LUNETA ELETRÔNICA. Luto de Valdeci, o que a AL pode votar, Medalha para Helen, Projeto Corujinha…
* O deputado Valdeci Oliveira (PT) cancelou todas as suas atividades nesta segunda-feira, para acompanhr o velório e o enterro de seu tio, Eloi Oliveira, que tinha 70 anos.
* Oliveira era muito considerado por Valdeci, pois o hospedou em Gravataí quando o hoje deputado, antes de seguir a carreira sindical e, depois, política, era metalúrgico naquela cidade da região metropolitana.
* Se vão ou não ser votados, e quando, só o colégio de líderes partidários da Assembleia Legislativa é que decide – no final da manhã desta terça.
* De todo modo, um quarteto de propostas está em condição de ser apreciado pelos deputados gaúchos. Um dos Projetos de Lei, inclusive, chama a atenção.
* Trata-se do PL 36/2011, originário do Palácio Piratini, que institui o Programa Casas da Solidariedade. Que nada mais são do que os antigos albergues.
* Sob a administração dos deputados, e sem verbas definidas em orçamento, eles estão vetados pela Justiça Eleitoral e quase levaram à cassação de meia dúzia de parlamentares.
* Quem está faceira é a vereadora santa-mariense Helen Cabral, do PT. Ela recebeu, no sábado, em Porto Alegre, a Medalha Dom Pedro II.
* O motivo para a honraria: ter se destacado, como dá conta sua assessoria, como “vereadora mais atuante no município, em defesa do Instituto Tiradentes”.
* Se, no Estado, há o que votar na Assembleia, na Câmara dos Deputados e no Senado, que retomam suas atividades nesta terça, a coisa está travada.
* Entre os deputados, há 14 Medidas Provisórias trancando a pauta. Inclusive a que redefine regras do programa Minha Casa, Minha Vida.
* No Senado a situação talvez seja ainda mais grave. Se os senadores não votarem até sexta a MP que autoriza empréstimo de R$ 20 bilhões para o trem-bala, ela perderá a validade.
* Para fechar, cultura: “As Aventuras de Robin Hood” é a peça encenada pelo Projeto Corujinha 2011. E a proposta, totalmente bancada pela Fundação Eny, prevê a exibição em 12 escolas de Santa Maria e Região.
* Neste mês de abril, além da Escola Irmão José Otão, que recebe nesta terça a estreia do projeto, a peça será encenada no dia 26, na Escola Olavo Bilac.
* São 40 minutos de muita ação intepretada por atores amadores, todos integrantes do quadro de funcionários da Eny Calçados.
* Cá entre nós, se trata de iniciativa que merece os aplausos da comunidade. Afinal, que recebe tudo, e de graça, são os estudantes das escolas públicas estaduais e municipais.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Claudemir, poderia especificar melhor o que é a “Medalha Dom Pedro II”, pois acredito que assim como eu, muitos internautas ficaram “boiando”, rsrs. E o Intituto Tiradentes teria a ver com os Colégios da rede TIRADENTES; da Brigada Militar-RS?