EducaçãoPrefeituraTrabalho

NÃO É BEM ASSIM! Líderes do professorado municipal avaliam como negativas propostas “revolucionárias” de Schirmer

Ao anúncio das medidas consideradas “revolucionárias” pela administração municipal, que, também, pelo prefeito Cezar Schirmer, concitou os docentes a iniciarem uma “guerra SANTA” pela educação de Santa Maria, a reação dos professores não foi exaaatamente a desejada pelo governo.

Confira, a propósito, a manifestação do Sindicato dos Professores Municipais, que realizou nesta quarta-feira um dia de mobilização. O material é da assessoria de imprensa do Sinprosm, em texto da jornalista Camila Klein Severo, que informa também os próximos passos a serem dados pelos docentes. A seguir:

Projeto de Lei é recebido com preocupação

Os professores da Rede Municipal de Ensino avaliam como negativo o Projeto de Lei divulgado nesta manhã pela Prefeitura Municipal de Santa Maria. Com a promessa de inovações “revolucionárias” para a Educação, o projeto usa a implementação do Piso Nacional do Magistério para alterar o Plano de Carreira estabelecido em 1989. No dia 8 a categoria se reúne em Assembleia para o debate de novas ações contra as novas determinações do Executivo.

A categoria manteve-se mobilizada durante todo o dia. No período da manhã, a categoria realizou um ato público, com a participação da companhia Teatro Universitário Independente TUI, na Praça Saldanha Marinho, pela valorização da Educação. À tarde, os professores se reuniram em assembleia para debater as resoluções previstas pelo Projeto de Lei divulgado pelo Prefeito Cezar Schirmer.

O projeto repercutiu de forma negativa entre os professores. A categoria acredita que o Executivo usou a implementação do Piso Nacional do Magistério para atacar o Plano de Carreira.  Entre as resoluções, há alteração nas atribuições de diretores e vice-diretores e ainda, perdas no Regime Especial de Trabalho.   

Na quinta-feira, dia 4, uma comissão de professores, juntamente com a coordenação do Sindicato dos Professores Municipais, irá até a Câmara Municipal de Vereadores pedir apoio para que o Projeto de Lei seja revisto. Na próxima segunda-feira, dia 8, a categoria se reúne mais uma vez para definir novas ações contra as determinações. A assembleia será no Clube Comercial, às 14h.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

12 Comentários

  1. Lendo todos esses comentários, vejo que os Professores não gostaram muito do que foi anunciado pela PMSM, e ao mesmo tempo não me lembro de nenhum anuncio nos últimos 10 anos feito por parte de algum órgão Público de qualquer Esfera, “DANDO MAIS SALÁRIOS” para seus funcionários de Formação Superior e muito menos para as outras Categorias…
    Alguém sabe me responder, o porque que nas ESCOLAS PÚBLICAS(estadual) os Alunos todas as Quartas-feira são liberados BEM antes do horário normal??? Será que estão todos preparados para a VIDA Adulta ??? e para o Vestibular??? e o Mercado de Trabalho???
    O mais interessante disso tudo na “MINHA OPINIÃO” é quem trabalha no Serviço Privado NÃO TEM O “DIREITO” (tem mas não pode exercer, risco de DEMISSÃO) de se Manifestar ou fazer GREVE, e PRESTAM UM SERVIÇO DENTRO DO ESPERADO e no TURNO NORMAL DE TRABALHO…
    Abraços a todos…

  2. Ese barulho todo é meramente partidaria ! Jamais o sindicato iria concordar com uma proposta por melhor que ela seja.

  3. *Eugenio: a Lei estabelece o piso para carga horária ATÉ 40 horas e manda usar a proporcionalidade para as demais cargas horárias (MAIORES); no projeto foi usada a proporcionalidade para 20 horas.

  4. Querem tbem instituir número mínimo de alunos por turma, 25 para séries finais. A comunidade em que trabalho não há turmas maiores de 25 alunos, porém mais de 200 estudam na escola. A pergunta é: o que acontecerá com a escola? Será fechada e uma comunidade inteira ficará desprovida de direito garantido pelo ECA de frequentar a escola próxima á residência?

  5. Aos professores municipais que acessam esse site digo que esse pacote é uma tentativa de nos demobilizar enquanto categoria, pois mexe apenas no diz respeito à equipe diretiva. O sindicato de forma alguma rejeita o piso que o prefeito quer implementar, a integralização do piso discutiremos na justiça.
    Não podemos permitir que ele seja usado como moeda de troca.
    Estamos trabalhando junto aos vereadores pra que seja implementado apenas o piso e que apenas as mudanças no plano sejam retiradas.
    PISO SIM, ATAQUE AO PLANO NÃO!!!

  6. o projeto de lei fere a LDB quando determina que a direção da escola deve suprir o professor no seu horário de planejamento, quando determina que o vice diretor eo supervisor devem suprir licenças de professores inferiores a 15 dias. Ocorre que a LDB determina que um professor só pode atuar na área em que possui habilitação. considerando, hipoteticamente, que o supervisor ou vice diretor é um pedogogo, como ele poderá suprir a licença do professor de matemática? Ainda hipoteticamente, como um diretor, professor de geografia vai suprir a hora de planejamento do professor alfabetizador?

  7. A conquista do piso é uma vitória da categoria, dos professores municipais que sempre estiveram empenhados na defesa de sua implantação, não é bondade do prefeito, apenas o cumprimento da lei.
    Porém, junto ao piso vem atrelado um pacote de medidas que ferem o plano de carreira e a LDB. Não podemos permitir que usem o piso como moeda de troca para mudar o plano de forma a prejudicar os professores.
    PISO SIM, ATAQUE AO PLANO NÃO!!!

  8. até parece que as pessoas não sabem que o relator foi o excentíssimo Sr. Cezar Schirmer, na época Deputado Federal. Aliás, para quem foi relator, e defendeu tanto a proposta do Piso Nacional, inclusive no período da campanha eleitoral para prefeito, acho que demorou muito prá realizar a implantação. E o pior, é a possibilidade de dar o Piso e tirar algo no Plano de Carreira, como suspeitam os professores. Essa briga vai muiiiiiiiiiiiiito longe.

  9. LAMENTÁVEL!! Tanta pompa e circunstância, mídia, discursos, gritinhos histéricos.. prá quê??? ATROPELAR nosso PLANO DE CARREIRA, fazendo do PISO moeda de barganha que nós não vamos aceitar!!!! CHEGAAAA, até quando TODOS os governantes vão nos tratar dessa forma??? No RS, a história se repete! Tarso emplacou o PACOTARSO, começa a privatizar nossa previdência, não paga o piso e segue o baile!! E TODOS nos cobram que devemos ensinar aos nossos alunos, conhecimentos, valores, princípios, cumprimento das leis, etc, etc!! Até quandoooo?? Chegaaa de hipocrisia!!!

  10. Quem seria o relator do “Piso Nacional do Magistério”. Pois não relatou se era para vinte ou para quarenta horas. Se foi um deputado neofito , dá para mermar a carga , mas se foi um veterano , tem que carregar o peso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo