EducaçãoTrabalhoUFSM

UFSM (2). Docentes, que ameaçam com a greve, recebem proposta do governo. Mas não se entusiasmam

Reunião: poucos avanços, segundo os sindicalistas

Recursos para pagar (ainda que parcialmente) as reivindicações do professorado? Se existem, só em 2012. Esse é o resultado, que não chegou, longe disso, a entusiasmar os líderes sindicais da categoria. Mas, de todo modo, foi a primeira proposta apresentada aos professores das universidades federais, desde que as negociações começaram. E não faz pouco tempo.

Mais detalhes da reunião entre as partes, acontecida na noite de ontem, em Brasília, chegam através do material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM. O texto é de Fritz R. Nunes, com informações do Andes/Sindicato Nacional, do qual é a autora da foto, Renata Maffezoli. A seguir:

 “Governo apresenta primeira proposta a docentes

Depois de uma série de reuniões sem qualquer avanço, finalmente o governo apresentou na noite de ontem (terça), uma proposta, ainda muito aquém do que foi reivindicado pelo movimento docente, através do ANDES-SN. Os termos apresentados pelo secretário de relações sindicais do ministério do Planejamento, Duvanier Ferreira, tanto a dirigentes do sindicato nacional docente como a representantes do Fórum de Professores (Proifes), compreendem dois pontos básicos: a incorporação da Gratificação Específica do Magistério Superior (Gemas) ao vencimento básico (VB) e a disposição de tratar a correção das distorções no enquadramento dos docentes, eventualmente ocorridas no momento da criação da classe de professor associado. Além disso, recuou da idéia de introduzir a classe de professor sênior neste momento da negociação…

…Durante a reunião, Duvanier Ferreira deixou claro que a implementação de qualquer resultado da negociação ocorrerá somente em 2012, pois em 2011 não há previsão orçamentária. Destacou também durante o diálogo com as entidades que é preciso agilidade, pois o prazo é curtíssimo, tendo em vista que o que é debatido na mesa com as entidades precisa de consenso com o restante do governo. Uma nova reunião ficou agendada para a próxima segunda, 15, às 19h.

Conforme o ANDES-SN, ficou evidente na reunião que o governo mantém cristalizado, pelos próximos dois anos, o salário dos professores, representado atualmente pela composição remuneratória VB, Retribuição por Títulação (RT) e Gemas. A proposta de incorporação da Gemas apresentada pelo representante do Ministério do Planejamento tem repercussão financeira pontual, uma vez que só tem efeito quando o professor possui algum direito calculado sobre o VB, como é o caso dos resíduos de anuênios…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo