Cineclube Museu Júlio de Castilhos começa suas atividades no dia 24 de março. As duas instituições inauguram sua programação de cinema com a exibição e debates em torno do filme EM TEU NOME, de Paulo Nascimento. A sessão de abertura dos cineclubes é uma realização das duas instituições e da Secretaria de Estado da Cultura, através do Instituto Estadual de Cinema (IECINE-RS), com apoio do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC). A programação da Câmara de Vereadores também é promovida pela União Gaúcha de Estudantes Secundaristas.

A abertura do cineclube da Câmara Municipal será na terça (dia 22), às 18h, com uma oficina e palestra de Luiz Alberto Cassol, diretor do Iecine e presidente do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, sobre o que é e como funcionam os cineclubes. Na sequência, às 19h15min, acontece a sessão do filme EM TEU NOME, seguida de um debate com João Carlos Bona Garcia, o então estudante (hoje juiz) que serviu de inspiração para o protagonista da trama; Valério Benfica, presidente do Centro Popular de Cultura; e Luiz Alberto Cassol. Toda a programação será no Teatro Glênio Peres, térreo da Câmara de Vereadores (Avenida Loureiro da Silva, 255), e, como todo bom cineclube, tem entrada franca.

Já a sessão de abertura do Cineclube Museu Júlio de Castilhos será na quinta (dia 24), às 19h, no auditório da instituição (rua Duque de Caxias, 1231). Após a exibição do filme, o diretor Paulo Nascimento conversa com o público. “Como diretor do Iecine e cineclubista, considero fundamental a abertura destes dois cineclubes, que contribuem para reflexão sobre a nossa cinematografia. Ambos também têm um valor simbólico, pois fazem parte da semana de comemorações do Dia do Cinema Gaúcho”, destaca Cassol.

Sobre o filme

Baseada em fatos reais, a história de EMTEU NOME se passa nos anos 1970, quando Boni, um estudante de engenharia de origem humilde, adere à luta armada. Entre dúvidas e muito medo do que pode acontecer com família e a namorada Cecilia, Boni acaba preso, torturado e banido do país, ao ser trocado pelo embaixador suíço no chamado Grupo dos 70. Ele e Cecilia passam primeiro pelo Chile, depois Argélia e posteriormente vão viver em Paris, onde Boni é escolhido presidente do Comitê Brasileiro da Luta pela Anistia. Nove anos depois,quando voltam ao Brasil, o país está mudado e eles também passaram por uma grande transformação.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo