LUNETA ELETRÔNICA. Velório de Alencar, Medalha do Acampamento, Chicão e o PIMES, adiada greve nas Universidades…
* Daqui a pouco, perto das 9 da manhã, começa em Brasília, no Palácio do Planalto, o velório do ex-vice-presidente José Alencar, morto no início da tarde desta terça-feira.
![José Alencar](https://img.claudemirpereira.com.br/2011/03/José-Alencar1.jpg)
* O corpo também será velado no Palácio da Liberdade, sede do governo de Minas Gerais, em Belo Horizonte, na quinta, dia em que será sepultado -em horário ainda indefinido.
* A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula, que estão em Portugal, onde ele recebe o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra, anteciparam o retorno.
* Lula e Dilma já devem estar em Brasília no final da tarde desta quarta, participando do velório e, no dia seguinte, das cerimônias de sepultamento de José Alencar.
* Quem também vai a Brasília é o governador gaúcho Tarso Genro, ex-ministro do governo Lula, condição na qual conviveu cotidianamente com o ex-presidente.
* Tarso decretou luto oficial no Rio Grande do Sul,por três dias, e na tarde passada fez pronunciamento oficial em que disse ser Alencar um homem “fiel aos propósitos que o uniu ao presidente Lula”.
* Na noite desta terça-feira, a Câmara de Vereadores de Santa Maria, em sessão solene, entregou a Medalha do Acampamento.
![admar cãmara](https://img.claudemirpereira.com.br/2011/03/admar-cãmara.jpg)
* Destinada a pessoas que se destaquem em atividades referentes à Defesa Civil, foi recebida pelo capitão PM Sérgio Henrique Bittencourt.
* Com a morte de José Alencar, a Assembleia gaúcha acabou não votando o único projeto previsto pela pauta desta terça. E também não debateu a proposta de Salário Mínimo Regional.
* Aliás, o Mínimo gaúcho será votado apenas na próxima semana, pois não houve acordo de lideranças para apreciação nesta. A proposta do governo prevê reajuste de 11,6%.
* Na manhã desta terça, a direção do Legislativo Gaúcho, em conjunto com os líderes de partido, aprovou minuta de convênio que permitirá a transmissão do programa da TV AL, Espaço Público, na TVE, emissora em canal aberto.
* O deputado Chicão Gorski (PP) solicitou ao secretário do Gabinete dos Prefeitos, Afonso Motta, a possibilidade de ampliar os financiamentos do PIMES para além de sua finalidade original.
* Chicão quer que o Programa, que beneficia obras de recuperação de vias nas zonas urbanas municipais, também possa ir para áreas como Educação, Saúde e Agricultura.
* Pelo menos por enquanto, está suspensa a greve dos servidores técnico-administrativos das universidades federais, que aconteceria na primeira quinzena de abril.
* Por decisão majoritária, embora nem tanto (69 votos contra 57), de seus membros, a Fasubra (Federação das Associações de Servidores das Universidades Brasileiras) adiou a greve para o final do poróximo mês.
* A razão para a decisão é que há, como conta nota assinada por Fritz Nunes, da assessoria da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (com informações da Associação dos Servidores), expectativa de que as negociações com o governo avancem.
* O que se decidiu em Brasília, no entanto, não agradou os líderes locais dos servidores. Como disse Loiva Chansis, uma das corodenadoras da ASSUFSM, um dos eixos do debate era a pressão contra a MP 520.
* Com o adiamento da greve, “empurrada para o final de abril”, talvez a Medida Provisória já tenha sido votada até lá. Pooois é.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Tarso diz:“Alencar, fiel aos propósitos que o uniu ao presidente Lula” sintetiza o mal que o Sr. Alencar fez ao Brasil e a compra imoral de Deputados do PSDB e DEM que fizeram após a primeira eleição delles, para garantir maior número na base. O Direita burra do Alencar (PL – o maior liberal de todos na época) patrocinou o apoio dos pseudos empresários do Brasil, ao Lula e a petezada, levando os demais hoje (PMDB, PP, PTB, etc…)a apoiarem estes camaradas que pra mim são… Alencar não fará falta, nem pra mim, nem pro PT, que lhe usou e abusou… Descanse em Paz!
Nome de rua, nome de rua, nome de ruaaaa… nome praça, homenagem! Medalha, medalha, medalha…