Coluna Observatório. Tarso é o favorito do PT para concorrer ao Piratini. Mas, e depois?
Internamente, a vitória
tende a ser do ministro.
E aí começa o problema
Nos dias 18 e 19 de julho, o PT do Rio Grande realiza um encontro extraordinário. Antecedido de reuniões regionais, o evento deverá definir a posição dos petistas gaúchos acerca do pleito de 2010 e, inclusive, fechar o nome do candidato ao Palácio Piratini.
Há três nomes à disposição. Nesta semana, no intervalo de 24 horas, entre quarta e quinta, o trio esteve em Santa Maria, conversando com apoiadores da boca do monte. Aqui vieram Ary Vanazzi (da corrente Articulação de Esquerda), Adão Villaverde (Construindo um novo Brasil) e Tarso Genro (Mensagem ao Partido).
A parte a deliberação nacional do PT, que não quer saber de definições antecipadas – pensando exclusivamente na sucessão de Lula e na candidatura de Dilma Rousseff – a gauchada do PT pretende resolver tudo já, sem temer os riscos do centralismo impor algo diferente mais adiante.
Segundo os especialistas (sim, eles existem) em disputas internas do PT/RS, a confluência de várias correntes a apoiá-lo tendem a fazer do ministro da Justiça Tarso Genro o candidato. Mas isso é apenas o início de um processo, que demandará muita conversa interna e, sobretudo, externa. A política de alianças, que deve excluir o PMDB, aliado preferencial nacional, será determinante para os passos seguintes do PT.
Terá Tarso, se for mesmo o ungido, condições de agregar parceiros suficientes para disputar com chances um provável segundo turno? Ou ficarão pelo caminho, ele e o petismo, confundidos no isolacionismo que tem sido habitual nas últimas eleições? Quem sabe a resposta? O colunista, não.
Em tempo: no petismo santa-mariense, para ficar nas figuras mais conhecidas, Valdeci Oliveira está com Villaverde, Paulo Pimenta e Fabiano Pereira com Tarso, Cristiano Schumacher com Vanazzi. Mas isso, garantem todos, não os divide. Então, tá.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.