REFORMA POLÍTICA. Sarney recebe relatório com 12 propostas. E diz que vai fazer andar. Então, tá!
O voto continua obrigatório, o financiamento das campanhas será público, acaba a reeleição (os mandatos passam a ser de 5 anos, de prefeito, governador e presidente), fim das coligações partidárias nos pleitos proporcionais. Essas são quatro, simplificadamente, das 12 medidas sugeridas e aprovadas pela Comissão da Reforma Política do Senado.
Agora, o resultado do trabalho será entregue ao presidente do Senado, a quem caberá dar seguimento ao processo. Mais sobre isso – deixando claro que este editor não acredita minimamente na aprovação de alguma coisa, com a possível exceção do fim das coligações proporcionais – no material produzido pela Agência Senado. A reportagem é de Rodrigo Baptista. Confira:
“Relatório da Reforma Política será entregue na quarta-feira
O presidente do Senado, José Sarney, informou que vai receber, na próxima quarta-feira (13), do presidente da Comissão de Reforma Política, senador Francisco Dornelles (PP-RJ), o relatório final com os 12 temas aprovados pelo colegiado. Segundo Sarney, a própria comissão terá mais 30 dias, a partir da entrega do documento, para formular proposições sobre os assuntos examinados.
– Eu pretendo dar mais 30 dias para que eles formulem decisões por meio de projetos de lei ou de [propostas] de emendas constitucionais. É uma vontade que nós estamos tendo da classe política, dos senadores, para enfrentar esse problema e tentar resolvê-lo – assinalou.
Ao ser indagado sobre a possibilidade das mudanças entrarem em vigor apenas em 2014, e não em 2012, como a imprensa chegou a cogitar, Sarney disse que o “mais importante é que se caminhe, e não se fique parado nesse assunto…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.