PRÁTICAS RESTAURATIVAS. Ministério Público e Cededica lançam projeto em 8 escolas

Acompanhe, a seguir, na íntegra, material que recebi agora há pouco, da assessoria de imprensa do Ministério Público. O texto e a foto são de Maurício Araújo. Confira:
“MP de Santa Maria propõe projeto de Práticas Restaurativas
O Ministério Público de Santa Maria, juntamente com o Cededica, lançou nesta segunda-feira, 11, o projeto de Práticas Restaurativas para oito escolas da cidade. A partir da sensibilização e da capacitação da comunidade escolar um grupo previamente capacitado implementará as Práticas Restaurativas através da comunicação não violenta, prevenção dos conflitos e dos círculos restaurativos.
O projeto, que será executado pelo Cededica e fiscalizado pelo MP, terá duração de um ano. Durante esse período será formado grupos de estudos para levar aos alunos, pais, professores e a toda comunidade escolar as Práticas Restaurativas.
Segundo os capacitadores, as práticas estão fundadas em um conjunto de valores e princípios que proporcionam a construção da cultura e da paz. Também acrescentam que é preciso compromisso entre os envolvidos para a implementação do projeto. É necessário envolver a comunidade escolar, trabalhar com as famílias e resgatar vínculos.
Estiveram presentes no evento os Promotores de Justiça, Ivanise Jann de Jesus, Antônio Augusto Ramos de Moraes, a Juíza da Infância e da Juventude, Dra. Lilian Franzmann, representantes da 8º Coordenadoria Regional de Educação, Brigada Militar, Cededica, representantes das escolas beneficiadas, entre outras autoridades.
Para encerrar a palestra os capacitadores expuseram uma frase, de Marcel Proust, para reflexão. “A verdadeira viagem de descobrimento consiste não em procurar novas terras, mas ver com novos olhos”.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
INTERESE PÚBLICO: todo o conteúdo de Práticas Restaurativas está no sítio http://www.justica21.org.br/