DestaquePrefeitura

CIDADE. Prefeitura reforça o último prazo para pagamento da cota única do IPTU 2021: dia 20

Confira telefones e emails pelos quais o contribuinte pode tirar dúvidas

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura / Por Manuela Vasconcellos

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Finanças, reforça aos contribuintes as datas de pagamento do IPTU 2021 e adota medidas para agilizar o atendimento em meio à pandemia de Covid-19. O último dia para quitar o imposto em cota única com desconto é em 20 de janeiro. Os carnês impressos já começaram a chegar nas residências. Caso o cidadão ainda não tenha recebido o carnê, pode fazer a emissão online pelo site santamaria.rs.gov.br, nas abas “Serviços Online” ou “IPTU 2021”.

Em função da pandemia de coronavírus, o atendimento presencial é recomendado apenas em casos estritamente necessários. Para esses contribuintes, a indicação é para que, primeiramente, entre em contato por telefone ou e-mail: (55) 3921-7078, (55) 3921-7209, [email protected] ou [email protected]. Após indicação de como proceder é que o atendimento poderá se dar de forma presencial. 

A fim de agilizar o atendimento, seguindo as recomendações sanitárias para evitar a proliferação da Covid-19, a Prefeitura adota novas medidas. As iniciativas se dão, principalmente, porque a maioria do público que solicita atendimento presencial é idoso. A partir desta sexta-feira (8), contribuintes que necessitam se deslocar até a Prefeitura somente para a aquisição da guia do IPTU 2021 terão entrada pela lateral da sede do Centro Administrativo, que fica na Rua Dr. Pantaleão. Além disso, serão disponibilizados mais guichês para a prestação do serviço.

Também, em 20 de janeiro de 2021, é a data de vencimento da primeira parcela para quem optar por não fazer o pagamento integral. Já os próximos vencimentos ocorrem em 10 de fevereiro e 10 de março. Os contribuintes que escolherem pelo pagamento do imposto em cota única terão desconto por antecipação de 5%. Ainda, são disponibilizados bônus de adimplência de até 15%, de acordo com a forma de pagamento nos dois últimos anos.

A variação atribuída para atualização do exercício de 2021 do IPTU é de 3,92%, conforme o acumulado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses. A expectativa de arrecadação é de R$ 60 milhões, o que corresponde a 7% da receita do Município. O não pagamento acarreta na inscrição do contribuinte na Dívida Ativa e, após, no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

IPTU 2021

– Se o contribuinte não recebeu a guia pelos Correios, deve fazer a emissão no site da Prefeitura, nas abas Serviços Online ou IPTU 2021. Basta inserir o número do cadastro do imóvel

– Caso a pessoa não tenha esse número, deve solicitar a guia por telefone ou e-mail: (55) 3921-7078, (55) 3921-7209, [email protected] ou [email protected]. Basta informar o número do CPF ou o nome do proprietário do imóvel

– A guia, então, será enviada por e-mail ou o cidadão poderá fazer a retirada do impresso na sede do Centro Administrativo, após contato por telefone ou e-mail

– Em caso estritamente necessário, a partir desta sexta-feira (8), o atendimento presencial se dará na entrada lateral da sede do Centro Administrativo, pela Rua Dr. Pantaleão, das 7h30min ao meio-dia

20 de janeiro de 2021

– Data de vencimento da cota única e da primeira parcela para quem optou por não fazer o pagamento de forma integral

10 de fevereiro de 2021

– Data de vencimento da segunda parcela

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo