ALMOÇO COM FEIJÃO. Tarso, Valdeci e prefeitos da região produtora, no Galpão Crioulo
Não há dúvida: foi criativo. Já que não foi à festa, o governador Tarso Genro confraternizou – digamos, a caráter – com prefeitos da região produtora de feijão, especialmente Sobradinho. Lá estiveram secretários e outras autoridades, inclusive o deputado Valdeci Oliveira (PT), cuja assessoria produziu material a respeito. O texto é de Rita Barchet, com foto de Christiano Ercolani. Acompanhe:
“Arroz e feijão no Palácio Piratini
Valdeci Oliveira participou do “Almoço do Feijão”, realizado nesta quarta (6) no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, com o governador Tarso Genro e os prefeitos da Região Centro Serra. A confraternização foi oferecida pelo chefe do executivo estadual em cortesia por sua ausência na 14ª Festa Estadual do Feijão, que ocorreu entre os dias 30 de março e 3 de abril, no município de Sobradinho.
Durante o almoço os representantes da Associação dos Produtores de Feijão (Aprofeijão) apresentaram o programa Arroz com Feijão, O Sabor do Brasil, lançado durante a 14ª Festa Estadual do Feijão, ao governador Tarso Genro. “Queremos aumentar o consumo e a qualidade na produção destes dois produtos. Além de serem corretamente nutritivos para consumo, são dois impulsionadores da nossa economia. Arroz e feijão é a combinação perfeita para o desenvolvimento da nossa região”, afirmou o presidente da Aprofeijão, Tarcísio Cereta.
O governador Tarso Genro colocou a secretarias do governo a disposição dos municípios e disse que apoia as ações do Programa. “O que buscamos é que a recuperação da cultura do arroz, que já viemos incentivando, venha conjugado com o feijão, revitalizando toda a base produtiva local e histórica de nosso Estado. Nesse sentido, é fundamental a organização dos produtores e de toda a cadeia”
O deputado Valdeci Oliveira salientou que investimentos devem ser empregados neste nos setores agrícolas principalmente no área de infraestrutura. “ Durante minha campanha e nos meus roteiros de final de semana passo por muito municípios gaúchos e reclamação que mais escuto dos produtores agrícolas é a falta de água. Acredito que o governo estadual posso lançar, a exemplo do governo Federal que criou o Luz para Todos, o programa água para todos, para impulsionar o setor agrícola do nosso Estado” declarou Valdeci.
O almoço servido no encontro teve com cardápio principal arroz e feijão, produzidos no Rio Grande do Sul. Também estiveram presentes na confraternização o secretários estaduais Luis Fernado Mainardi, Estilac Xavier, Ivar Pavan e Vera Spolidoro.”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
@PAULO
Deixa o povo comer o que quiser.. Graças ao Lula o povo tem dinheiro para comprar outras coisas!
De mais a mais… Se aumenta o consumo, aumenta a procura e aumenta o preço para o consumidor!
Me disseram que se tiver um pró-vinho vai ter um monte de interessados
@genil pavan
É que eu tenho um amigo, que me fala tão bem de ti, que me confundi quando lí Ivar pavan e meu cérebro já processou o teu nome….
Tenho certeza que tu tem capacidade de ocupar o lugar de uns quantos que estão no primeiro escalão….
E não esuqeça de me chamar no pró-canha!
Bem humorado este Paulo Carvalho, mas muito mal informado….Não sabe ele e muitos outros que essa dupla (feijão com arroz) supre praticamente todas as necessidades nutricionais do organismo humano, sendo muito baratos, de origem vegetal e, ainda por cima, eivados de soberania alimentar (produzidos aqui mesmo no Brasil e, no caso, no RS). Não sabe, porque mal informado talvez, que o consumo per capita vem diminuindo muito ano apó ano, dada a mudança econômica e cultural da sociedade: mais pessoas trabalhando fora de casa, pouco tempo para preparar as próprias refeições e, em certa dose, um pouco de preconceito (ao fazer refeições fora, impera o pensamento do tipo “arroz e feijão se come em casa”). Uma bela iniciativa, pois focada na educação alimentar. Ou melhor: na re-educação alimentar e nutricional. Jerico, no caso, é o missivista.
@Paulo Carvalho
Amigo. Tens certeza que tu leu a matéria?
Desde quando Genil Pavan é Secretário de Estado?
PS… Incentivar o Consumo de arroz com Feijão…que idéia de jerico.
Daqui uns dias vem o Pró-churrasco para incentivar o consumo de Carne…
Quando vier o Pró- canha eu participo!