DestaqueEleições 2022

ELEIÇÕES. Na reta final, Leite mantém-se líder no Facebook e vira o jogo sobre Onyx no Instagram

Candidato tucano tem mais interações que o adversário nas redes sociais

Tucano Eduardo Leite assumiu a liderança das interações no Instagram, em 22 de outubro, e não saiu mais do posto (Foto Reprodução)

Por Maiquel Rosauro

Eduardo Leite (PSDB) abriu uma ampla vantagem sobre Onyx Lorenzoni (PL), nas duas principais redes sociais, na última semana. O ex-governador manteve-se à frente do concorrente nas interações no Facebook e virou o jogo no Instagram, onde o deputado federal mantinha-se na ponta.

No Facebook, de 3 outubro até as 19h30min desta sexta-feira (28), as fanpages da dupla tinham provocado 911,2 mil interações, entre reações, comentários e compartilhamentos às postagens publicadas, conforme dados compilados pela ferramenta CrowdTangle. Leite registrou 553,3 mil interações. Onyx teve 357,8 mil.

No Facebook, o candidato do PSDB apresenta um desempenho superior ao candidato do PL neste segundo turno (Foto Reprodução)

Embalado com o resultado nas urnas em 2 de outubro, o parlamentar iniciou o segundo turno liderando a corrida na maior rede social do mundo e disparou quando publicou um vídeo com o presidente Jair Bolsonaro (PL), em 6 de outubro, com um convite para um evento em Pelotas. No dia seguinte, Leite começou uma reação com vídeo discursando para apoiadores e assumiu a liderança de vez, em 11 de outubro, quando publicou um vídeo afirmando que o Banrisul não será vendido – uma exigência dos partidos de esquerda que decidiram apoiá-lo.

O ápice do tucano no Facebook veio em 21 de outubro, quando divulgou trecho de um debate em que afirmou que Onyx vê apenas “eleitor lulista” e “eleitor bolsonarista”, enquanto ele vê gaúchos.

Onyx chegou a esboçar uma reação, em 25 de outubro, quando postou trecho de um debate defendendo Bolsonaro contra críticas de Leite, onde ele cobra que o tucano tenha uma posição em relação ao pleito federal. Foi a publicação com mais engajamento após o vídeo com o presidente, mas insuficiente para que ele se mantivesse à frente do tucano no dia seguinte.

No Instagram, segundo o CrowdTangle, ambos produziram 1,78 milhão de interações em seus perfis, entre curtidas e comentários. Leite obteve 1,02 milhão de interações e Onyx 760,1 mil.

Na badalada rede social, a corrida foi equilibrada até o dia 22 de outubro, quando Leite assumiu a liderança e não saiu mais do posto. A ponta foi tomada com uma sequência de fotos registradas na Oktoberfest de Igrejinha. O post com mais engajamentos veio em 26 de outubro, quando postou a foto abaixo.

O melhor momento de Onyx no Instagram foi logo na largada do segundo turno, em 3 de outubro, quando o clima de festa da primeira votação estava na estratosfera. Mas o tempo passou e o clima esfriou. Desde então, seu melhor dia foi em 19 de outubro, quando publicou uma imagem com a hashtag “#Bolsonaro22”, o qual afirma que dia 30 não estará em jogo apenas a eleição, mas a liberdade.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo