
Por José Mauro Batista / Editor do site Paralelo 29 (*)
Em duas sessões extraordinárias na quinta-feira (12), a Câmara de Vereadores de Santa Maria aprovou, além de uma verba extra de R$ 3 mil e de 200 litros de gasolina por parlamentar, mais cinco cargos de confiança. No total, a atual legislatura já criou 26 novo cargos, contabilizando-se 21 assessores de vereador aprovados em março.
O Projeto de Lei nª 9994/2025, que cria cinco novos cargos de confiança de livre nomeação, foi aprovado na sequência do Projeto de Resolução nº 08/2025, que reestrutura a organização dos serviços internos da Câmara. Essa resolução abriu caminho para a criação dos cinco novos cargos aprovados logo em seguida.
Os cinco cargos de confiança (CCs) vinculados à Mesa Diretora do Legislativo poderão ser preenchidos por pessoas de fora da Câmara ou por funcionário da Casa, mediante pagamento de Função Gratificada (FG). Atualmente, a Mesa Diretora tem 19 cargos de livre nomeação.
Alguns cargos de confiança de direção da Câmara têm salários maiores que os dos próprios vereadores. Por isso, esses cargos servem de moeda de troca nas eleições para a Presidência da Casa e demais funções da Mesa Diretora. Eles são preenchidos por indicação dos vereadores que votam na chapa vencedora.
NOVOS CARGOS CRIADOS PARA A MESA DIRETORA
Diretor (1)
Assessor Superior (1)
Chefe de Divisão (1)
Assessores de Diretoria (2)
COMO FICAM OS CARGOS LEGISLATIVOS
- Gabinete da Presidência – Chefe de Gabinete e Assessoria da Presidência
- Procuradoria Jurídica Legislativa
- Assessoria Técnica Legislativa
- Secretaria Legislativa incorpora Arquivo Geral e Setor de Protocolo
- Secretaria de Gestão e Administração (antiga Secretaria Geral)
- Diretoria de Planejamento e Licitações (nova, desembrada da Diretoria Administrativa), Incorpora Divisão de Compras, Licitações e Contratos
- Diretoria de Serviços e Operação (nova, desembrada da Diretoria Administrativa). Incorpora Divisão de Serviços, Setor de Seguraça, Setor de Transporte, Setor de Manutenção, Setor de Recepção, Divisão de Patrimônio, Divisão de Almoxarifado e Divisão de Informática e Tecnologia da Informação
- Diretoria Financeira
- Diretoria de Gestão de Pessoas
- Diretoria de Comunicação Social. Incorpora Divisão da TV Câmara e Setor de Relações Públicas
- Gabinetes Parlamentares…”
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
(*) Esse material foi publicado com a autorização do editor do Paralelo 29, dentro do acordo de parceria que une os dois sites.
Obvio ululante. Quando é para beneficio proprio não tem situação e oposição, vermelhos e cavalistas. É uma geléia geral.
Cabidão da Vale Machado. Só fazem moções, cpi’s pizzaiolas, serviço de despachante junto ao executivo e distribuem comendas que só tem importancia para uma bolha. E não é só a mesa, daqui uns 10 anos quando ficar pronto o Elefante Branco a desculpa para se mudar para o predio novo é ‘não cabe todo mundo’. O predio antigo vira um museu que as escolas irão compulsoriamente visitar.