Às vésperas de sua convenção nacional, o que aparenta (a quem lê o que se publica no centro do poder) é que o PSDB decide, já, quem será o seu candidato a Presidente da República em 2014. E como Aécio Neves tem maioria (não se sabe ainda de que tamanho), o que se discute é que papel terá José Serra, que também quer continuar na lida.
Nesse contexto, fica cada vez mais claro porque os aecistas querem barrar os serristas até mesmo do tal Instituto Teotônio Vilela. Dessa função, o ex-governador paulista teria um belo de um “aparelho” para manter-se vivo. E, claro, sob o ponto de vista de Aécio, atrapalhando a vida do senador mineiro.
Quer entender melhor? Vale a pena ler o material publicado hoje, n’O Estado de São Paulo. A reportagem é de Christiane Samarco. A seguir:
“Tucanos veem ITV como máquina para ‘campanha’ de Serra…
A briga de poder em torno do espaço do ex-governador tucano José Serra na nova direção nacional do PSDB, a ser eleita dia 28, vai muito além da secretaria-geral do partido e da presidência do Instituto Teotônio Vilela, (ITV) de estudos e pesquisas.
Aliados do senador Aécio Neves (MG), com o apoio de tucanos de todas as regiões, entendem que o que está em jogo é se haverá ou não duplo comando no PSDB. Precisamente por isso, será difícil Serra assumir o ITV.
Foi o que decidiu a cúpula nacional do partido, incluindo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A avaliação geral é de que no ITV, com um orçamento de R$ 10 milhões anuais para contratar uma assessoria e rodar o País “em campanha”, Serra criaria um poder paralelo. Por isso, parte do tucanato mantém-se firme na disposição de dar o comando do ITV ao ex-senador Tasso Jereissati. FHC, Aécio e o presidente nacional do partido, deputado Sérgio Guerra (PE), candidato único à própria reeleição, ainda estão negociando uma fórmula para contemplar Serra. Além da secretaria-geral, hoje ocupada por Rodrigo de Castro (MG), também está sendo estudada a alternativa de dar importância e poder efetivo ao Conselho Político para acolher Serra…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Talvez só um grande ato de exorcismo seja capaz de desencarnar este cadáver político chamado José Serra.