PESQUISA. Prefeitura minimiza aumento da avaliação negativa. Mas se preocupa com os serviços pior avaliados
Nesta terça-feira acontece a habitual reunião do secretariado, sob o comando do prefeito Cezar Schirmer. Pelo que foi possível recolher, junto a fontes do Centro Administrativo (e também de fora dele, no âmbito do governo), não houve sinal de preocupação maior com o resultado da pesquisa publicada sábado pelo jornal A Razão, e reproduzida neste sítio em duas notas (AQUI e AQUI) no final da manhã do mesmo dia.
Há o entendimento, e ele faz sentido, de que a margem de erro (5,5% para mais ou para menos) deixa os índices praticamente iguais aos encontrados em levantamento anterior, feito em dezembro, também pelo instituto Methodus, e igualmente publicado por A Razão. Assim, o aumento dos índices ruim e péssimo, de 39,3% para 42,4%, é estatisticamente empate. Como também a redução dos índices bom e ótimo (de 29,2% para 25,6%).
Até aí, ninguém perdeu o sono, no poder da comuna. Mas há detalhes da pesquisa que, estes sim, poderão levar a medidas ainda impossíveis de prever, hoje. Mas que tenderão (será uma necessidade administrativa e, com certeza, uma imposição política) a um debate interno para resolver. Se trata dos serviços que contam com a pior avaliação dos munícipes.
Assim, as ações recentes da secretaria de Infraestrutura, buscando solução para a falta de asfalto e a buraqueira da cidade, podem contribuir para melhorar a situação. Mas ainda está longe de ser o desejado pela população, que confere a esse item a pior das avaliações – seguida, não muito longe, do atendimento à saúde. Esta, aliás, é a principal das prioridades a ser enfrentadas, de acordo com a pesquisa.
Portanto, ainda que seja impossível de prever o comportamento do prefeito, são esses os temas que deverão (ou deveriam, ao menos) predominar no encontro semanal desta terça. E que levarão (ou não) a medidas administrativas urgentes. Bem, é isso. Ou as conseqüências políticas podem ser desastrosas, como o editor pode recolher da impressão causada pelo levantamento tornado público no final de semana.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.