Política

CREIA! País pode ganhar, e logo, dois novos Estados. Até plebiscito já foi aprovado

Assim ficaria o mapa do futuro Pará, dividido em três

Se depender da Câmara dos Deputados (e, claro, do interesse de muita gente louca pra virar governador, deputado, senador, construir uma capital, uma assembleia legislativa e etc, etc, etc), loguinho o Brasil terá 29 estados. Os dois novos viriam do atual Pará, desmembrado em três com a criação dos futuros Tapajós e Carajás.

E, creia, a coisa está andando rápido meeeesmo, inclusive com a autorização para a realização de plebiscito – nele, os paraenses decidirão a parada. Aliás, eis um assunto que, salvo raríssimas exceções, a mídia tradicional não deu a mínima, embora tenha sido dado um passo importante na última quinta-feira. Escândalo? Claro que não. Pelo menos este editor não notou nada. E você?  Quem conta mais é a Agência Câmara de Notícias, na reportagem de Murilo Souza. Confira:

Câmara aprova plebiscitos no PA para criação de mais dois estados

…O Plenário aprovou, nesta quinta-feira (5 de maio), dois projetos de decreto legislativo que autorizam a convocação e a realização de plebiscitos sobre a divisão do Pará e a criação de dois novos estados: Tapajós e Carajás. Os textos aprovados determinam que as consultas públicas sejam feitas no prazo de seis meses após a publicação dos decretos autorizativos.

A primeira proposta, que trata do plebiscito para a criação de Tapajós, deverá retornar ao Senado por ter sido alterada na Câmara. O texto aprovado é o substitutivo do deputado licenciado Asdrubal Bentes (PMDB-PA) ao PDC 731/00, apresentado pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR). Bentes foi o relator da proposta na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional. 

No plenário, a matéria foi relatada pelo deputado Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA). Segundo o parecer, o texto precisou ser modificado para incorporar vários municípios criados ao longo do tempo em que a proposta tramitou no Congresso. Houve ainda…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo