FIM ÀS ALIANÇAS. Reforma política (lembra dela?) tenta andar. Ao menos no Senado
A passos de cágado, mas anda. Se será aprovada em tempo de vigorar no pleito do próximo ano, já é outro departamento. De todo modo, pelo menos no Senado – na Câmara, alguém aí tem notícia? Este sítio, não. Lá, a comissão especial criada perpetrou algumas ideias, depois transformadas em projetos de lei ou proposta de emenda à Constituição.
São algumas dessas propostas que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania discute e vota no meio da semana que está começando. Uma delas tem boas chances de passar, não apenas na CCJC, como também no plenário – e depois ir à avaliação dos deputados.
Qual? Aquela na qual este editor aposta em aprovação: a que acaba com as alianças nos pleitos proporcionais. Ah, para sber mais dela e de outras, acompanhe material produzido pela Agência Senado. A reportagem é de Iara Guimarães Altafin e Augusto Castro. Confira:
“Mais quatro propostas da reforma política na pauta da CCJ
Com nove itens na pauta de votações, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realiza reunião ordinária na quarta-feira (8), às 10h. Os senadores poderão votar quatro propostas elaboradas pela Comissão Especial da Reforma Política. Caso aprovadas, todas seguirão para análise do Plenário.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 40/11 acaba com as chamadas coligações partidárias nas eleições proporcionais (para deputados e vereadores). O relator, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), apresentou voto favorável ao texto.
De acordo com a proposta, são admitidas coligações apenas nas eleições majoritárias (presidente, governador, prefeito e senador). O texto mantém determinação constitucional vigente que assegura autonomia dos partidos para estruturação e organização interna, prevendo em seus estatutos normas de fidelidade e organização partidária. Também mantém a não obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital e municipal…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.