CongressoEducaçãoJornalismoJudiciárioTrabalho

JORNALISMO. Volta do diploma obrigatório ainda pode tardar. Mas um eito foi concluído e a sociedade ganha

Obviamente, com raríssimas exceções (e o editor só lembra do Diário Popular, tradicional jornal pelotense), a mídia tradicional é contra. O que já é um bom sinal, para a sociedade, pode apostar. Mas o fato é que o retorno da obrigatoriedade do curso superior em jornalismo para a prática da profissão está com metade do percurso concluída – a partir da aprovação da “PEC do Diploma”, pelo Senado, na noite de anteontem.

É uma história ainda inconclusa. Mas chegará a bom termo, mesmo que tarde. Um excelente material, inclusive com questões históricas, é contado pelo ótimo jornal eletrônico Sul21. Vale a pena ler o texto de Samir Oliveira, a seguir:

PEC avança e diploma de Jornalismo pode voltar a ser obrigatório no país

A proposta de emenda à Constituição (PEC) que impõe a exigência de formação superior em Jornalismo para o exercício da profissão no Brasil está mais próxima de se tornar realidade. Nesta terça-feira (7), o Senado aprovou a medida por 60 votos favoráveis e 4 contrários. Agora a proposta tramita na Câmara dos Deputados e a expectativa de dirigentes sindicais é que ela possa ser posta em votação até o final do ano.

PEC 33/09 foi uma reação à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que em junho de 2009 sepultou por oito votos contra um a exigência de formação específica em Jornalismo para o exercício da profissão. Até junho de 2011, foram concedidos 11.877 registros profissionais, dos quais 4.764 foram para não diplomados.

Apesar de faculdades de Jornalismo existirem no Brasil desde o final da década de 1940 – a primeira foi a Faculdade Cásper Líbero de Comunicação social, fundada em 1947, em São Paulo -, a obrigatoriedade do diploma só foi estabelecida em 1969, pelo decreto-lei 972. O texto foi assinado pela junta militar que comandava o país em plena ditadura e não passou por votação no Congresso Nacional, que estava fechado em função do AI-5…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo