CongressoPolítica

NA LARGADA. Um décimo do Congresso não será o mesmo eleito pelos brasileiros

Não sei como é (falha nossa) no restante das democracias parlamentares do planeta. Mas será que é como no Brasil? Aqui, acontecem coisas inusitadas. Por exemplo: quatro meses após a eleição, ainda pode mudar a composição dos eleitos para a Câmara dos Deputados e do Senado – por força da indefinição da Justiça Eleitoral acerca de vários recursos impetrados ou até invalidação feita pelo Ministério Público.

Mas não é só isso. Um punhado de parlamentares eleitos assume, porque a Constituição manda, e imediatamente se licencia – para assumir algum Ministério ou Secretaria de Estado. É desse jeito que se pode afirmar: quase um em 10 dos mais de 500 escolhidos pelo povo para legislar não estará no Congresso.

Não se trata de criticar, apenas de constatar. É o que faz, com a excelência de sempre, o sítio especializado Congresso em Foco. A reportagem é de Mário Coelho. Confira:

Onze parlamentares perderam a vaga na Justiça

…Eles foram eleitos, mas não vão tomar posse em 1º de fevereiro. Em alguns casos, nem como suplente ficaram. Dez candidatos a deputado federal e um ao Senado tiveram votos suficientes para conseguir uma cadeira na Câmara dos Deputados em 3 de outubro. No entanto, após decisões da Justiça Eleitoral e recontagem de votos, eles tiveram de ceder as vagas para outros com melhor desempenho eleitoral.

Entre as eleições do ano passado e a posse na Câmara dos Deputados, vão se passar quase quatro meses. Período suficiente para montagem de gabinetes, para a diplomação na Justiça Eleitoral e, no caso de alguns, para assumir secretarias e ministérios. Até o momento, são 41 os deputados eleitos que já assumiram cargos no poder Executivo estaduais e federal. O número pode aumentar a consolidação de secretariados de estados como Amazonas, Bahia e Rio de Janeiro.

Um dos casos mais emblemáticos é do deputado Paulo Maluf (PP-SP). Candidato à reeleição, o o ex-prefeito paulistano concorreu com o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Pesava contra ele uma condenação por improbidade administrativa por conta da compra de frangos congelados para a prefeitura de São Paulo na década de 1990…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA SABER QUEM ENTRA E QUEM SAI, NA CÂMARA E NO SENADO, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo