EconomiaMundoPolítica

TOMA!!! US$ 350 bi em reservas são colchão brasileiro contra nova crise ianque

O “Toma!!!” do título é coisa do Pedro. E, presumo, de todos os quase-pré-adolescentes-e-adolescentes. Quer dizer alguma coisa como o “viu só” de antigamente. Objetivamente, o Brasil está preparado (e quem diz são os especialistas, não este editor, que pouco ou nada entende) para enfrentar uma nova crise ianque. Isso mesmo, começou lá, com os irmãos do norte.

Ah, e o que são essas tais reservas internacionais, e o que significam, para o mundo real? Confira a reportagem publicada na editoria de Economia do portal Terra. A seguir:

Reservas internacionais – “Colchão” ajuda a controlar o câmbio e ameniza crise

Pela primeira vez na história as reservas internacionais brasileiras (depósitos de moeda estrangeira, ouro e direitos especiais de saque e posição junto ao Fundo Monetário Internacional ) superaram a marca dos US$ 350 bilhões, de acordo com o Banco Central. E há uma série de motivos para esse valor acumulado que, no caso brasileiro, é feito na maior parte em moeda americana. O principal argumento é que um bom volume de recursos guardados funciona como um seguro contra crises internacionais.

Ricardo Rocha, professor de Finanças do Insper, explica que países que têm mais reservas são vistos como mais seguros porque poderão passar melhor por abalos. “Em caso de uma grande fuga de capitais, por exemplo, se o país precisar usar recursos de emergência, ele busca nas reservas que acumulou. Se faltar linhas de financiamentos em dólares no exterior em função de uma crise internacional, o país com bom volume de reservas pode manter suas importações pagando normalmente em moeda americana, que tem circulação internacional ao contrário do real”, exemplifica.

Rocha cita a crise do petróleo nos anos 70, quando o Brasil precisava importar e não tinha reservas suficientes para dizer que pagaria a conta e não era deficitário. “Hoje pode dizer isso. Antes era impossível comprovar que…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo