PrefeituraSaúde

AGORA VAI?! Prefeitura anuncia convênio com franciscanas, para operar o SAMU

Interior de uma das ambulâncias, disponível desde o ano passado, e que agora irá operar

Só o que não está claro, e o sítio imagina que isso seja esclarecido na segunda-feira, quando o convênio será assinado, é a data de início do serviço. Mas o fato é que parece estar, ufa, andando a utilização do equipamento disponível há 10 meses e a efetiva implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Santa Maria.

A prefeitura vai firmar, no início da próxima semana, convênio com a Sefas, o braço para a saúde da Scalifra, também mantenedora do Centro Universitário Franciscano. Já se sabe, por exemplo, que duas das ambulâncias terão como base a Casa de Saúde e outras duas (que, embora para casos urgentes, não necessitem da presença do médico) terão sua base no Pronto Atendimento Flávio Schneider, no Patronato.

Para saber mais, é interessante conferir o material produzido e distribuído pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. A reportagem é de Fabrício Minussi, com foto do arquivo da CCS/PM. A seguir:

SAMU: Prefeitura e Sefas assinam convênio visando sistema em Santa Maria

A Prefeitura de Santa Maria e a Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas) assinam, na próxima segunda-feira, (25), convênio visando a implantação e operacionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Santa Maria (SAMU).

O ato, que contará com a presença do prefeito Cezar Schirmer, do vice-prefeito e secretário de Município da Saúde, José Haidar Farret, e a diretora da Sefas, Ubaldina Souza e Silva, ocorrerá às 10h, no Gabinete do Prefeito, no Centro Administrativo Municipal.

O convênio a ser celebrado entre a Prefeitura e a Sefas tem por objetivo o estabelecimento de ações conjuntas entre os partícipes, visando à implantação e operacionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Santa Maria, garantindo o atendimento à população do Município…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

24 Comentários

  1. @Alexandre Durica
    Tenho amigos em Salvador, sou devota de Yemanjá, costumo passar minhas férias por lá e não tenho problema nenhum em reconhecer que sou completamente alienada em relação a política baiana.

  2. Agora quem não está entendo nada sou eu, O Schirmer disse que foi ele que trouxe o samu para S.Maria, o Jorge `Pozzobon disse aqui nesta coluna que foi êle que conseguiu as ambulâncias para S.Maria.Convém esclarecer ao povo a verdade ou será que não existe verdade, com a palavra o Jorge e o Schirmer,

  3. Comentário típico de quem já está com a mente tomada pelo preconceito, pelo ódio e pelo rancor ideológico. Tenho amigos em SM e costumo visitar a cidade nas férias [além do que; costumo participal da Romaria da Medianeira em novembro, pois sou devoto da padroeira do RS]; portanto não sou um alienado nas coisas da cidade como vc quis transparecer ok. @rosepereira

  4. Essa turma do PMDB adora repassar o que é de responsabilidade do poder público para fundações e outras entidades…
    Foi na época do PMDB que o Detran terceirizou seus serviços para a FATEC!
    Isso que não vou lembrar da época do Britto…
    Em matéria de privatizações o PMDB do RS coloca o PSDB no chinelo!

  5. Tenho convicção de que o Jorge vai também fazer audiência pública para tratar deste tema da privatização do SAMU. Ele é um opositor a privatização da saúde. Certamente não se calará nesta hora, pois seria um grande tiro no pé seu.

  6. Administração que entrega os serviços públicos nas mãos de terceiros só prova sua ineficiência em gestão, ou seja, terceirizem o gabinete da prefeitura. Quem sabe não é a solução dos problemas?

  7. Olha, sem querer entrar no mérito da questão [que por sinal está bem “quente”, rs]; mesmo porque sou morador de Barra Velha; uma pequena cidade do litoral catarinense (aqui por sinal, ainda não temos o servico do SAMU, rsrs); mas não seria mais interessante aguardarmos a assinatura do convênio com a entidade franciscana e o andamento da prestacão do servico móvel; para aí sim; poderem se fazer cobrancas acaloradas?

  8. @Jorge Pozzobom
    Jorge, fugiste da questão: entregar patrimônio público (ambulâncias do SAMU) para uma entidade privada (Sefas)não é privatização mas criar uma estatal para gerenciar hospitais é? E sobre a situação kafkaniana de ter há muitos e muitos meses ambulância paradas, nenhuma palavra? O PSDB é ou não governo aqui? Não te pronuncia para não te queimar com o Dr. Farret?

  9. @Jorge Pozzobom
    É óbvio que não dá para comparar, a MP cria uma empresa estatal e a prefeitura desestatiza um serviço de saúde.
    De forma alguma faço a crítica pela crítica e me conforta saber que sua postura continua a mesma, ou seja, defender seus governos e criticar o dos outros. Ah que fique bem entendido que isso é um elogio.

  10. @rosepereira
    Confesso que nao sei quem tu és, mas se quiseres debater pessoalemente qualquer assunto comigo estou a disposição. Nao sou oportunista de plantao, ate mesmo porque e difícil fazer plantao, pois me falta tempo. De qualquer forma quero te dizer que tu estas completamente equivocada em querer comparar a MP 520 com o SAMU. Talvez tu nao saibas, mas fui eu quem fiz todos os contatos para poder trazer 5 ambulâncias para nossa cidade. POr fim quero te dizer que comentar somente por comentar nao se constrói, te convido para estar junto comigo me criticando para construir, mas nao só por criticar. UMa Feliz Páscoa para ti e que tenhas a compreensão do que escrevi.

  11. Engraçado que é justo Sec. da Saúde que o Pimenta (desde eleição passada) e o Fabiano buscam incansável aproximação.

    Tenho imenso respeito por todos vcs mas existem papinhos que já não tenho pachorra para aguentar.

    Abraço e feliz Páscoa

  12. Convênio pra operar o SAMU, entrega do PA municipal ao Hospital de Caridade, entre outras atitudes, mostram a sanha privatista do Xirme e passam o atestado de sua incompetência (e de sua turma, inclusive o Farret).
    Seria ótimo se ele fizesse um convênio pra administrar TODO o município, já que existem obras paradas há 2 anos e meio! Xirme, pede pra sair!

  13. @rosepereira
    São todos uns meninões em busca de auto afirmação e bater no PT é o caminho que eles encontram.
    Bater no Schirmer não dá Ibope, não os torna notaveis, qualquer um bate.
    Bater no PT é sinal de intelectualidade de quem enxerga as contradições e não compactua com elas e blábláblá…Rsrsrsrsrs

  14. Alem de privatizar o SAMU, convidou o Hospital de Caridade para administrar o PA do Patronato. Com a capacidade que tem o HC vai la e resolve, com certeza. Mas precisaria chegar a tanto!! Admitir que a PMSM nao tem capacidade de gerir a saude do municipio é extremamente lamentavel. Peça ajuda aos universitarios Sr Prefeito(como no programa do SS).

  15. – Mais uma vez se confirma a IMCOMPETENCIA dos atuais ocupantes do Paço Municipal. É a Politica de QUARTERIZAÇão inventada pela atual Schirmer/Farret. Como não sabem ou não querem gerir a coisa pública então entregam tudo para o Privado. É inicio do Fim do Serviço Público, o Povo de Sta.Maria que seja o inicio do fim deste Governo Schirmer/Farret.

  16. É a privatização dos serviços de saúde, o Pozzobom não vai chamar uma audiencia pública que nem com a MP 520?
    O schirmer está cumprindo a risca o que aprendeu no governo Brito, se tornou um vendilhão das coisas públicas da saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo