EducaçãoJornalismoMídia

COMUNICAÇÃO/MERCADO. Um fórum que vale a pena, no Centro Universitário Franciscano

Presta atenção nos nomes a seguir. Tenta descobrir o que eles têm em comum. Não, não é uma pegadinha. Apenas uma questão a ser proposta por este editor e que, creia, é extremamente positiva. Confira:

Marsal Alves Branco,  Mateus Kirinus Piveta, Luís Gustavo Carvalho Alonso Rays, Byron Segundo Castro Cerda, Fabiana Tarabal Oliveira, Samanta Carvalho, Alexandre Brandão Skowronsky, Julian Medeiros, Mariana Dubou Hansel, Diogo de Souza Dutra, Andre Deak, Ana Brambilla, Debora Cristina Lopez, Jorge La Ferla, Carla Andrea Schwingel, Larissa Magrisso, Andressa Quadro, Morgana Hamester.

Então, conseguiu uma resposta? Bueno, há pelo menos duas situações comuns a todos. Estão de alguma maneira ligados ao mercado de comunicação. Todos eles. Seja dentro ou fora (a maioria) da academia, mas têm um pé (ou os dois ou o corpo inteiro) no dito cujo mercado e vivem dele. E a segunda: nenhum deles é exatamente um ser midiático – no sentido de estar todo dia no jornal ou no rádio ou na TV, seja como fonte ou profissional de jornalismo e/ou publicidade e/ou propaganda.

Dito isto, o que é raro neste editor, um sincero e efusivo cumprimento a quem bolou, organizou e escolheu (sei que ninguém fez sozinho, o que aumenta o mérito) os oficineiros e palestrantes de mais um (o 9°) Fórum de Comunicação do Centro Universitário Franciscano.

Creia, é bastante provável que tenha “menos mídia” (e uns e outros podem ficar preocupados), mas não há dúvida: quem participar do evento sairá ganhando conhecimento. Que, afinal, é o objetivo principal. Ou não?

Ah, o Fórum acontece entre 14 e 16 deste mês, no Conjunto III – Rua Silva Jarim, 1175
Prédio 13 – Salão de Atos e Prédio 14 – Salas do 5º, 6º e 7º andares – durante os turnos da manhã, tarde e noite. Isso é no Centro Universitário Franciscano. Quem quiser saber como (e quanto custa) se inscrever, entra nesse link: http://www.unifra.br/eventos/comunicacao2011/fazer_inscricao1.asp . E quem quiser conferir o currículo dos palestrantes, ele está num link específico lá embaixo, no final do texto.

Enquanto isso, e até para entender o elogio (sim, foi um elogio) lá do início, confira você mesmo a programação oficial do evento, a seguir:

14/06/2011 – Terça-feira
Manhã – Palestras
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
8h30min às 10h10min
“A era do valor no mundo digital”
Palestrante: Alexandre Skowronsky – Global Comm Comunicação
10h30min às 12h
“Vida digital”
Palestrante: Byron Castro Cerda – Segundo.TV São Paulo/SP
Tarde Oficinas – 14h às 18h

PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Oficina 1: Produção de vídeo no after effects
Ministrante: Byron Segundo Castro Cerda – Segundo.TV São Paulo/SP
Oficina 2: Comunicação integrada e as mídias digitais – Santa Maria
Ministrante: Mariana Hansel – Empresa Adesivos de Parede
Oficina 3: Repetição e acaso: a palavra poética na performance intermídia pletórax – Santa Maria
Ministrante: Marcelo Sahea – Diretor de Arte Gesttione
JORNALISMO

Oficina 4: Cobertura colaborativa
Ministrante: Andressa Quadro – Núcleo de Comunicação Macondo Coletivo
Oficina 5: Possibilidades de conteúdo, seeding e relacionamento nas mídias sociais para jornalistas
Ministrante: Ana Brambilla – Jornalista e blogueira
Oficina 6: Cobertura jornalística em rádio hipermidiático: narrativa multimídia e produção multiplataforma
Ministrante: Profª. Debora Cristina Lopez – UFSM
Noite – Palestras
JORNALISMO – Coordenação Professora Stefanie Carlan da Silveira – UNIFRA
Palestras
18h25min às 20h10min
“Rádio e convergência: aproximações à narrativa multimídia no radiojornalismo hipermidiático”
Palestrante: Profª. Débora Cristina Lopez – UFSM
20h30min às 22h10min
“Mídias sociais aplicadas ao jornalismo”
Palestrante: Ana Brambilla – Jornalista e blogueira

15/06/2011 – Quarta-feira
Manhã – Palestras
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
8h30min às 10h10min
“Games, a comunicação em upgrade”
Palestrante: Marsal Avila Alves Branco – Feevale
10h30min às 12h
“A linguagem musical”
Palestrante: Luís Gustavo Alonso Rays – UFRGS
Tarde – Palestra – Publicidade e propaganda e jornalismo
13h30min às 15h10min
“Inovação aberta e o Battle of Concepts”
Palestrante: Fabiana Tarabal Oliveira – Battle of Concepts – São Paulo – SP
Tarde – Oficinas 
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Oficina 7: Battle of Concepts/São Paulo – Processo criativo com foco em inovação
Ministrante: Diogo de Souza Dutra – Battle of Concepts – São Paulo – SP
Oficina 8: Planejamento de comunicação para jogos digitais 
Ministrante: Marsal Alves Branco – Feevale
Oficina 9: Trilha musical 
Ministrante: Luís Gustavo Alonso Rays – UFRGS
JORNALISMO

Oficina 4 (continuação): Cobertura colaborativa
Ministrante: Andressa Quadro – Núcleo de Comunicação Macondo Coletivo
Oficina 10: Blogs jornalísticos
Ministrante: Profª. Carla Andrea Schwingel – Mackenzie/SP
Oficina 11: Olha quem está falando também: produção de conteúdo para marcas
Ministrante: Larissa Magrisso – W3HAUS
Noite – Palestras
JORNALISMO

18h25min às 20h10min
“Olha quem está dialogando agora – as marcas e o consumidor nas redes sociais”
Palestrante: Larissa Magrisso – W3HAUS
20h30min às 22h10min
“Os processos de produção do jornalismo digital”
Palestrante: Carla Andrea Schwingel – Mackenzie/SP

16/06/2011 – Quinta-feira
Manhã – Palestras
PUBLICIDADE E PROPAGANDA

8h30min às 10h10min
“Pensadores multimídia. Nem on, nem off”
Palestrante: Mateus Kirinus Piveta – Grupo de Planejamento do Rio Grande do Sul/Competence – Porto Alegre – RS
10h30min às 12h
“Mobile?”
Palestrante: Samantha Carvalho – Sócia Diretora da Queen Mob
Tarde Oficinas – 14h às 18h
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Oficina 12: Vamos pensar multimídia. Nem on, nem off 
Ministrante: Mateus Kirinus Piveta – Grupo de Planejamento do Rio Grande do Sul/Competence – Porto Alegre – RS
Oficina 13: Plataformas móveis no planejamento de mídia
Ministrante: Samantha Carvalho – Sócia Diretora da Queen Mob
Oficina 14: A criação na era digital: técnicas para fugir dos clichês – Santa Maria
Ministrante: Julian Medeiros – Agência Gesttione
JORNALISMO – Coordenação Professora Morgana de Melo Machado Hamester – UNIFRA
Oficina 15: Narrativas multimídia e interativas no jornalismo do século 21: ferramentas livres
Ministrante: André Deak – Casa da Cultura Digital
Oficina 16: Assessoria de imprensa multimídia
Ministrante: Profª. Morgana de Melo Machado Hamester – UNIFRA
Noite – Palestras
JORNALISMO
18h25min às 20h10min
“Narrativas multimídia e interativas no jornalismo do século 21”
Palestrante: André Deak – Casa da Cultura Digital
20h30min às 22h10min
“Cinema, vídeo e multimídia: as transformações do audiovisual” 
Palestrante: Jorge La Ferla – Universidad de Buenos Aires/ Universidad del Cine
Obs.: Programação sujeita a alterações, considerando-se a possibilidade de imprevistos.

CLIQUE AQUI E CONFIRA CURRÍCULO DOS PALESTRANTES

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo