CidadaniaEducaçãoSegurança

DO LEITOR. Militante político, a ressocialização de detentos e a escola do Presídio Regional de Santa Maria

Recebi, e reproduzo na íntegra, correspondência eletrônica, na forma de artigo, do militante do PDT, Henrique Heinz. O tema? Bem, confira você mesmo, a seguir:

Diretor de escola em presídios é cargo de confiança, mas da comunidade!

Interesses partidários em Santa Maria se sobrepõem às necessidades educacionais, e a ressocialização através da educação para inclusão social da população em cumprimento de penas. Sem participação efetiva, muitas vezes tem de receber uma pessoa cuja trajetória se desconhece, tampouco os critérios que a conduziram à função.

O Governo Estadual deve estabelecer critérios para a nomeação e exoneração de diretores nas escolas que funcionam dentro dos presídios. Além disso, também é ponto pacífico que a simples indicação políticas para o cargo é péssima maneira de se nomear uma direção.

O perfil do bom diretor: O diretor tem de dar conta da qualidade de ensino em sua escola e tudo o que for condição para alcançá-la. Manter um diálogo aberto com professores, agentes penitenciários, apenados e autoridades responsáveis pelo regime, garantir o direcionamento do projeto pedagógico no presídio, a homogeneidade de conteúdos programáticos entre os alunos apenados, ter bom trânsito nas diretorias penitenciarias, judiciário, e na secretaria da educação. Tudo isso deve fazer parte do cotidiano do bom gestor. Ou seja, para desempenhar todas essas funções com competência é preciso saber articular capacidade administrativa, pedagógica, de recursos humanos e política. A sensibilidade do profissional às demandas do presídio e a permanente abertura à discussão também são pontos fundamentais.

Segundo o Desembargador do Tribunal de Justiça do RS Aramis Nassif no Seminário da Susepe em Santa Maria dia 23/03/2011 sobre Atenção integral para inclusão social da população em cumprimento de penas – Presidiários e a ressocialização através da educação.

“O palestrante Aramis Nassif iniciou sua fala elogiando a atuação da atual Diretora da escola do Presídio Municipal de Santa Maria, Professora Maria Sueli Ferrari, por sua imensa dedicação obtendo êxito com 8 alunos aprovados no Vestibular, disse inclusive que mudou o seu discurso, pois viu nessa iniciativa um movimento rumo a ressocialização através da educação. Disse que essa conquista deveria ser mais divulgada não só pelos meios de comunicação local, mas servir de exemplo para outra Penitenciária.”E agora Governador vai trocar a direção da escola do presídio que esta dando certo por uma indicação, ou melhor, uma acomodação política.

Henrique Heinz

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

28 Comentários

  1. Respeito a tua opinião, mas fico com a minha. 99% de ex-presidiarios devolvidos a sociedade sem recuperação é pior ainda. Os regimes de execuções penais passam pelo Congresso Nacional é lá que devemos reclamar das leis existentes no Brasil. Pensar bem antes de votar em nossos representantes. São eles que fazem e aprovam as leis. Também acho que bandidos pessoas que cometeram crimes hediondos deveriam ter penas mais rigorosas, até mesmo impedidos de voltarem a liberdade.

  2. Henrique Heinz :Olá Jaci,Prisão não é apenas para criminosos cumprirem penas. Devem ser recuperado para quando retornarem ao convívio da sociedade não voltarem para o crime. Cerca de 99% dos presidiários acabam sendo soltos você tem idéia deste problema social, destes ex presidiários soltos por ai sem recuperação.Não defendo delinqüentes, sou a favor da recuperação destes. Eu já fui vitima de assaltos a mão armada, minha família já ficou refém dentro de casa trancada no banheiro, tivemos prejuízos imensos. Os criminosos foram presos cumpriram 8 anos de cadeia aqui em Santa Maria, acho que foi pouco. Mas nem por isso fiquei de braços cruzados apenas criticando o regime penal brasileiro. Não queremos criminoso andando por ai assaltando nossos filhos, e amigos.Sinto muito pela vitima que a senhora se refere, me parece que foi um crime passional, não de uma pessoa sem qualificação, que vive a margem da sociedade sem estudo.
    @Jaci Borreau

    Crime passional é crime, matou, não se controlou, pode fazer de novo… Vai pra prisão pensar no que fez.
    Cumprir uma pena de reclusão onde o lembrar do mal feito deve ser a maneira de pagar.
    Promover cursinho, dar emprego, deveria reverter para o nestado que sustentará um descontrolado, mesmo que momentâneo.
    Prisão tinha que ter o mpinimo, indispensável e suficiente para a vida e eu colocaria a foto das vítimas como “decoração”.
    Ladrão de galinha, estes sim deveriam ter prisão separada, produzirem até pagar o que danificaram. REpor a perda provocada em outrem.
    Esta é minha visão. Separo bem os criminosos, quem usou de violência tem que viver com mínimo.
    Já fui assaltado, mão armada, e acho que é muita mamata dar estudo a criminosos. Tinha que investir na educação dos pequenos. Usar professores, diretores, CCs e FG com bandido é rasgar dinheiro. Preferia ver investido em criança. Para evitar bandido futuro.

  3. Olá Jaci,
    Prisão não é apenas para criminosos cumprirem penas. Devem ser recuperado para quando retornarem ao convívio da sociedade não voltarem para o crime. Cerca de 99% dos presidiários acabam sendo soltos você tem idéia deste problema social, destes ex presidiários soltos por ai sem recuperação.
    Não defendo delinqüentes, sou a favor da recuperação destes. Eu já fui vitima de assaltos a mão armada, minha família já ficou refém dentro de casa trancada no banheiro, tivemos prejuízos imensos. Os criminosos foram presos cumpriram 8 anos de cadeia aqui em Santa Maria, acho que foi pouco. Mas nem por isso fiquei de braços cruzados apenas criticando o regime penal brasileiro. Não queremos criminoso andando por ai assaltando nossos filhos, e amigos.
    Sinto muito pela vitima que a senhora se refere, me parece que foi um crime passional, não de uma pessoa sem qualificação, que vive a margem da sociedade sem estudo.

    @Jaci Borreau

  4. Mais uma vez baixinho!
    Realmente o senhor é mal informado… Em primeiro lugar faço política há muitos anos meu partido já foi governo. Estive ao lado de grandes políticos da historia do Brasil. Nunca indiquei ninguém para CCs, ou FGs. Motivo, sou contra cargos de confiança, sou a favor de concursos públicos. Você esta completamente enganado, no caso da Senhora Professora ela é concursada do estado, foi professora do presídio, desde 2008 é diretora desta escola por competência.
    Veja: Ela tem uma função gratificada e não um cc. Para eleger diretores de escola necessita-se de alguns requisitos, como círculos de pais e mestres entre outros, nas unidades prisionais ocorre através da análise de Currículo e entrevista.
    Também fez cursos de formação para atuar em Neejas prisionais ela participou desses cursos desde 2005. Foi diplomada para ser diretora juntamente com todos os diretores em Santa Cruz para um período de 2010 a 2012. Não sou contra a troca da diretora desta escola, sou contra a indicação sem os critérios necessários para atuar nesta escola atípica. Sou um cidadão nascido em Santa Maria que paga impostos, então é mais um direito é obrigação não aceitar indicações, decisões políticas de favorecimentos de companheiros petistas que há muito tempo esperam por esta oportunidade como é o caso em questão, que fique bem claro sei o que estou dizendo.
    Humor é coisa pra televisão, é palhaçada. Não rio de coisa séria. Na época de Hitler eu não era nascido, sorte a minha. Mas isso não me impediu de estudar ter conhecimento da historia da evolução da humanidade. Fui candidato a vereador, mas optei por ser empresário, gero empregos e renda, sou político para poder ter voz na comunidade, não sou de carreira. Ex-mulher não é parente, esta senhora como eu já disse é concursada não precisa de boquinha.
    Quanto a minha preocupação em defender a questão prisional mais uma vez o senhor esta enganado. No ano de 1979, e a partir da década dos anos 80 minha empresa optou por dar dezenas de empregos para presidiários em regime semi-aberto, destes todos voltaram a viver na sociedade estão reabilitados, são pais de família, alguns hoje estão aposentados, são verdadeiros cidadãos e vivem longe do crime. Quem sabe se eu pensasse como o senhor e mais algumas pessoas que aqui escrevem, e não tivesse feito nada por estas pessoas hoje elas estariam por ai cometendo crimes.
    Baixinho sorte de o seu visinho ter alguém ao lado para ajudá-lo a conseguir um emprego para poder pagar a pensão alimentícia, ao contrario hoje ele seria um ex presidiário, com certeza seria outro discriminado por você.

  5. @Henrique Heinz
    Humor também é coisa séria senhor Henrique,é uma arma quando a coisa é tão ridícula.
    Não essa coisa que o senhor disse aí,nem era nascido na época do Hitler.
    Falando sério então,o debate aqui não é a vida dos presos e sim a manutenção da Titia na mamata.
    O senhor existe nessa cidade há muito tempo, já foi inclusive candidato à vereança e não me lembro de ve-lo defender a questão prisional com tanta enfa-se.
    Vou lhe dizer como ajudo na recuperação de apenados, um vizinho aqui da borracharia foi preso por naõ pagar pensão alimentícia, estava ganhando pouco, nós arrumamos um emprego melhor para ele e…Ah!Coseguimos uma boquinha para ex-mulher dele melhorar o salário,assim ela não aperta tanto ele!
    Veja, não seja tão radical, há coisas que comungamos!

  6. Prisão boa é aquela que um possível criminoso tenha medo de entrar. Não um spa, com aulinha, com caminha boa…
    As pessoas devem temer entrar na prisão, senão nunca teremos respeito. Comida, SEGURANÇA, roupa lavada,… e aulinha.
    Hoje fiquei sabendo que um senhor, que matou a esposa, preso em cidade pequena atendeu uma visita na rua, com celular na mão, este cara nunca terá respeito por nada.

  7. Olá Renata!
    Parece-me que corre o sangue de Nero em tuas veias… Rsssrsrs. Em primeiro lugar não estou brigando com nenhum deputado, muito menos o Pimenta, este merece todo o meu respeito, e já provou que é um homem capaz para representar o povo que o elegeu. Ao contrario de deste ai que recuso de citar o nome, com certeza ele é teu amigo, pediu pra você escrever esta manifestação desprovida. Este ai vive de emprego político sempre pendurado em tetas dos governos, vai para onde dão mais. Com certeza você o conhece bem. Quanto minhas brigas, sempre brigarei por pelas coisas que acho justas.
    Grato

  8. Ola Baixinho!
    Parece-me que você tem pensamentos neonazistas, ou é incapaz de entender a importância do estado para recuperar os presidiários durante o cumprimento de penas.
    Há na sociedade atual uma preocupação muito grande no sentido de
    Contribuir para o processo de ressocialização das pessoas que se encontram
    privadas de liberdade no sistema prisional. Incluí-las socialmente, tornou-se na
    última década, tema central de vários estudos no âmbito nacional e internacional.
    Nós Vivemos em um país onde há muita violência, corrupção, tráfico de drogas e inúmeras rebeliões nos presídios. Freqüentemente os meios de comunicação estão divulgando esses fatos. Através do filme Carandiru, ficamos sabendo um pouco da realidade dos detentos, pois esse nos mostrou que á vida de um presidiário não é nada fácil.
    Mas saindo da cadeia será que não e pior ainda?
    Será que a prisão reduz o risco de futuro crime?
    Será que forma os infratores para serem socialmente produtivos?
    Como é re-inserção do ex-presidiário na sociedade?
    A resposta a essas questões é fundamental para nosso bem-estar, pois cerca de 99% dos presidiários acabam sendo soltos.
    Segundo a defensora Pública Márcia Albuquerque Ferreira, “a atmosfera da prisão é monótona, apertada, brutal e solitária. Não é só com a prisão que a sociedade pune os infratores. Nega-se aos ex-presidiários, o direito de trabalharem em várias ocupações”.
    “O ex-detento não tem futuro, porque é execrado pela sociedade, não encontra trabalho, é rotulado de marginal, e volta ao crime” Um dia na prisão, são como mil dias fora dela. “Mas nada pode acontecer de pior ao homem do que a perda da liberdade”.
    Segundo ex-presidiários a sociedade descrimina-os tanto que não tem como viver em fora do crime, pois não é fácil conseguir emprego. “a não aceitação da sociedade, o preconceito forte, eles continuam sendo marginalizados, apesar de terem cumprido a divida com a justiça, dessa forma é difícil conseguirem emprego e a única solução é voltar para o crime, pois afinal de contas eles têm famílias para sustentar”.
    O que é pior ainda: O preconceito não acontece somente com o ex-detento, mas também com seus familiares. “As pessoas da comunidade terminam julgando, dizem que são traficantes, porque são irmãos, ou filhos de um ex-detento.
    Então baixinho procure ser mais civilizado, entenda melhor os problemas da sociedade antes de fazer criticas sem fundamentação. Ah… Não esqueça este assunto é coisa séria!
    Grato pela opotunbidade de mais uma manifestação nossa neste assunto tão importante para a sociedade rio-grandense.

  9. Olá José…
    Parece que você sabe muito quem sou eu!!!
    Deveria ter mais respeito com quem ajudou o PT chegar aos governos do Estado e do Brasil. Além do mais fomos convidados pelo próprio governador para fazermos parte do governo Tarso. Então nada mais justo que nossa indicação. Agora se tiver uma indicação à altura desta professora serei o primeiro apoiar. O que não concordo é com a perseguição política, isto é coisa da ditadura. Por outro lado começo acreditar que o PT depois que come vira o cocho. 2012 vem ai!!!!

  10. Maria Sueli Mino Ferrari :

    um cc. Para eleger diretores de escola necessita-se de alguns requisitos, como círculos de pais e mestres entre outros, nas unidades prisionais ocorre através da análise de Currículo e entrevista.

    Por favor explique como é o Circulo de Pais e Mestres da Escola em questão…

  11. Ué sai! Se essa titia é tão apaixonada por esse trabalho é só seguir lecionando lá!
    Tem que ser diretora prá ajudar?
    Só lecionar não dá?
    Será que ela é que nem guri quando é dono da bola?
    A paixão é pelo trabalho ou pelo dim dim?
    Tem que ter amor pelo que faz dona!Se eu ligasse prá isso já tinha fechado a borracharia.

  12. Senhor Henrique, não sou CC e nem pleiteio indicação.
    Sou do PT desde 1983 e potanto poderia pleitear se achasse conviniente .
    Quanto ao cargo, não sou favorável a indicação de CC e sim de uma Fg que não será a professora em questão que por sinal filiou-se ao PSDB para ficar no cargo e pula de lado agora.
    Essa de militou em 2002…convenhamos né? É forçar a barra!

    Eu não sou à favor de indicar parentes,ex-mulher ,ex-companheiro,entiados e etc…

  13. Olá,
    Você não sabe o que esta dizendo, procure saber mais antes de opinar. A escola do presídio tem uma dúzia de professores. Quanto aos seus filhos você deve exigir da escola onde eles estão estudando mais professores, pois é um direito de seus filhos. Assim como a recuperação de pessoas que cometeram crimes de se recuperarem, e votarem a viver na sociedade devidamente reabilitados, e longe da criminalidade. Só assim teremos mais segurança para nossos filhos.
    Grato

  14. Concordo que ninguém é insubstituível, só que o trabalho que estou realizando no Neeja Julieta Balestro é inédito no Rio Grande do Sul, pois é a primeira vez que detentos participam do vestibular e são aprovados em uma universidade
    pública.Dos 18 aluno que realizaram a prova 8 foram aprovado.
    Também em 2009 fiz as inscrições de 18 apenados que participaram do Enem para unidades prisionais, sendo que muitos conseguiram certificação para o Ensino Médio Total
    ou parcial. Em 2011 foram 84 inscritos, participaram 74, dois foram aprovados para cursarem universidades particulares e também muitos estão recebendo certificação
    para o E. Médio.A iniciativa de criar Enem para presídios´
    é do Governo Federal.
    Para os menos avisados eu tenho uma função gratificada e não
    um cc. Para eleger diretores de escola necessita-se de alguns requisitos, como círculos de pais e mestres entre outros, nas unidades prisionais ocorre através da análise de Currículo e entrevista.
    Também passamos por curso de formação para atuar em Neejas prisionais eu participo desses cursos desde 2005.
    E quanto ao oportunismo de filiações, saliento que ja militei no PT em 2002, onde várias companheiras hoje se encontram em Brasíla, como Claudia Dutra, Misiara , etc…
    Fui diplomada juntamente com todos os Diretores em Santa Cruz para um período de 2010 a 2012.

  15. @Prof. Santa Nicollozo
    Olá Regis.
    Esta tua manifestação me parece viciada a mando de pessoas descontes com minha manifestação contra as indicações do PT. Da maneira que estão sendo feitas as indicações de CCS em Santa Maria. Eu apenas acho que a professora em questão esta fazendo um ótimo trabalho. O seu empenho na escola do presídio foi reconhecido por diversas autoridades. Será que todas estas pessoas (autoridades) estão pensando de maneira passional. Aconselho você procurar saber mais do trabalho da atual direção da escola do presídio, antes de fazer uma manifestação anódina.
    Obrigado por sua manifestação!

  16. @Jose Delcatti
    Causa-me estranheza a tua manifestação. Eu, em anos de política partidária sempre lutei contra indicações CCS oportunistas de pessoas sem concurso público, e continuo com a mesma posição. No entanto no caso da Professora em questão não sou apenas eu que reconheço a competência frente à direção da escola que funciona no presídio regional, são juízes, desembargadores, diretores do regime prisional, alunos, enfim diversos órgãos da comunidade. Com certeza você deve ser filado ao PT daqueles que estavam durante anos esperando um gaguinho um CC, como disse uma vereadora do PT, que a militância do PT tem a preferência de assumirem os cargos de confiança, pois são anos de espera. Então fica aqui a minha indignação quanto aos critérios que estão sendo que estão sendo usados para a escolha dos cargos de confiança em Santa Maria.
    Outrossim, na Escola do Presídio Regional de Santa Maria os interesses partidários não podem se sobreporem às necessidades educacionais, e a ressocialização através da educação para inclusão social da população em cumprimento de penas.
    Continuo achando que o Governo Estadual deve estabelecer critérios para a nomeação e exoneração de diretores nas escolas que funcionam dentro dos presídios. Além disso, também é ponto pacífico que a simples indicação política para o cargo é péssima maneira de se nomear uma direção.
    Ah! Faço política com responsabilidade, sou contra indicação de parentes, amigos, ou mesmo companheiros de partido para ocuparem cargos de confiança. Sou a favor de concursos públicos. No caso da professora Maria Sueli esta é concursada exercendo suas atividades com 60 horas, não é aposentada.
    Obrigado por sua manisfestação.

  17. Pois é falam de diretores etc…todos esses comentários, acham justo, mais de 40 professores para 60 presos!
    Não se trata de partido mais sim de dignidade. Eu gostaria que meus filhos que são 3 , um professor só pra eles! Isso sim é a realidade!

  18. Concordo plenamente que o PSDB tem pessoas muito qualificadas para diversos cargos, inclusive para este.
    Acho oportuno que eles aguardem o momento em que o PSDB tiver a oportunidade de retornar ao Piratini para mostrarem suas habilidades novamente.
    Nesse momento deverão estar lá os petistas e militantes dos partidos aliados do governo.
    Para a oposição cabe o papel de fazer oposição, isto foi determinado pelo resultado eleitoral.
    Aos pula pula de partido eu sugiro que façam concurso se querem ter estabilidade.
    Para aqueles que já são funcionários e se viciaram em fg, eu sugiro um tratamento psicológico e que aceitem o salário correspondente a sua nomeação.

  19. @Regis
    Entendo que o Senhor Heins etá tratando esta questão levando em conta interesses pessoais de forma passional, a coisa pública não deve ser tratada desta maneira.
    O importante é que a coisa funcione bem, mesmo com trocas, afinal no magistério existe muitas pessoas capacitadas para darem conta dessa tarefa.
    São professores que tem relação histórica com o atual governo e se filiaram em momentos difíceis onde nem sequer o PT era governo.
    Não vejo porque agora o governo do PT dar oportunidades para filiados de ocasião.

  20. Nem tudo é ruim, se for assim, temos a certeza de tudo que for criado agora será ruim no futuro, e não é verdade. A grandeza de um bom gestor é manter viva as coisas boas e mexer nas ruins.
    E temos o orgulho em dizer que PSDB deixa Bom administradores pro governo atual,mesmo que estes ,e sim não honra que lhes deu a oportunidade de mostra ,o trabalho mas entendemos os motivos que a ,ex Tucana se debandou pro atual Partido que esta no governo mas isto é normal aos olhos de muitos que ainda indicam personalistas ,e não PARTIDARIOS para os cargos importantes .
    SÓ espero que quem a indicou tenha consciência da qui pra frente.

  21. @Jose Delcatti
    Concordo com parte do escrito. Tua definição de CC é poética, ideal, pois sabemos que muito CC é para acomodação política, se não fosse não haveriam as filiações oportunistas que tu mesmo critica.
    Espero que Tarso de continuidade para os bons projetos, existem alguns que seguem sendo bons, de tempos atrás. Em time que está ganhando não se mexe. Nem tudo é ruim, se for assim, temos a certeza de tudo que for criado agora será ruim no futuro, e não é verdade. A grandeza de um bom gestor é manter viva as coisas boas e mexer nas ruins. Quem sabe uma pessoa, de carreira, poderia ser mantida como assessora da nova CC, pois sua experiência deveria ser aproveitada.
    O que deveria ser BEM revisto é o tal Abono Permanência, que mantem em atividade aposentados que ocupam espaço de outro ganhando aposentadoria e salário. Um gasto duplo… desnecessário… quem sabe o abono deveria ser limitado a dois anos, tempo do experiente treinar um novo.

  22. Niguém é insubstituível além disso é possível que outras pessoas tenham projetos melhores,vejo em muitas manifestações à respeito de cargos de confiança a presença de um certo ranso e a pura reprodução do senso comum.
    Cargos de confiança não existem para pura acomodação e sim para darem curso aos projetos de governo, certamente o governo Tarso não veio para dar continuidde a política dos governos anteriores.
    Concordo também que aquelas pessoas que já tem tempo para se aposentarem devem dar espaço para outros trabalharem e crescerem dentro da carreira do magistério.
    Não concordo com filiações oportunistas de última hora no PT, sou contra esse inchamento com a debandada de ex filiados do PSDB para o PT com a finalidade de se manterem em cargos.
    Assim sendo apoio integralmente as decisões que foram ou srão tomadas pela Seretaria de Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo