Artigos

Uma cidade boa para se viver – por Carlos Costabeber

Na semana passada criei uma polêmica, ao escrever um artigo sob o titulo: SANTA MARIA, UMA CIDADE RUIM DE SE VIVER?

Pois bem! A repercussão foi muito boa, pois procurei mostrar o seguinte: Santa Maria, por enquanto, é uma cidade que oferece uma excelente qualidade de vida aos seus habitantes.

Mas, se não forem feitos investimentos em infraestrutura (trânsito, esgoto, calçadas, arborização,ruas/rodovias…..) no curto e médio prazos, e não mudar a maneira como os santa-marieneses tratam a sua cidade, em pouco tempo iremos sofrer com as consequências.

Mas hoje, temos de comemorar! Vivemos numa cidade interiorana, mas que tem uma grande diferença das demais comunas de porte médio: SANTA MARIA É UMA CIDADE COSMOPOLITA.

Com a criação da UFSM, um número significativo de pessoas da comunidade passou a viajar/estudar em grandes centros do país e do mundo, e com isso, trazendo “na mala” mais conhecimento e uma cultura mais qualificada.

Com isso, durante os 50 anos de existência da UFSM, a cidade teve um “upgrade” inigualável, em todas as áreas de atividade.

E agora, com o advento das novas universidades particulares, esse impulso é ainda mais significativo.

Daí uma outra conclusão, INÉDITA (nunca ouvi ou li nada a respeito): QUALIDADE DOS MIGRANTES !

O que quero dizer com isso:

As pequenas cidades do interior estão minguando, pois boa parte da mão-de-obra sem qualificação busca emprego nos grandes centros industriais (Grande Porto Alegre, Caxias do Sul). Com isso, essas regiões-pólo tem atraído gente sem preparo e sem dinheiro, aumentando os índices de criminalidade e com a criação de vilas sem estrutura urbana.

Mas vejam o privilégio de Santa Maria:

Um percentual significativo das pessoas que se mudam para cá SÃO QUALIFICADAS. Estou convencido de que em nenhuma outra cidade de porte médio no Brasil haja uma migração desse nível.

Graças às universidades, aos militares, funcionários de repartições públicas e profissionais liberais, acabamos atraindo justamente pessoas que vêm agregar valor a nossa comunidade.

Conheço em bom número de famílias do Rio, Norte/Nordeste, Brasilia, que depois de morar temporariamente por aqui, acabou por se fixar para sempre em nossa cidade. 

Cito sempre que conheci um Almirante da reserva da Marinha que, ao se aposentar, saiu com a esposa (gaúcha de Porto Alegre) para conhecer o interior do Rio Grande. Ao chegarem em Santa Maria, se apaixonaram tanto pela cidade que acabaram por se fixar definitivamente entre nós.

Vamos, pois, cuidar bem da nossa bela Santa Maria. Incrivelmente, são os forasteiros que mais valorizam nosso chão.

E VIVA SANTA MARIA!!!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo