CidadaniaPolíticaSaúde

BOA NOTÍCIA. Sandra Feltrin é mesmo uma brava, uma guerreira. E vai para nova etapa da luta por sua saúde

Sandra Feltrin: mais um desafio a ser vencido. Eis uma militante guerreira

Pouca gente sabe. Fui dos primeiros, por força de uma das atividades profissionais que desempenho, junto ao Hospital de Caridade. Aliás, jornalista, muito provavelmente, o primeiro. Mas é o tipo de notícia que não se dá. É o necessário respeito a privacidade de um ser humano que desenvolve uma verdadeira guerra pela vida. Que, e esta é a boa notícia, está vencendo – embora ainda persista um caminho importante a ser percorrido.

E, diga-se, só estou contando um pouco dessa história porque fui autorizado a fazê-lo, nestes termos em que falo dela. Me refiro às muitas batalhas enfrentadas (e vencidas) pela advogada e militante socialista Sandra Feltrin, grande liderança do PSOL em Santa Maria e ex-candidata a prefeita e deputada estadual.

Comecemos pelo momento atual. Sandra, que há algum tempo dá expediente no seu local de trabalho, mesmo que limitadamente, vai para São Paulo nesta sexta-feira. Lá, passará por procedimento cirúrgico importante. Mais uma etapa do tratamento a que se submete desde pouco antes do pleito de 2008. Se afastou, então, da campanha para a Assembleia Legislativa. Não se sabe se obteria uma cadeira. É até pouco provável. Mas fez menos do que poderia, em termos de voto, pelo seu afastamento e apesar do trabalho multiplicado por seus apoiadores do PSOL da boca do monte e da região.

Em carta enviada a seus amigos (algo que este editor acabou se tornando, com muita honra) Sandra faz um verdadeiro libelo em defesa da vida e da luta a que se impôs, como militante política. Respeitosamente, o texto na íntegra não é publicado. Mas, munido pela confiança nele depositada, o editor escolhe apenas dois trechos. O inicial. E um dos finais. Eles dão bem conta do que aconteceu e da esperança da cidadã. E, creio, permitirão que se amplie ainda mais a corrente de solidariedade e torcida por esta mulher que, com sua família, não descrê da ciência e, mais ainda, acredita na qualidade do ser humano.

Logo no início, Sandra dá conta do que aconteceu, naquele instante crucial, lá por agosto/setembro de 2010:

“Faz um ano que vivo uma jornada de lutas contra o câncer. Inicialmente, o diagnóstico foi de seis meses de vida. Passei um bom tempo de hospital em hospital, ora em SP, ora em Florianópolis, onde mora minha irmã, ora em Santa Maria. Cheguei a 42 quilos, vomitava muito, antes, durante e depois da quimioterapia. Não sentia mais o gosto dos alimentos. Paralelo à quimio, ingeri muitos remédios. Por um bom tempo tomei 12 comprimidos diários…”

Depois disso, faz uma série de observações que garante estarmos diante de uma guerreira que superou muitos obstáculos. Seu peso aumentou, sua imunidade (ainda baixa) se ampliou, e a esperança se tornou ainda mais consistente. Com a ajuda da família, dos amigos, dos parceiros políticos, e até de silenciosos seres humanos que não deixam de orar por ela. Adiante, perto do fim do texto, as informações mais recentes:

“…Nesta sexta feira, dia 19, irei novamente a SP, onde farei exames preparatórios para fazer uma cirurgia de retirada do baço e ressecção tumoral. Não sei explicar muito bem o que é essa tal ressecção, mas sei que estou em boas mãos, estou forte e convicta de que isso vai me ajudar. Estou me preparando para mais esse procedimento e quero pedir que continuem passando para mim as melhores energias e orações para que eu volte logo para Santa Maria e retome a minha vida normal…”

PARA FECHAR: esta nota só foi redigida e é publicada  porque o editor (e sobre isso conversou com o amigo de muuuito tempo atrás, João Damian, marido de Sandra, e em consonância com os desejos dela) acredita que, assim fazendo, está ajudando a espalhar a necessária corrente de solidariedade. Que, junto com os cuidados científicos que está recebendo, permitirá que a luta e a guerra de Sandra Feltrin não esmoreça. Até a vitória final.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

21 Comentários

  1. Estou torcendo por ti Sandra, te conheço, te admiro e te respeito pelas tuas lutas. Temos divergências ideológicas, mas nenhuma divergência pessoal. Que Deus continue te iluminando e que tu venhas rapidamente para fazermos debates acalorados nas próximas eleições. Um abraço de coração do teu amigo e colega de advocacia. Jorge Pozzobom

  2. Tenha muita fé e coragem Sandra para enfrentar esta batalha ! Sei muito bem o que e isso pois lutei no ano passado contra um cancer também !! E hoje, graças a Deus, me sinto vitoriosa !! Vai com fé que dá tudo certo .

  3. O exemplo se dá no dia-a-dia. Na trajetória da SANDRA, podemos escolher qualquer dos passos. E seguir acertando… SANDRA, JOÃO: estamos juntos.

  4. Cara Sandra, não te conheço pessoalmente, mas desejo as energias mais positivas para sua melhora. Espero que sua saúde permita que nos represente novamente para prefeita ou para conquistarmos uma vereadora que bote a casa em ordem (convenhamos, está uma vergonha!). O socialismo é uma opção que o brasileiro precisa conhecer.

    Energia e fé!

  5. Sempre admirei e continuo a admirá-la mais ainda por sua postura diante da vida,da politica e agora da doença.Estamos sempre orando por vc camarada Sandra! Muita força em mais essa batalha que tenho certeza que sairá vitoriosa!! Laura e Gabi.

  6. Nao a conheco pessoalmente, mas, já a admiro pela forca, coragem, e fé com que está enfrentando a doenca. Ja é um exemplo de superacao. Santa Maria está torcendo por voce em uma corrente de solidariedade e energia positiva com a certeza de que a vitória estará ali logo adiante e que tudo, tudo mesmo vai dar muito certo.

  7. joão damian e sandra perdi o número do telefone por isto não liguei, o KM 2 deve muito a você sandra e aprendi com vocês o pouco que sei da politica siga em frente precisamos de pessoas como tu e o joão em santa maria lutando pelo justo e o social um abraço, joão rocha, joão o meu número é 99 81 43 99 me liga quero o número do telefone de vocês.

  8. Loiva :Brava, companheira, Sandra!Só quem vive a experiência de um câncer sabe, o que bravamente, a nossa amiga e guerreira Superou e ainda supera.A superação das nossas dores, da nossa inquietude e nossas fragilidades, medos, pavores , na mesma proporção da força, da crença e da esperança. No nosso silêncio, no nosso profundo silêncio, no encontro com a gente mesmo. Onde passa filme na nossa vida. Alguns, não aguentam e acabam se entregando. Outros, decidem a lutar pela vida. E Sandra, é um desses exemplos que decide pela vida.E com certeza, já venceu e vencerá mais esta etapa do seu tratamento, apoiado por todos que a amam muito.Sandra, minha amiga, companheira de luta e guerreira, força, coragem.E força, também á todos os familiares da Sandra.Loiva

    O epíteto de “guerreira” também cabe para a Loiva. Parabéns!

  9. Como jaguariense, conterrâneo do João, esposo da Sandra, e amigo da família, quero expressar minha solidariedade e oração. Que Deus a abençoe!

  10. Brava, companheira, Sandra!
    Só quem vive a experiência de um câncer sabe, o que bravamente, a nossa amiga e guerreira Superou e ainda supera.A superação das nossas dores, da nossa inquietude e nossas fragilidades, medos, pavores , na mesma proporção da força, da crença e da esperança. No nosso silêncio, no nosso profundo silêncio, no encontro com a gente mesmo. Onde passa filme na nossa vida. Alguns, não aguentam e acabam se entregando. Outros, decidem a lutar pela vida. E Sandra, é um desses exemplos que decide pela vida.
    E com certeza, já venceu e vencerá mais esta etapa do seu tratamento, apoiado por todos que a amam muito.
    Sandra, minha amiga, companheira de luta e guerreira, força, coragem.
    E força, também á todos os familiares da Sandra.
    Loiva

  11. DR Sandra Filtrim,uma grande profissional,foi minha Advogada,E É minha amiga Que Deus, envia os seus anjos na frente,
    preparando o caminho desta viagem protejendo-a e dando a ela a grande e imensa cura divina e que a vitória da cura de Deus esteja contigo.pois sempre demostraste ser uma guerreira .
    Estou a torce por você . pois tudo aquilo que parece muitas vezes ser impossível aos olhos do homem pra Deus não é tudo é possível e nos estamos orando a Deus por sua cura.

  12. Não conheço, pessoalmente, a Sandra, mas digo, ORGULHOSAMENTE, que fui seu eleitor. E não como voto de protesto, mas por opção mesmo. Pois ela é daquelas pessoas que transmitem confiança e carisma. Ao vivo ou pela tv mesmo. Uma guerreira pela ética e pela decência. Minhas orações e torcida pelo êxito nessa grande batalha e solidariedade a seus familiares. Que Deus os proteja e ampare.

  13. Dra. Sandra, quero te dizer que estou engajado nesse grupo de pessoas que oram, pedem, pensam positivamente e mandam boas enrgias para você nesse momento tão importante de sua vida. Admiro tua luta, acompanhei tua trajetória e espero que voltes o mais breve possivel ao convívio dos teus familiares, colegas e admiradores, nos quais eu me incluo. Um grande abraço fraterno e socialista. Que Deus te abençõe e proteja. “Hasta la victória Siempre”.

  14. Sandra é do tipo de pessoa a quem todos erspeitam pela sua autenticidade, dedicação e garra. Era assim lá nos idos, início dos anos 90, quando participávamos junto com a Irmã Lourdes, das reuniões do comitê contra a fome, a miséria e pela vida, também conhecida como campanha do Betinho. E continua até hoje…na vida política, profissional e na vida pessoal. Se chama Sandra, mas também poderia se chamar Maria, pois cabe perfeitamente na canção eternizada por Milton Nascimento, Mercedes Sosa, entre tantos intérpretes.

  15. Coloco todo meu pensamento positivo a favor de sua recuperação, e espero que toda a garra que Sandra Feltrin sempre demonstrou na defesa de seus pontos de vista esteja fazendo a diferença na luta contra a doença mais trágica e oportunista que se tem conhecimento.
    Boa sorte na luta e que Deus te proteja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo