PrefeituraSaúde

SAÚDE. Grupo de trabalho apresenta a Schirmer e Farret primeiras propostas para melhorar o atendimento

Schirmer e Farret aprovaram o estudo. E sugeriram continuidade do trabalho

Uma preliminar se impõe: o atendimento é ruim. Isso comprovam todas as pesquisas disponíveis, inclusive as feitas pela própria Prefeitura. Daí porque as conclusões não chegam exatamente a surpreender. Me refiro às primeiras observações feitas pelo grupo de trabalho composto por servidores do quadro da saúde municipal e que as apresentou nesta terça ao prefeito Cezar Schirmer e ao vice (e secretário de Saúde) José Farret.

Algumas ideias, inclusive, foram expostas ao prefeito, em reunião ocorrida no Centro Administrativo. Agora, e o trabalho deve continuar, por determinação do comandante da comuna, resta ver o que se fará objetivamente para resolver os problemas constatados. Mais detalhes de tudo isso você tem no material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. A reportagem é de Vera Jacques, com foto de Maria Luiza Guerra. A seguir:

Saúde forma grupo de trabalho e apresenta mapeamento e propostas para melhorar o atendimento nas unidades básicas

O prefeito Cezar Schirmer e o vice-prefeito e secretário de Saúde, José Haidar Farret participaram, na tarde desta terça (30), de uma reunião com o grupo de trabalho formado por servidores do quadro da secretaria de saúde, responsáveis pelas políticas públicas e vigilância em saúde.  O grupo, coordenado pela enfermeira Márcia Vianna, responsável técnica pelos agentes comunitários de saúde, apresentou aos gestores públicos um mapeamento dos recursos humanos e proposta de mudança de modelo de atenção em saúde para Santa Maria.

A coordenadora explicou aos presentes que está sendo elaborado o remapeamento dos bairros e vilas que compõem o município, com a respectiva população, tomando como base os dados do IBGE deste ano. O objetivo é fazer a territorialização, ou seja, o levantamento para definir qual o máximo de população que uma unidade de saúde pode atender. Além disso, o relatório deverá apontar qual o modelo de saúde que melhor se aplica ao município e o número de profissionais necessários, repactuando os indicadores de saúde.

A apresentação, que teve como apoio um material audiovisual, sugere propostas a curto prazo para área da saúde, algumas já em fase de implantação. Entre elas está a realização da territorialização, que está na etapa final de estudo e implantação. Outra meta é chegar ao índice de 80% de Agentes Comunitários de Saúde, com acompanhamento, monitoramento e avaliação do processo de trabalho, e implantação e implementação do Sistema de Informação e Informatização em Saúde, que já se encontra em processo de licitação.

Também faz parte das propostas a criação e implementação do Plano de Carreira, Cargos e Salários. Márcia explica que já tem uma comissão na Prefeitura, integrada por servidores da Saúde e da secretaria de Gestão elaborando um projeto. Outra meta é o matriciamento, fortalecimento de algumas unidades básicas, com equipe multiprofissional para que passem a atender de forma integral a população, sem a necessidade de deslocamento para outras regiões.

A coordenadora explica que a conclusão do estudo deve se dar dentro de aproximadamente 10 dias e, após, será…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Engraçado sr. Rejane,critica tanto o dr. Farret e vi na impreensa que vais concorrer pelo mesmo partido do dr. Farret a vereador em SM?Que coisa estranha sr Rejane,lhe dou uma sugestão que procure outro partido…se candidatar pelo PP e criticar um dos seus maiores líderes?Por favor né…

  2. -Rafael tuas palavras até parece matéria paga na mídia marron. O Secretario da Saúde foi Prefeito e é Médico, a 30 anos ele sabe e muito bem o que fazer na Saúde e com a Saúde. Planos e Projetos se faz no inicio do governo, não é agora na véspera da eleição, faltando 30 dias para inicio do ano eleitoral que vai melhorar alguma coisa. Isso é substimar a inteligencia do povo.

  3. Quase ao apagar das luzes de seu governo e continua o caos na saúde e em outra áreas.E, ele acreditando firme que será reeleito.!!

  4. A oportunidade foi dada, agora resta a nos servidores darmos a resposta ao Sr. Prefeito, mostrando qual melhor caminho a seguir, com planejamento a longo prazo para 15- 20 anos, organização, informatização, e porque não um maior comprometimento de todos. Acredito que o nosso município tem um dos melhores quadros de profissionais de saúde do estado, e com certeza daremos uma resposta concreta ao prefeito, onde todos sairão ganhando(comunidade, executivo e servidores). Bom trabalho a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo