CidadaniaMinistério PúblicoSegurança

(IN)SEGURANÇA. Promotor Adede y Castro, em artigo, se diz no limite da tolerância

Dentro de alguns minutos, prevê-se a realização de uma manifestação na praça Saturnino de Brito. Ela foi convocada pelas redes sociais, mais especificamente no Facebook, por amigos e colegas do estudante Ângelo Razzolini Biazzi, ASSASSINADO no início da manhã de ontem, quando caminhava com sua namorada, no centro da cidade. A convocação é para um ato de protesto pela insegurança em Santa Maria.

O assassinato do rapaz de 23 anos também foi o elemento provocador de um texto, produzido pelo Promotor de Justiça João Marcos Adede y Castro, e publicado no seu (dele) blogue. Não é norma deste sítio publicar artigos que não sejam inéditos. No entanto, trata-se de uma exceção justificável, cá entre nós. Vale a pena (para concordar ou não) ler o que escreve Adede y Castro. A seguir, na íntegra:

Além de chorar

POR João Marcos Adede y Castro (*)

Ainda chocado com a notícia da morte de um jovem estudante de 23 anos em pleno centro de minha cidade e, por isto, provavelmente desprovido de objetividade que só um coração isento pode ter, digo que estou cansado disto tudo.

Sou um Promotor de Justiça que sempre se orgulhou de dizer que “não podemo se entregar pros home de jeito nenhum, amigo e companheiro, não tá morto quem luta e quem peleia”, mas estou chegando ao meu limite de tolerância.

Nós, autoridades, perdemos o controle da segurança, mesmo que nunca venhamos a admitir, e isto não é realmente necessário, pois a sociedade não é boba e já sabe de tudo.

Não se trata de assumir culpas, mas de assumir responsabilidades.

Por evidente que a criminalidade está cada vez mais organizada e nós cada vez mais perdidos, sem saber o quê fazer.

Podemos chorar, mas isto não satisfaz a sociedade e não traz de volta esta e muitas outras vidas já ceifadas, além de não dar nenhuma garantia de que amanhã, e depois de amanhã, e depois, e depois, não estejamos chorando a morte de um de nossos filhos.

Sempre defendi, e que Deus me dê forças para continuar defendendo, os direitos daqueles que cometem crimes, pois são pessoas, mas está na hora de pensar nas vítimas já existentes e naquelas que, caso continuemos de braços cruzados, ainda existirão às centenas.

É mais que na hora de aumentar o policiamento, prender mais e soltar menos, acreditar que se a lei penal não é a solução para todos os nossos problemas, é um instrumento que deveríamos encarar com mais respeito, aplicar com mais inteligência e pensar na dor da vítima e seus familiares.

Não advogo entregar ao Estado, que eu também represento, poderes absolutos, mas também acho que este Estado maltrapilho, desmoralizado, desmobilizado, entregue às traças e à bandidagem e que assiste a tudo como se não tivesse nada a ver, não nos interessa.

Dinheiro para corrupção, para o empreguismo, para o estelionato eleitoral, para aumento de salário de quem já ganha muito, sempre tem. Para soluções que interessam a comunidade, bem, o orçamento anda apertado, quem sabe para o ano que vem, quando tivermos 21 vereadores…

Chegamos ao limite.

Ou assumimos nossas responsabilidades ou damos o fora, deixando que outros, mais interessados que nós, assumam.

Com certeza amanhã já estarei arrependido do tom deste discurso, mas nunca, nunca mesmo, de seu conteúdo.

Quem não concordar, que atire a primeira pedra.

Por mim, já comecei meu autoflagelo.”

(*) João Marcos Adede y Castro é Promotor de Justiça, Professor e Escritor

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

24 Comentários

  1. @Smariense
    Todas as iniciativas são válidas, desde que não isoladas e menos ainda provisórias. Devem ser medidas de longo prazo, e para isto, a classe dirigente tem que querer! O risco é nós chorarmos uma semana e depois esquecer, até a morte de outro

  2. @Smariense Cara, só tem um ou dois PM por turno no MP, o patrimônio público, não os promotores, também tem de ser protegido! Como é uma brincadeira tua, eu proponho, de brincadeira, que retirem o brigadiano que está na frente de tua casa. Que tal? Desculpe, só para descontrair. Um abraço

  3. Outra idéia: posto da Policia ficarem abertos durante a noite.
    Vou citar tres, tem mais:
    Delegacia da Mulher: Duque entre Bozano e Niederauer (bem no entrevero). Fecha quando a gurizada chega.
    Roque Calage… bem perto da Praça Saldanha MArinho, a poucos metrso do itaimbé
    Niederauer, quase Rua 24 h, antiga CEE… pertissima do Calçadão…

    Estes pontos com POLICIAIS nao ajudariam a prevenir crimes a NOITE? Pelo menos atenderiam logo.. e facilitariam as vitimas para fazer ocorrencias.

    Sr. Promotor: o sr. conseguiria pedir explicaçoes para o chefe das policias o PORQUE delegacias ficam fechadas a noite?

  4. Uma idéia BEEEM provocadora:
    O(s) brigadiano(s) que cuida(m) da promotoria vai(ão) para o Calçadão e a Promotoria (orgão com bom orçamento) contrata um serviço privado.
    Que tal?

  5. João Marcos Adede y Castro :
    @Smariense
    O que você acha que estou fazendo há quase trinta anos? O texto queria e conseguiu provocar, contra e a favor. Critiquem, com ou sem razão, mas não se calem. Não me importo, porque é evidente que todos nós, inclusive eu, falhamos, e muito, na nossa atividade. Mas, você já pensou no que fez hoje, ontem e sempre, para melhorar esta situação.
    Me ajudem

    Fiquei sabendo que a ILUMINAÇAO no Calçadão está ruim.
    Soube que colegas do Ângelo, na noite da marcha, ficaram receosas de passar pelo Calçadão. Colocar brigadiano na rua não adianta. Eis uma sugestão, colocarão câmaras na penumbra.
    Fica a dica. Só quero ajudar, para tal montei este blog com ajuda de outros santamarienses:
    http://santamariaquenaoqueremos.blogspot.com/

  6. @regis
    O sistema agoniza, para não dizer que está morto.
    Não se enganem, a coisa está bem difícil.
    Tenho consciência de ter feito muito mais do que podia e muito menos do que era necessário.
    Regis, só vamos sair desta se cada um de nós assumir suas culpas, bater na própria cara e apresentar-se em público absolutamente nu, despido de preconceitos e orgulhos pessoais.
    Faça o mesmo, pode brigar comigo, mas ajude as autoridades.
    Abraços

  7. @Smariense
    O que você acha que estou fazendo há quase trinta anos? O texto queria e conseguiu provocar, contra e a favor. Critiquem, com ou sem razão, mas não se calem. Não me importo, porque é evidente que todos nós, inclusive eu, falhamos, e muito, na nossa atividade. Mas, você já pensou no que fez hoje, ontem e sempre, para melhorar esta situação.
    Me ajudem

  8. – Realmente esta na hora do povo dar um basta ,nisto tudo no aumento de vereadores ,dos salários deles, a campanha das forças vivas da cidade para aumentar o numero de eleitores ,porque estas entidades não faz uma campanha contra os gastos dos nobres vereadores ,ou contra o mal uso da maquina publica ,pelos secretários,ou contra o oportunismo de alguns,que se beneficiam da ajuda do povo para ajudar o povo ,que foram denunciado ao MP e até agora não se sabe ,nada sobre a decisão daqueles fatos.
    é muito lenta certas decisões e ainda por cima este nobre ainda continua cendo pago com o dinheiro do povo.e rindo do de quem o denuncio.
    Ea nossa segurança continua a mesma de sempre bem guarnecido o centro e esquece-se da periferia.
    Isto é pensar somente em protege a elite e esquecer o resto ..

  9. O promotor escreve bem, publica livros, é da academia, mas não seria a HORA dele EXIGIR medidas CONCRETAS pela segurança de TODA a cidade. Usar a pena para enviar uns ofícios, umas convocações…. acho que isto atenuaria o choque do promotor e de todos nós. Fica a dica.

  10. Quando um promotor se diz no LIMITE é que a coisa está feia.
    O que esperar de quem ganha salário mínimo, mora em vila, paga aluguel e usa transporte público?
    Antes de chegar NO LIMITE, por que o promotor EXIGE providências? Processa, convoca, usa a LEI para fazer quem DEVE nos proteger a ATUAR!
    No exato momento que um promotor, que trabalha com brigadiano na porta do seu local de labuta, reclama… eu deveria ser multado, passei dos limites, todos, faz tempo!!

  11. Digano de louvor a titude no nobre Promotor Dr.João Marcos.
    Estamos vivento momentos de terror com o crescimento da violencia pelos 4 cantos da cidade e de nosso pais. Onde crianças são trucidads, pais de familias tem suas vidas ceifadas, policiais e até nossos juizes são alvos da criminalidade que impera no pais.

    Há 5 dias atrás eu recebi um e-mail de alguem que também desabafava toda sua indignação contra o aumento da violencia, abaixo transcrevo trecho desta indignação:

    “Diante deste quadro de alastramento da bandiagem e violencia por nossas comunidades e até mesmo nosso calçadão sendo alvo da delinquancia me indigna, me revolta e a vontade que dá é de agir contra toda essa criminalidade com a mesma intensidade que eles usam contra nós. Ou seja olho por olho, dente por dente.
    Porem minha maior indignação é com a politicagem safada e descarada que nossos politicos promovem. São bandidos da pior especie, pois nada fazem para coibir a proliferação das drogas que já beira ao caos social.
    Nosso politicos ficam trancado em 4 paredes apenas observando a desgraça e enchendo o bolso do dinheiro público que também, não tenho duvidas, alimenta o tráfico, a prostituição e toda sorte de bandidagem.
    Se de fato eu tivesse coragem de agir contra toda essa criminailidade tal como eles fazem com a sociedade, os politicos seriam meu primeiro alvo. Maiores bandidos são eles que detem o poder de mudar as leis, de criar instrumentos mais eficazes e instrumetalizar as instituições de segurança pública e nada fazem. Ficam apenas observando o povo sofrer com toda essa desgraça gerada pela ganancia politica. Sim, pela ganacia politica, pois quanto maior a insegurança mais vantagem o politico leva em sua demagocia para conseguir o voto daquele pai e daquela mãe que tem seu filho perdido no mundo das drogas, que teve sua filha vitima da atrocidade de traficantes, que teve sua criança morta pela guera do trafico.
    Enquanto o cidadão não abrir os olhos e enchergar por conta própria isso não vai mudar.”

  12. Parabenizo pelo que diz o Dr João Marcos, o“Dinheiro para corrupção, , para o estelionato eleitoral, para aumento de salário de quem já ganha muito, sempre tem. Para soluções que interessam a comunidade, bem, o orçamento anda apertado, quem sabe para o ano que vem, quando tivermos 21 vereadores . a segurança , educação e saúde tem quem sabe
    Este seria também um momento importante do povo participa da audiência publica sobre o aumento de vereadores e pergunta aumenta o numero pra 21 pra que só pra termos mais despeças , e votação de projeto que se quer muitos não sabem nem oque estão votando ou para negociar cargos. Pois muitos estão só pelo seus interesses eo povo que se lixe ,ta na hora do povo da um basta e dizer para alguns políticos que a segurança não só deve ser lembrada só em tempo de eleição ou nas suas proposta ,vou lutar por uma melhor segurança,vou defender mais condições de trabalho aos policiais,vou defender um melhor salário aos Brigadianos,Policial Civil, E NA REALIDADE defendem seus interesses pessoais como viagens se efeito . ta na hora do povo dar um basta e dizer não queremos 21 vereadores.

  13. Eu também estou cansado!! Cansado de ouvir de ver… Onde que vão os “anjinhos” menores de idade jovens infratores,conforme o ECA, que bateram em dois outros jovens no calçadão? Esses agressores, talvez de famílias que aparecem sempre nas colunas sociais nada sofrerão. As famílias desses ” infantis meninos que estavam olhando o movimento” no calçadão de uma cidade linda, nada dirão? Um desses imbecis inclusive está alardeando na escola onde estuda, que aquela ação mostra como é forte e “não dá nada”. Estou com vergonha de minha apatia a tudo isso. De minha falta de ânimo de sair às ruas e gritar por justiça. Justiça!!! o que é isso?o que é justiça em nosso Pais? Essa justiça e poder judiciário que ai está serve a quem? Serve a uma sociedade que através da justiça busca ser cada vez mais livre? Poder judiciário intocável, encastelado, salvo raríssimas exceções.
    Muito se critica o poder Executivo e legislativo. Sim eles também têm culpa, mas quem interpreta as leis? Quem manda prender e jogar em uma prisão um homem que cortou ou raspou uma arvore para fazer um chá para a mulher que estava doente? Lembram disso? Quem mandou para cadeia uma mulher que roubou um litro de leite para matar a fome sua e de seus filhos? Enquanto isso o Fernandinho Beira Mar anda de avião para cima e para baixo e tudo sendo pago por quem? Enquanto isso os “anjinhos” de Brasília que atearam fogo em um índio que dormia, estão onde? E a Jorgina, que roubou da nossa previdência onde esta? Devolveu o dinheiro roubado?.E o filho de um ex- ministro que atropelou e matou em Brasília um homem, pagou pelo que fez? E os assassinos do PC Farias quem são? O mensalão existiu ou não? Roberto Jerferson ficou com R$ 4 milhoes? Não é culpado também? E aquele “sem terra” que passou a foice no pescoço de um policial na praça da matriz, onde esta? E os policiais que mataram trabalhadores rurais onde estão? “UFA”!!!!!
    Não sou favorável a um Estado com restrições a liberdade individual e coletiva.Ter os poderes fortes e respeitados significa cada vez mais democracia. Isso é fundamental. Mas temos que reconhecer que os poderes constituídos estão muito frágeis em todos os sentidos e não dá para aceitar que um dos pilares da democracia não se rediscuta não se abra e debata seus problemas. No poder executivo se faz pressão se faz oposição se consegue pressionar. Assim é no legislativo. E no poder judiciário? Decisão da justiça se cumpre não se discute não é?.
    Sei que isso que estou aqui escrevendo, sem me esconder com codinomes pode me render muitas coisas. Sei disso. Mas não tenho como concordar com algumas coisas existentes em nossos Pais. Eu não quero me mudar do Brasil, pois não tenho medo, como disse a Regina Duarte em uma campanha eleitoral.Gostaria muito de ajudar a mudar o Brasil. Mas estou me sentindo fraco sem vontade e acreditando pouco em nossas Instituições.Parabéns promotor João Marcos Adede y Castro que tem sempre coragem de escrever e falar o que pensa.

  14. “Dinheiro para corrupção, para o empreguismo, para o estelionato eleitoral, para aumento de salário de quem já ganha muito, sempre tem. Para soluções que interessam a comunidade, bem, o orçamento anda apertado, quem sabe para o ano que vem, quando tivermos 21 vereadores…”
    VOU TRADUZIR CONFORME MEU DESAPONTAMENTO:
    Dinheiro para corrupção – em quais locais do Brasil mais se ouve falar em corrupção?
    Empreguismo: Qual a classe que faz dela um cabide de emprego?
    Estelionato Eleitoral: Qual a classe que mais utilizada “estelionato eleitoral”?
    Aumento de salário para quem já ganha muito: Quem tem o poder de aumentar seu próprio salário e justificar que foi obrigado?
    Solução para os interesses da comunidade? Qual classe que mais se preocupa com os interesses da comunidade?
    E finalmente…..Que classe quer votar de 9 para 21 vereadores para ajudar mais a comuindade?
    srsrsrrsrsrrrsrsr….e o pior, que a maioria do povo brasileiro no dia seguinte ás eleições não lembra em quem votou.

  15. Sou pai e ontem, ignorante do que ocorreu a poucos metros de onde resido, passei um baita dias dos Pais.
    Somente hoje, pela manhã, soube do que ocorreu no nosso Calçadão. Dias atrás foi palco de uma rinha de garnizés com emas, emos e demais fauna que habita nosso centro.
    O Ângelo faleceu, descansou como dizem os antigos. Esperemos que sim. Ficam pais, namorada que presenciou tudo e amigos.
    Não pude ir na manifestação, mas soube ter sido emocionante. Santamarienses perderam um amigo, colega, vizinho, aluno que aqui veio buscar conhceimento. Junto a este encontrou diversão, parcerias…
    Um pai perdeu um filho. Justo no seu dia dos pais. Li isto em diversos blogues e no twitter.
    Casa arrombada, tranca de ferro. Testemunharemos policiais no Calçadão nos próximos dias… esperemos que por muitos dias… seria impossível SEMPRE?
    A semana começou triste.
    Gente morrendo e apanhando no Calçadão é a http://santamariaquenaoqueremos.blogspot.com/

  16. Pensem…………Se fosse o teu filho……23 anos anos….a idade do meu filho……quanto sacrificio passamos para criar um filho nos dias de hoje. Caro amigo João Marcos,EU ACREDITO que podemos mudar tudo isso,ou uma revolução estará muito perto.

  17. Tiro o chapéu para o Dr João Marcos, e aplaudo de pé os que postaram recados aqui no post. Esse parágrafo abaixo matou a pau como dizem os jovens.
    “Dinheiro para corrupção, para o empreguismo, para o estelionato eleitoral, para aumento de salário de quem já ganha muito, sempre tem. Para soluções que interessam a comunidade, bem, o orçamento anda apertado, quem sabe para o ano que vem, quando tivermos 21 vereadores…”

  18. Precisou um jovem ser assassinado no centro da cidade para se criar um movimento de conscientização para acabar com a violencia. Mas pergunto, quem se preocupou até agora com os milhares de jovens que são assassinados na pariferia das cidades diariamente? Precisamos sim. exercer nossos direitos de cidadão e não ficarmos de braços cruzados esperando novos acontecimentos. A sociedade civil juntamente com o poder público precisa reagir e encontrar saida para onda de violencia que assola nossas vidas. VAMOS ASSUMIR NOSSAS RESPONSABILIDADES COMO CIDADÃOS, cobrando, mas também participando de ações efetivas que possam mudar o mundo para melhor.

  19. Espero que alguem tome providencia com quem tem o dever de nôs dar segurança, e estão escondidos atraz do birôs, e tambem com os politicos que tem o dever de fazer leis e só pensam neles e fazem leis para se beneficiarem, e continuar nesta robalheira todo que todos estão vendo.

  20. Caro João Marcos, meu colega de Doutorado na UBA. Não há mais saída. Estamos no limear de um novo tempo, os dias de chumbo já chegaram e atormetam as pessoas que buscavam (no passado mesmo), um novo rumo para este país. Vivemos de promessas não cumpridas e de engodos diários por parte dos mandatários, e também, dos detentores de cargos legislativos que esquecem que o seu dever não é apenas fazer leis, mas também (e primordialmente), fiscalizar o cumprimento dos atos do executivo. O exemplo vem de cima, mas de lá não vem nada de bom. Como diz um amigo meu: “vamo se agarra na reza”

  21. ADEDE sabe que não está sozinho. Subscrevo cada linha do denominado discurso, o qual, em verdade é um desabafo. Infelizmente todos cansamos de ver apodrecerem todos os níveis do contrato social, inclusive institucionalmente. A democracia impõe um preço, pois parafraseando BOBBIO, subsiste pelo dissenso e não podemos retroagir ao “prendo e arrebento”. Aprendemos com os erros dessa caminhada. A cidadania é mais complexa porque difusa, requerendo permanente azeitamento de seus instrumentos sociais e institucionais. Há temos o Direito tornou-se valor etéreo, quase virtual e perdido no espaço. BOAVENTURA SOUZA SANTOS preconizou isso há duas décadas. Ainda assim, ADEDE, sou teu companheiro para entrincheirar-me na resistência de uma democracia mais verdadeira, palpável e desafeta ao positivismo kelseniano, que teima em cristalizar tudo e a todos num plano ideal e irreal de quotidiano. “Navegar é preciso.”

  22. O Texto do Promotor Dr.João Marcos resume o sentimento de todas as pessoas de bem. Há tempos o Estado tornou-se um mero arrecadador de impostos e gastador perdulário. Há tempos nosso partidos políticos deixaram de representar o povo e se transformaram em balcão de negociatas.Em nome da Democracia, o Brasil tornou-se um País sem Lei, lembrando aquelas velhas cidades retratadas em filmes de faroeste americano, onde a vida e o respeito ao próximo nada valem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo