SAÚDE PÚBLICA. Começa conferência municipal, boa chance para discutir o assunto
São dois dias. Nesta sexta e também no sábado. Várias discussões marcadas. É a Conferência Municipal de Saúde, em sua nona edição. E que tem como tema fundamental, escolhido pelos organizadores, a expressão “Todos usam o SUS! Na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”.
Para saber mais detalhes, inclusive toda a programação, confira material produzido e distribuído pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. A reportagem é de Vera Jacques. Acompanhe:
“SUS, Seguridade Social e Políticas Públicas de Saúde são temas da IX Conferência Municipal da Saúde que inicia nesta sexta (1º)
Acontece nesta sexta (1º) e no sábado (2), na sede da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), a IX Conferência Municipal de Saúde, promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Município da Saúde. O tema deste ano, escolhido pelos organizadores é: “Todos usam o SUS! Na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro ! A Abertura oficial do evento acontece na sexta, às 17h, com a presença do prefeito Cezar Schirmer; secretário de Saúde, José Haidar Farret; presidente da Câmara de Vereadores, Sandra Rebelatto; diretora do Husm, Elaine Resener; coordenadora da 4ª CRS, Ilse Mello; Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rosa Wolff e presidente da Comissão de Saúde do Legislativo, vereador Luiz Carlos Fort.
Durante o evento serão abordados cinco eixos temáticos: Política de Saúde na Seguridade Social, segundo os princípios da Integralidade, Universalidade e Equidade; Participação da Comunidade e Controle Social; Gestão do SUS (financiamento: pacto pela saúde e relação público x privado; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde; Plano de Carreira Cargos e Salários dos trabalhadores do SUS. Maria do Carmo Quagliato, da Comissão Organizadora salienta que o evento foi feito exclusivamente para os usuários do SUS, para a valorização e o conhecimento de como funciona o sistema. “É importante a participação dos usuários, pois são eles que vivenciam o sistema no dia a dia”, diz Maria do Carmo.
A Comissão Organizadora da Conferência ressalta a importância da participação de todos os usuários e trabalhadores do SUS. O evento é aberto ao público e o credenciamento será no dia 1º, das 15 às 18 no local. Nos dois dias da atividade terá ônibus gratuito para a comunidade saindo das quatro regiões da cidade (Leste, Oeste, Sul e Norte). No dia 1º, a saída é às 14h30 e o retorno é às 20h. Já no dia 2, a saída será às 8h e o retorno às 18h. Terá almoço no local.
Confira a Programação:
Dia 01 de julho de 2011.
Credenciamento: 15h às 18h
Abertura: 17h
Composição da mesa:
1- Prefeito municipal de Santa Maria Cezar Augusto Schirmer
2- Presidente Câmara Municipal Vereadores SM- Sandra Rebelatto
3- Secretário de Saúde SM – José Haidar Farret.
4- Direção Husm- Elaine Resener
5- Coordenadora 4ªCRS- Ilse Mello
6- Presidente CMS- Rosa Maria Wolff.
7- Presidente Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores-Luiz Carlos Fort
18h- Palestra 1: Todos usam o SUS. “SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro.”
19h – Palestra 2: “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”.
20h- Encerramento.
Dia 02 de julho
9h- Inicio dos trabalhos em grupo
10h30 -Coffe break
12h30min- Almoço
14h- Escolha dos delegados à Conferência Estadual.
16h30min- Plenária Final – Coffe break”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Apesar do aspecto deliberativo desta conferencia , os governantes não estão nem aí. Não será diferente por parte do bravateiro que está no 7º andar da Venancio Aires. Dele e seu fiel escudeiro Farret. Pobres trabalhadores da saúde.Quem mandou acreditar!