PrefeituraSegurança

(IN)SEGURANÇA. Na prática, Prefeitura decide “intervir” no centro de Santa Maria

GGI-M convocado por Schirmer. Respaldo a ações administrativas e políticas da prefeitura

Pressionada pelos acontecimentos recentes e por manifestações públicas de setores expressivos da comunidade, a prefeitura decidiu agir. É verdade que boa parte das medidas poderia ser tomada por moto próprio e já há muito tempo. No entanto, é verdade que ficou bem mais fácil, com o aval das entidades que compõem o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), convocado pelo prefeito Cezar Schirmer e reunido na manhã desta terça-feira.

Mas, afinal, o que acontecerá na área central da cidade no curto e no médio prazos? Pelo conteúdo das medidas, trata-se, quase, de uma intervenção. Para entender melhor, e conferir todas as medidas, acompanhe trecho (lá no final, há o “link” para a íntegra) do material produzido e distribuído pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. A reportagem é de Fabrício Minussi, com foto de Larissa Mayer.  A seguir:

GGI-M anuncia primeiras medidas de impacto para melhorar a segurança no Centro da cidade

Uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), na manhã desta terça-feira (16), convocada em caráter extraordinária pelo prefeito Cezar Schirmer, deliberou pelas primeiras ações imediatas a serem adotadas pela Prefeitura Municipal e órgãos de segurança pública da cidade, tendo em vista os problemas relacionados à segurança e sossego público, verificados no Centro de Santa Maria.

As ações de impacto deliberadas por cerca de 30 pessoas, representando todos os órgãos de segurança pública do Município, já estão sendo encaminhadas e resultam da análise realizada no encontro do GGI-M, que ocorreu no Auditório do Centro Administrativo Municipal…

…AS MEDIDAS ANUNCIADAS

Fiscalização

Serão avaliados os alvarás de bombeiros, sanitário e de funcionamento de estabelecimentos como bares e boates. Também serão fiscalizados quanto ao tratamento acústico e a acessibilidade.

A ação ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Município de Controle e Mobilidade Urbana, Secretaria de Município de Saúde, Brigada Militar e Polícia Civil.

Prazo: Imediato.

Venda e consumo de bebidas em vias públicas

Serão cassados os alvarás dos estabelecimentos responsáveis e as atividades suspensas. A fiscalização ficará à cargo da Secretaria de Município de Controle e Mobilidade, Procuradoria do Município, Brigada Militar, Polícia Civil e Ministério Público

Prazo: Imediato.

Venda e consumo de drogas e atos de promiscuidade na Praça e redondezas

Serão instaladas câmeras de vigilância. Será responsabilidade da Secretaria de Município de Relações de Governo e Comunicação.

Prazo: 3 dias.

Melhorias

Incremento na iluminação pública, que ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Município de Infraestrutura e Serviços.

Prazo: 3 dias.

Poda de árvores com o objetivo de melhorar a iluminação e as filmagens de vigilância. Será responsabilidade da Secretaria de Município de Proteção Ambiental.
Prazo: 3 dias.

Remoção de escadas de acesso ao telhado da Praça Saturnino de Brito. Será executada pela Secretaria de Município de Infraestrutura e Serviços.
Prazo: 3 dias.

Trânsito

Fiscalização com barreiras e bafômetro. Proibição de estacionar nas adjacências. Fica sob a responsabilidade da Secretaria de Município de Controle e Mobilidade Urbana. GMT e Brigada Militar.

Também foi solicitado à presidente da Câmara de Vereadores, Sandra Rebelato, que seja dado regime de urgência na tramitação do projeto de lei do Executivo que institui a Guarda Municipal em Santa Maria….”

 PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI
SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Bah! Cassando os alvarás de funcionamento das distribuidoras do entorno da Saturnino de Brito, não é preciso ter bola de cristal pra prever que o pessoal vai migrar para a distribuidora da Barão do Triunfo (entre Bilac e Tuiuti) e para as duas distribuidoras da Presidente (situadas no trecho entre Conde e Valandro). Em resumo, ou se aumenta a segurança e a fiscalização, ou quem mora próximo a estas distribuidoras conviverão com novos problemas trazidos pela migração.

  2. Bom, foi engraçado de ver no Facebook uma assessora da prefeitura colocar a mensagem abaixo. Talvez ela quissesse dizer que a Prefeitura não tinha o dever de garantir nada. Minha cara, tem sim o dever de discutir e planejar ações com esses outros órgãos para garantir a segurança.
    Não vou dizer o nome para preservá-la, mas que foi estranho foi…

    Abaixo na integra o que ela postou.
    Atenção: vamos cobrar segurança em nossa cidade a quem de fato possui o dever constitucional de garantí-la. Vamos nos mexer, chega de hipocrisia. Seguem os telefones de quem tem o dever constitucional de garantir a segurança dos cidadãos:
    Casa Civil – Gabinete: +55 51 3210 4201
    Casa Militar: +55 51 3228 6821
    Assessoria Superior do Governador: +55 51 3210 4511
    Gabinete do Governador: +55 51 3210 4103
    Segurança Pública – Gabinete: +55 51 3288 1988
    Procuradoria Geral do Estado: +55 51 3288 1703

  3. Tem razão o Claudemir ao afirmar que “boa parte das medidas poderia ser tomada por moto próprio e já há muito tempo”.

    Quem já se deu ao trabalho (e prazer) de ler um pensador clássico como Thomas Hobbes entende que a origem do “Estado” está num contrato que os indivíduos firmam para viver em harmonia.
    Assim sendo, a função do Estado é de controlar a natureza do homem e ser soberano para resolver todos os problemas e ditar soluções à sociedade.

    Morei em vários lugares antes de me estabelecer em Santa Maria, e NUNCA vi em nenhum lugar as barbaridades que Santa Maria aceita tão passivamente.

    Está de parabéns a Prefeitura e as forças que respaldam as ações anunciadas.

    Está mais que na hora das “turbas” que se pretendem donos do espaço público da cidade sentirem a mão forte do Estado.
    Está mais que na hora do Poder Público sair da inércia contemplativa e fazer o que lhe é de competência.

    Está mais que na hora da população santamariense (população MESMO… que mora aqui sempre e não apenas por alguns anos…) se espelhar em Sepé Tiaraju e dizer que “esta terra tem dono”… para que em um futuro que se espera breve possamos voltar a transitar pela Praça Saturnino ou pelo Calçadão em linha reta, sem precisar desviar da arrogância de jovens sem limite que aqui encontram terreno fértil para se estabelecer.

  4. Eu louvo as medidas, mas sou daqueles que perdem o amigo e não perdem a piada, então, não me contendo:
    – Estamos com problemas no trânsito. Vamos fazer alguma coisa pra ajudar? Vamoooos! Vamos colocar toda a nossa escola andando pelo centro e parando em cada esquina! Uffa, fizemos nossa parte.
    – Mataram uns caras aí, na cidade. Vamos fazer alguma coisa? Vamooooos! Fecha uns bares, aí. Pronto, resolvemos.
    ( WHATTTTTTT?????????)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo