CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Programa do Governo do Estado beneficiará 50 vítimas santa-marienses de exploração sexual

O programa, que é gerido pela Secretaria de Justiça, terá a adesão da prefeitura, conforme foi acordado nesta quarta-feira, em Porto Alegre. O secretário Fabiano Pereira teve reunião com a vereadora Maria de Lourdes Castro (PMDB) e a secretária de Assistência Social, Marta Zanela – que também encaminharam outros pleitos do município.
O que é o programa, e sobre o que mais foi conversado, você tem, em detalhes, no material produzido pela assessoria do Secretário de Justiça. A reportagem (texto e foto) é de Gabriel Gabardo. Acompanhe:
“Projeto beneficiará 50 crianças e adolescentes em Santa Maria
Um projeto da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos para combater a exploração sexual no Estado deve beneficiar 50 crianças e adolescentes vítimas desse tipo de crime em Santa Maria. Nesta quarta-feira (15), a secretária de Assistência Social do município, Marta Zanella, e a vereadora Maria de Lourdes Castro visitaram o secretário Fabiano Pereira em Porto Alegre e comprometeram-se com a iniciativa.
Com início previsto para o segundo semestre, o programa será financiado pelo Sistema S (conjunto de organizações do setor produtivo) e atingirá, no total, 300 crianças e adolescentes no Rio Grande do Sul. Cada jovem receberá uma bolsa de R$ 500 reais e ensino profissionalizante, além de acompanhamento da assistência social para as famílias.
A prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, auxiliará no mapeamento das zonas onde ocorre a exploração sexual comercial em Santa Maria. “O objetivo é dar um novo sentido para a vida dessas crianças e jovens, atuando não só na repressão ao crime quanto no ambiente familiar e social em que elas se encontram”, explica Fabiano. O secretário afirmou, durante a reunião, que a IX Jornada Estadual contra a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que ocorre neste ano, terá uma das etapas na cidade da Região Central.
Além do projeto de combate à exploração sexual, as representantes do município apresentaram ao secretário demandas na área das pessoas com deficiência. Um fórum sobre o tema, organizado pela Secretaria da Justiça, deverá debater em Santa Maria políticas públicas para essa população, como a garantia de acessibilidade e a capacitação de profissionais que trabalham na área.”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Fiquei muito feliz em saber da iniciativa. Tenho realizado pesquisas e projetos na área de políticas públicas municipais em benefício da criança e do adolescente que sofrem de violência sexual, e ainda vejo muita deficiência nessa área. Esperamos por resultados efetivos.