AssembleiaEducaçãoEstado

EDUCAÇÃO. Valdeci declara apoio à recuperação da Universidade Estadual gaúcha

Valdeci recebeu o reitor (E). Apoio à UERGS

Criada há uma década, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul enfrenta problemas. E busca ser reestruturada. Esse movimento tem o apoio do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), que recebeu hoje o reitor da instituição. O relato do encontro e suas decorrências chegam através da assessoria do parlamentar. O texto e a foto são da jornalista Rita Barchet. Acompanhe:

Valdeci apoia recuperação da UERGS

O deputado Valdeci Oliveira (PT) recebeu o reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Fernando Guaragna Martins, em seu gabinete, no final da manhã desta quinta (24). Na visita, o reitor solicitou o apoio do deputado para reestruturar a Uergs e sanar a falta de profissionais na instituição. Martins relatou ao deputado sobre o projeto de lei que tramita no Governo do Estado para contratação de 60 professores temporários para a universidade.

“ A Uergs precisa de corpo docente neste momento. Há alunos que precisam de apenas duas disciplinas para se formar, mas não há professor para ministrar as matérias. Já existe um projeto para contratação definitiva de professores, porém os acadêmicos não podem esperar até o concurso público” declarou o reitor. Valdeci afirmou que é totalmente a favor da reestruturação da Uergs e dos projetos que fortaleçam a instituição.“

 A UERGS é fundamental para o desenvolvimento e para melhorar o sistema educacional do Estado. Infelizmente o governo anterior sucateou e quase terminou com a universidade. O Governo Tarso vai recuperar e vai transformar a UERGS em referência. E o nosso mandato estará apoiando este trabalho” afirmou. O deputado ainda disse que será um interlocutor da luta da Uergs pelo interior do estado. “ A UERGS tem papel fundamental na redução das desigualdades regionais do Rio Grande”, enfatizou Valdeci.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. A mesma conversa de sempre. O governo anterior é culpado disto , é culpado daquilo, ou não fez isto ou não fez aquilo. O governo lula fez mais marketing do que realmete ações importantes para melhorar a educação no brasil. Isto também se vê na saúde pública. Constantes reportagens tem sido apresentadas sobre o caos na educação e na saúde, inclusive no nordeste, onde lula nasceu. Foram oitos anos e muitos problemas graves não foram resolvidos, apenas soluções palhativas. Obras paradas de construções de escolas e hospitais então nem se fala. O governo olívio quase acabou com a segurança pública nomeando o bisol de secretario, sem falar na fabrica da ford que hoje todos sabem faz muito bem para o governo do pt na bahia.

  2. Da mesma forma que o parlamentar apoiou a MP 520 ( a que privatiza dos hospitais universitários), ele continua a agir como “agente” do neoliberalismo e do Banco Mundial: a UERGS não precisa de contratações temporárias, ela precisa de concursos públicos e de dotação orçamentária adequada. Procurar subterfúgios é o mesmo que o governo federal fez com relação aos hospitais universitários: estimula-se as fundações ditas de apoio e se abre a porta para políticas privatizantes… O patrimônio público vai para o ralo…

  3. Estado pobre não combina com universidade. Solidarizo-me com os alunos, mas em tempos de escassez de recursos no RS, eles deveriam ser concentrados no ensino fundamental e médio, estes responsabilidade das unidades da federação. O governador deveria aproveitar sua proximidade com o governo central e federalizar a UERGS. Bom para os alunos e melhor ainda aos cofres públicos estaduais.

  4. A UERGS, sonho acalentado por décadas pelos gaúchos, criada no melhor governo que o Rio Grande já teve, o de Olívio Dutra, em oito anos de governos do PMDB, PSDB e quetais quase sumiu.
    O déficit zero (uma mentira que Tarso, politicamente, chamou de falácia) da Yeda (Cruzes!) e do BOM levou a UERGS quase ao estado terminal, só não tiveram tempo de atirar a pá de cal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo