NÃO CUSTA LEMBRAR. Não havia acabado, mas já havia quem buscasse explicações para derrota de Serra
Confira a seguir trecho da nota publicada aqui na madrugada de 23 de agosto de 2010, uma segunda-feira:
“ACABOU? E assim, de repente, já há quem faça o inventário de erros da oposição
A pesquisa divulgada pela Folha de São Paulo no sábado, feita pelo Datafolha (do qual o jornalão paulista é proprietário), dando conta de uma diferença de 17% pró-Dilma Rousseff (PT) sobre José Serra (PSDB) desencadeou um interessante processo: analistas começam a inventariar a candidatura oposicionista e seus erros.
Isso seria a (no caso de uns e outros) confissão de que a derrota é inevitável e, portanto, chegou a hora de caçar culpados? Aparentemente, a resposta é sim para as duas assertivas. Há quem, como Fernando Rodrigues, da própria Folha e também do portal Universo Online (também controlado pela empresa que edita a FSP), que foi bastante longe no tempo para buscar explicações.
Só não sei, e me permito essa dúvida, se Rodrigues percebeu isso apenas agora (o que não recomenda muito), ou já sabia e não escreveu antes por razões que desconheço (o que recomenda ainda menos). Numa ou noutra…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI
PASSADO EXATAMENTE UM ANO da publicação da nota, a lição que fica: devagar com o andor, porque o santo é de barro. Verdade que Serra foi derrotado, mas não foi no primeiro turno. Depois, foi fácil, é verdade, mas o fato é que os analistas não perceberam (ou subestimaram) Marina Silva. Que longe esteve de ganhar, mas garantiu uma segunda rodada.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.