CongressoConsumidorEconomiaNegócios

E NÓS COM ISSO?! Telefônicas e Organizações Globo brigam feio por lei que regula mercado de TV por assinatura

Pra começar, não acredito nem um pouco que nós, os consumidores de televisão, consigamos ter ganhos importantes. Taaaalvez no preço. Mas, ainda assim, a Globo (que impede que seu próprio sinal seja repassado às operadoras que não aquelas em que têm participação acionária ou que não retransmitam os canais da Globosat – dos canais Telecine, Brasil, Universal e Première, por exemplo) deverá ser a mandante da coisa.

No entanto, e é por isso que brigam (ou você pensou que seria diferente), é inegável que haverá maior concorrência. E, portanto, o risco da perda de participação no tal de mercado, com a conseqüente redução do lucro. Simples assim.

Este sítio, embora não aposte um tostão furado na melhoria das condições para o consumidor, ao menos se diverte lendo o que os grandões da mídia, agora acossados pelas operadoras de telefonia, têm que fazer para manter o seu quinhão. É nesse sentido que vale a pena ler o material (inclusive o infográfico acima) publicado hoje, pelo jornal Folha de São Paulo. A reportagem é de Júlio Wiziack, e foi reproduzida no portal do jornalista Luis Nassif. Confira:

Teles acusam Globo de barrá-las em TV

As operadoras de telefonia acusam a Globo de tentar barrar o projeto de lei (PLC 116) que abrirá o mercado de televisão a cabo para as teles pondo fim às restrições ao capital estrangeiro.

Oficialmente, as operadoras não falam do assunto. Nos bastidores, dizem que a Globo está tentando “segurar” ao máximo a tramitação do projeto, porque ele abre a possibilidade de que as operadoras se associem a emissoras de TV para formar um novo programador de canais concorrente da Globosat, maior programadora da América Latina.

A Globo nega. “Apoiamos a aprovação do projeto tal como se encontra no Senado”, afirma Evandro Guimarães, vice-presidente de relações institucionais das Organizações Globo. Segundo ele, as acusações são infundadas.

Em uma carta enviada pelas Organizações Globo ao líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), a que a Folha teve acesso, o grupo afirma que concorda com o projeto desde que “haja compromisso da liderança de que não haverá vetos do Executivo, que de qualquer forma possam mutilá-lo, provocando desequilíbrio nas relações entre produtores e distribuidores de conteúdo”.

A Folha apurou que o governo ainda não deu garantias à Globo de que não haverá vetos. Outra preocupação é a de que as teles continuem impedidas de controlar produtoras de conteúdo…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Meu caro Claudemir, de certa forma tudo a ver conosco. Essa é uma briga de cachorros grandes. Lastimável que o dono do canil (leia Governo Federal, quem regulamenta esses Serviços) não faça para que tenhamos serviço de qualidade a preços civilizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo